Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Hanna197 18/06/2024

Matilda
Eu amo a história da Matilda, quem já assistiu o musical ou já vou o filme mas não leu o livro eu recomendo pra vcs entenderem mais sobre a história.
Os gráficos do livro são em preto e branco e são em baixa resolução, mas vale a pena ler.
A leitura é fluida, dá pra ler rapidinho.
Eu gostei, recomendo para crianças que estão começando a se interessar por livros mas que não querem coisas muito "infantis" ou para as pessoas que querem conhecer mais sobre a história.???

DearSara 13/06/2024

Como não amar?
Lembro de quando aprendi a ler em casa, com os livros no chão da sala enquanto assistia Matilda na televisão. Assim como também lembro de ver Matilda e sentir um aconchego em meu peito. Foi isso que senti assistindo e agora, lendo.
Amei amar esse livro, assim como amei amar Matilda, seja no livro ou na tv ??

Gi 09/06/2024

O filme capturou toda a história
Este livro é muito fofo, porque a Matilda é fofa. Para quem não assistiu o filme vai adorar. Não muda nada do enredo.
A única coisa que fiquei surpresa foi a simplicidade da professora, que era bem mais humilde que no filme e ela se importa mais com o perigo dos poderes da pequena.
Fofo, muito fofo!!

Percystente 07/06/2024

Um clássico é um clássico né. Conhecia a história pelo filme, mas nunca tinha lido o livro e que bom que eu li. A escrita é muito gostosa e a história é uma graça, eu leria vários e vários livros contando a história da Matilda. Gostei muito da história, mas principalmente da nostalgia gostosa de revisitar esses personagens, só que de um ângulo diferente.

Medica Leitora 03/06/2024

?A leitora de livros???
Meu primeiro contato com o autor e já quero ler mais, que livro leve, mas totalmente reflexivo?

?Essa criança parece interessar-se por tudo. É impossível ficar entediado perto dela.???

?Talvez possamos chamá-la de uma criança adulta??

Leiam Matilda, leiam Roald Dahl

Melissa 31/05/2024

Fofinho
Eu gostei bastante da história, sempre fui apaixonada pelo filme e me cativei pelo livro também.

É um livro meio infantil mas com temas muito profundos, o que faz o livro ideal para todos.
Acho lindo o gosto da Matilda pela leitura, e amo o jeitinho dela.

Recomendo!?

Alice.Bossler 29/05/2024

Perfeito
Fico pensando: tentaram fazer uma versão politicamente correta desse livro, e com as coisas que tem nesse livro que eles consideram "incorretas", (politicamente faltando) teria que ser completamente reescrito... ???
Um livro maravilhoso para crianças, que ensina o poder da leitura. Mais ou menos o que a contracapa fala: "a história de Matilda podia até ser triste, mas Rohald Dahl retrata tudo tão comicamente, que ela se torna encantadora."

olizoca 26/05/2024

Matilda
É um livro bom pra quem tá começando a ler, mesmo sendo livro de crianças
acho que vale a pena ler. bem fácil de ler

Leandro.Rhein 25/05/2024

Raros tesouros literários
Eu amei esse livro de uma forma que é difícil de expressar. Matilda é um daqueles raros tesouros literários que te envolvem e aquecem o coração, especialmente se você é um verdadeiro amante de livros.

Depois de uma sequência de leituras densas e complexas, mergulhar em Matilda foi como um sopro de ar fresco. Leve e encantador, o livro é perfeito para curar uma ressaca literária. A narrativa é tão envolvente que, antes que eu percebesse, tinha lido tudo em uma única sentada.

A história de Matilda, uma menina extraordinariamente inteligente e apaixonada por livros, é uma celebração pura da leitura e da magia que ela traz para nossas vidas. Ver Matilda devorar livros com tanta avidez e encontrar refúgio neles é inspirador e reconfortante. Cada página é um convite para nos perdermos em um mundo de aventuras e descobertas, exatamente como Matilda faz.

Além disso, há algo incrivelmente acolhedor em ler sobre personagens que compartilham essa mesma paixão. É como encontrar uma amiga que entende exatamente como nos sentimos em relação aos livros. As travessuras de Matilda, seu espírito indomável e a bondade de seu coração fazem deste livro uma leitura inesquecível e quentinha.

Recomendo Matilda a todos que procuram uma leitura leve, reconfortante e motivadora. É uma história que nos lembra do poder dos livros e da força que encontramos nas palavras. Embarque nessa jornada com Matilda e deixe-se encantar por essa obra-prima de Roald Dahl.

Manuzinha.Veloso 25/05/2024

Um livro conforto, muito gostosinho de ler ?
Para quem gostou do filme, vai amar o livro e se apaixonar ainda mais pela pequena Matilda.

BiancaBlanc 19/05/2024

Nostálgico
Uma pequena menina chamada Matilda cresce em uma família que sempre a deixa de lado, então acaba descobrindo nos livros mundos mágicos e conhecimentos que os pais ignorantes nunca poderiam tê-la ensinado. A trajetória fascinante de uma garotinha inteligente no meio de adultos limitantes. Exceto uma.
Faz críticas à limitação intelectual à qual a sociedade se acostumou, ao comodismo, à falta de ética e a soberba. Nos mostra que o conhecimento e a humildade são a chave para a verdadeira felicidade.

O enredo é tão aconchegante e a escrita tão leve que li em um dia. Não consegui largar. A Matilda do livro é tão carismática e humilde quanto a do filme. Além disso, o livro também tem mais de 20 figuras que são um charme. Recomendo.

Inessa 15/05/2024

Conheci Maltida através da adaptação cinematográfica quando era criança e sempre me senti representada e acolhida pela figura dessa garotinha tão única. O livro me encantou por sua simplicidade envolvente. Apesar de possuir uma escrita fácil, própria para crianças, o autor é muito assertivo na sua crítica sobre um mundo adulto que desvaloriza não somente a figura da criança, mas também o gosto pela boa literatura e pela sensibilidade, bem como à existência de escolas lideradas por verdadeiros tiranos que não se importam com a subjetividade e humanização de seus alunos. Em resumo, é uma crítica à desvalorização da educação como um todo, essa que é tão necessária para que os humanos consigam desenvolver qualidades empáticas. Recomendo a leitura para qualquer criança que já consiga ler um livro, mas também para adultos que saibam a importância de uma criança ler um livro.

Bruno Almeida 13/05/2024

Matilda
Matilda, uma menina de cinco anos e meio, sofre a rejeição de seus pais e do seu irmão desde o seu nascimento. Por serem muito negligentes com a educação da filha e por se sentir solitária, Matilda desenvolveu habilmente sua capacidade de leitura e uma grande sede pelo conhecimento excessivamente espantosos para qualquer pessoa da sua idade, inclusive muitos adultos por aí. A sua criatividade e autonomia a permitiram sentir vontade de explorar o mundo... da Biblioteca Municipal, é claro. Com isso, descobriu uma vastidão de obras literárias clássicas da cultura britânica e de outros países, “devorando” ao máximo tudo ao seu alcance, que tornaram-na uma garota tão espetacular, mas tão espetacular, que acabou surgindo poderes telecinéticos.

Quando Matilda ingressou pela primeira vez na Escola Primária de Crunchem Hall, ela conhece a sua encantável professora Mrs. Honey, que tão logo reconhece os talentos da pequena e fará de tudo para ajudá-la a crescer na escola, entretanto há uma força sombria, quase sobrenatural, que será capaz de impedi-las, a qualquer custo, a aterrorizante e diabólica Diretora Trunchbull.

Fica claro a pretensão de Roald Dahl em sua narrativa: as consequências do uso descabido da tecnologia; a rigidez; a perversidade e os comportamentos descomedidos presentes na vida de muitos adultos, que podem afetar severamente a formação psicológica das crianças.

Entre tons de comicidade e críticas sociais, Matilda possui uma história muito prazerosa de se acompanhar e traz consigo boas lições de moral. Apesar do último ato ser mais corrido e ter um desfecho simplista, a indicação de sua leitura é certa, e o leitor, de qualquer época, poderá desfrutá-la com um sorriso no rosto.

Duda.leituras 07/05/2024

Surpreendente
A vida não é fácil pra pequena Matilda além de ser negligenciada pelos pais ainda tem que suportar as maldades da diretora de sua escola mas a após uma descoberta tudo muda para Matilda
O livro e muito bom igual ao filme só que a cenas totalmente inéditas e incríveis gostei de ler essa história que foi tão marcante na sessão da tarde leitura leve e fluida divertida a Matilda e uma menina de ouro super humilde e educada e inteligente a filha dos sonhos da uma do de ver ela sendo maltratada durante o livro e a senhorita Hanny e maravilhosa recomendo o livro e o filme