Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

DearieSarah 14/10/2023

Matilda
Leitura muito leve e gostosa! Fiquei ainda mais encantada com o filme, porque a adaptação é perfeita! Matilda é uma criança incrível!

Sara Marinho 14/10/2023

Eu adoro o filme e o musical e agora também adoro o livro. Uma história mágica e engraçada que me levou de volta a infância.

bluespalet 10/10/2023

Mas um dia as coisas serão bem diferentes
"Matilda" é tão bom quanto você espera que seja. Pesado para um livro julgado infantil, mas muito cativante. É deprimente ver a realidade da menina, pois ela está sempre sendo maltratada sem motivo (e, mesmo se houvessem motivos, não justificaria os maltratos) e menosprezada. Por outro lado, a dinâmica de Matilda com seus amigos e com a Srta. Honey faz tudo parecer mais calmo, mais fácil. E ela, claro, é muito inteligente e não gosta de abaixar a cabeça pra ninguém. Depois de ler, fiquei com uma vontade imensa de ler os livros que ela leu, e olha que não sou muito fã de calhamaços e literatura clássica.

nelenatf 03/10/2023

O melhor clássico infantil!
?Matilda? é ótimo! Seja como livro, filme ou musical, eu adoro essa obra!
A história é sobre uma menina curiosa, que não recebe amor da família, mas o encontra em livros e na sede por conhecimento. Em sua jornada de auto conhecimento, ela descobre talentos que não havia percebido em si mesma, usando-os para mostrar para todos seus maiores desejos.
Já li o livro várias vezes, e sempre que o releio, penso sobre como uma pessoa tão pequena pode fazer tanta diferença em tantas vidas.
Avaliei o livro com somente três estrelas, porque acredito que existam obras melhores e que mereçam muito mais validação. Mas é uma leitura que vale muito a pena, indico, principalmente, pra quem está começando no mundo da leitura!

Wallace 01/10/2023

Triste
Sempre acho meio inapropriado ler para crianças histórias sobre crianças abandonadas. Uma coisa é ler sobre órfãos, mas essa história retrata expressamente e literalmente como os pais de Matilda a abandonam? sei lá? acho pesado.

min 01/10/2023

Fofoo
Li esse livro enquanto estava sem luz em casa e simplesmente ameii, desde pequena amava o filme e descobri esse ano só que existia o livro e eu simplesmente amei, igual o filme so mudam alguns nomes, achei os desenhos bonitinhos e a forma dos poderes de matilda tambem, simplesmente um amor?

missmirtle 27/09/2023

Eu amo amo amo amo essa história. Amo tanto que choro de emoção quando estou lendo. Sei lá, é mais forte que eu. Gosto que é mais simples que o filme, mas apreciaria se o final fosse um pouquinho mais estendido também. Maravilhoso do início ao fim!

Morgoth Bauglir 27/09/2023

Todo leitor é uma Matilda.
Esse livro trouxe lembranças da minha infância. Pequeno Marcos que descobriu nos livros ótimos amigos. Marcos que aos oito anos sentou-se na cama e leu pela primeira vez O Mágico de Oz, livro que muitos anos depois se tornaria inspiração tatuada na pele.

Matilda vai muito além de uma página e outra ou mais um livro na estante. Matilda é representação transcrita em palavras do amor pelo conhecimento, da criança que vive em nós, da eterna procura por seu mundo mágico, procura por alguém igual a nós mesmos. Em um mundo cada vez mais intolerante, Matilda é um respiro, carinho no coração.

?Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. Matilda navegou em veleiros antigos com Joseph Conrad. Foi para África com Hernest Hemingway e para a Índia com Rudyard Kipling. Viajou pelo mundo todo, sentada em seu quartinho, numa cidadezinha inglesa.?

Marcella 18/09/2023

Bem fofo, quase idêntico ao filme.
A escrita do autor é bem característica, na minha percepção Matilda e a fantástica fábrica de chocolate tem uma estrutura parecida pois Matilda é separado em
1 milagre
2 milagre
3 milagre
(Acontece algo ruim e logo em seguida esses milagres)
Já a fantástica fábrica de chocolate é separado pelas desventuras que vão acontecendo com as crianças.

@jaquepoesia 18/09/2023

Com péssimos pais (com isso quero dizer pais negligentes que maltratam a filha) e um irmão muito chato (o Michael), Matilda encontra na literatura um refúgio do caos que é fazer parte da família Losna, por isso ainda muito jovem passa a ler jornais e revistas. Não demora muito para a jovem prodígio frequentar a biblioteca de sua cidade e a ler todos os livros que pode.

Ao descobrir nas histórias diferentes mundos e ter acesso a tanta informação, Matilda se torna uma espécie de super humana e descobre como pode
usar sua mente para "castigar" o mal comportamento dos adultos.

Matilda passa a sonhar em como seria ir para escola, mas infelizmente quando isso acontece o colégio para onde vai é um pesadelo, onde a diretora é tão cruel quanto seus pais. Por sorte sua professora a senhorita Mel é gentil e atenciosa e logo nota o quanto Matilda é fantástica.

O pai de Matilda revende carros usados que com certeza poderá colocar em risco quem os comprar por isso passa a ser investigado, o que nos dá esperanças durante a narrativa que pagará por todo mal que causou à filha. Já a cruel diretora é também a tia má de sua querida professora Mel (que no longa se chama Jenny), o que acaba por aproximar ainda mais as duas.

Apaixonada por livros desde criança, inteligente, destemida essa é uma personagem cativante que já foi adaptada para o cinema (com o longa dirigido pelo ator que interpreta o pai de Matilda, Danny DeVito em 1996) e será também a estrela de "Matilda O Musical" que estreia hoje para dia 25 de Novembro.

Luiza | @itsluizayall 15/09/2023

Matilda
Matilda sempre foi uma personagem muito especial para mim porque durante muito tempo me vi um pouco como ela, uma criança um pouco solitária cuja única companhia eram os livros. Quando era mais nova sonhava em um dia ter um pouco da inteligência e da coragem dela.

Nem sei quantas vezes já assisti o filme de 1996, já assisti o musical algumas vezes também, e pela primeira vez li o livro.

Foi uma leitura bem rapidinha, me diverti em algumas partes, fiquei com o coração apertado em outras. Foi realmente muito nostálgico rever essa história em mais um formato diferente. Eu gostei bastante. Acho que é uma história que pode inspirar muitas crianças ainda como foi comigo um dia.

Gigihvs 14/09/2023

Maravilhoso
Amo o filme por isso quis comprar o livro, amo a personagem mas ela me faz eu me sentir burra pq ela sabe todas as tabuadas, chega na do três pra mim eu já começo a me embaralhar, particularmente gostei mas do livro doque do filme o livro achei mais sla gratificante não sei, ame vi bastante diferença na versão do filme é na do livro mas amei do mesmo jeito

Jose.Neto 12/09/2023

Bela e engraçada história infantil
A história de Matilda é conhecida por muitas devido ao filme, que, a propósito, é bastante fiel ao livro.

É uma leitura agradável, engraçada e fluida.

Interessante também como os personagens são bastante delineados, individualizados e com características bem definidas.

Ótima leitura, recomendo.

bookkey 11/09/2023

Eu já amo o filme e quando vi que esse livro ia ser lançado eu PRECISEI ler. muito gostoso mesmo. tô louca pra ler com meu filho.