Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Edith 23/03/2024

Matilda é daqueles livros que vc ama o personagem logo nas primeiras páginas.
É tão lindo como ela enxerga o mundo e tenta fazer a diferença para os que estão próximos dela.

caokasaki 20/03/2024

Por meio do exagero e do grotesco, Dahl nos faz ver as pequenas violências cometidas cotidianamente contra as crianças
Matilda é uma garota doce e "inteligente demais para a sua idade". Mora com seus pais autoritários, Sr. e Sra. Losna, e estuda na Escola Primária de Crunchem Hall, dirigida pela truculenta Sra. Taurino.

Apesar da fúria escancarada dessas personagens terríveis, as relações estabelecidas na história nos revelam algo mais sutil e nem por isso menos violento: a imposição de uma certa forma de vida sobre as crianças – forma de vida esta que, por vezes, nem os próprios adultos compreendem porque a adotaram.

"Matilda estava sentada na sala numa poltrona, totalmente absorvida pela leitura de um livro. O sr. Losna ligou a televisão. A tela se iluminou. Estava passando um programa barulhento. O sr. Losna olhou irritado para Matilda. Ela não se movera. Já tinha aprendido a bloquear os ouvidos contra os sons desagradáveis da televisão. Continuou a ler, imperturbável, e por alguma razão isso enfureceu o pai. Talvez sua raiva tenha aumentado por ver a filha desfrutando de alguma coisa que ele não alcançava."

Por fim, temos a sra. Felps e a amável srta. Mel que nos oferecem outra perspectiva sobre as relações adultos-crianças! Vale a leitura!

Mavi 19/03/2024

Livro que dá um "quentinho" no coração ??
Um livro que me trouxe paz. Uma estória fofa. ?
Matilda é um livro para quem ama livros e leitura.
Trata de como devemos buscar aquilo que nos agrada em vez de tentar agradar aos outros.

Loris_Lorena 19/03/2024

Adorei
A cena do quadro kkkk. Coitada da srta. Mel.
Ter a Sra. Agatha Taurino como tia é ? .
Leiam, recomendo super.

hlechar 18/03/2024

Puro suco da nostalgia
Aí que livro delicinha! Matilda fez parte da minha vida e da minha infância. Lembro de buscar a fita na locadora diversas vezes e ter meu sábado a tarde embalado pelas aventuras de Matilda. Nossa, como eu me divertia! Amava tanto mesmo sendo xará da vilã. E amava por me identificar com a personagem pelo amor aos livros, pelo desejo por aventuras e alegrias. Já na minha fase adulta, o livro me fez relembrar da pequena Ágata, relembrar minha memórias sobre o filme. Sem contar que foi super legal entender mais sobre a lista de leituras de Matilda. Claro que tinha balde de Dickens, né rs. Enfim, recomendo!

Boa leitura.

Nicoly314 17/03/2024

Matilda
Matilda é uma garotinha esperta e inteligente, mas seus pais a consideram uma grande chateação. Ela passa horas na biblioteca todos os dias, devorando um livro atrás do outro, enquanto seus pais preferem assistir televisão.

Na minha opinião, Matilda foi uma leitura muito prazerosa e fluida. Amei conhecer um pouco mais sobre a história. ?

Eusouguz 14/03/2024

Matilda.
Essa criança parece interessar-se por tudo. É impossível ficar entediado perto dela. E eu adoro isso. - Srta. Mel.

Matilda é uma excelente garota! Ela é uma criança admirável. Me interessei por essa leitura há algum tempo, acredito que logo após ouvir a musica do Harry Styles a intitulada ?Matilda? e me questionei sobre a vida da Matilda.

É Uma leitura infantil mas quando se é adulto nos traz outras reflexões. Essa leitura me fez admirar bastante a excelência e maturidade da personagem que por ser tão nova tem uma tremenda inteligência o que a torna magnifica. Imagina se toda criança tivesse essa capacidade de pensar e ser inteligente dessa forma? Seria atraente e bastante positivo.

Com isso concluímos que apesar de ser uma leitura LEVE, ela nos mostra situações que faz o que as duas personagens Mel e Matilda seja exemplo de força.
E também aborda assuntos importantes e principalmente que não é porque tem o mesmo sangue e titulo de família que realmente vai amar e se importar conosco e mostra casos de família que em alguns casos são mais nos afeta negativamente e nos atrapalha de viver e ser feliz, fico muito feliz que ambas personagens encontraram a felicidade.

Stephanie 13/03/2024

Já conhecia a história, por conta do amado filme "Matilda", e agora amo também o livro.
Esta foi minha primeira leitura em inglês e foi tranquila na maior parte do tempo. Procurei o significado de algumas palavras aqui e ali, mas gostei da experiência.
Minha única crítica é que queria um final com um pouco mais de informações do que acontece no final.

lucca 12/03/2024

Que lindo mds

quotes:

A sra. Felps foi percorrendo lentamente as prateleiras. Não sabia muito bem o que escolher. Como se escolhe um livro adulto famoso para uma menina de quatro anos?, perguntava a si mesma.

A raiva crescia dentro dela. A menina sabia que era errado odiar os pais daquela maneira, mas achava difícil não sentir aquilo.

Suas leituras haviam lhe dado uma visão de vida que eles jamais tinham conhecido. Se eles pelo menos lessem um pouco de Dickens ou Kipling, logo descobririam que a vida era mais do que enganar as pessoas e ver televisão.

A única coisa sensata a fazer quando alguém nos ataca é contra-atacar, como disse Napoleão.

? Às vezes ele faz cada bobagem? não é, mamãe? ? Matilda comentou.
? Os homens nem sempre são tão espertos quanto imaginam ? a mãe respondeu, discando o número no telefone. ? Você aprenderá isso quando for um pouco mais velha, minha filha.

Matilda lhe parecia uma menina tranquila e educada. E nem um pouco convencida, apesar de ser tão inteligente. Na verdade, ela nem parecia ter consciência de toda a sua capacidade.

? Você não sabe o que é ser controlada por uma pessoa de personalidade muito forte. A gente vira um fantoche. Pois é. Essa é a triste história de minha vida.

Biatriz10 06/03/2024

Ler esse livro que deu origem a um filme que marcou minha infância foi nostálgico, quase como voltar aqueles dias em que eu o assistia na sessão da tarde.

Ainda melhor é perceber as diversas críticas feitas pelo próprio autor durante a leitura, as quais não conseguia enxergar quando assistia ainda pequena, e isso é o incrível da volta a esse ?mundinho da Matilda? depois de tantos anos por meio dessa leitura, é ter uma nova visão da obra e em como eu a compreendo agora.

As ilustrações são incríveis, acrescentam ainda mais para a experiência tanto de quem já conhece o livro como também para quem ainda não conhecia.

Acho que vale muito a pena conhecer essa versão da Matilda. Fiquei ainda mais encantada com a história depois dessa leitura.

mb.galdino 06/03/2024

Maravilhoso
?Matilda? foi o livro que inspirou o meu filme favorito, ?Matilda? (o de 1996, não aquela aberração de 2022), então já era esperado que minhas expectativas ? mesmo que para um livro infantil ? fossem altas.
E o livro cumpriu com elas e até um pouco mais.
Sabia que o livro era antigo, então logo de primeira, jurei que não ia me acostumar logo, mas não podia estar mais enganada.
O livro é fácil de ler, e prende o leitor ? acredito que principalmente porque ele é pensado para crianças, mas isso não significa que adultos não possam ler (até deveriam).
O filme de 1996 também é ótimo e lendo a obra original, eu digo, afirmo e panfleto que foi uma adaptação completamente fiel ao seu livro ? mudando algumas coisas ali e aqui? com certeza, mas não deixa de ser maravilhoso, icônico e nostálgico.
Fico triste de não ter lido ele quando era criança, mas com absoluta certeza, irei passá-lo para as crianças da minha família pois ele é maravilhoso.

jessyroux 06/03/2024

Minha infância ?
"Matilda" é um livro encantador que me conquistou desde a primeira vez. A história da inteligente e corajosa Matilda, uma garotinha com um amor pela leitura e uma mente brilhante, é inspiradora e emocionante. A maneira como Roald Dahl cria personagens vibrantes e situações absurdas, mas ao mesmo tempo muito reais, é simplesmente fascinante. A relação de Matilda com a Srta. Honey, sua professora, é especialmente tocante, mostrando como o apoio e a compreensão podem transformar a vida de uma criança.

Em relação ao filme, embora seja uma adaptação bastante fiel em termos de enredo geral, há algumas diferenças significativas entre o livro e o filme. Uma das principais diferenças está na caracterização dos personagens e na tonalidade da história. No livro, os personagens são um pouco mais sombrios e exagerados, enquanto o filme adota uma abordagem mais leve e cômica. Além disso, algumas cenas e detalhes do enredo são simplificados ou omitidos no filme para torná-lo mais acessível para o público infantil.

Apesar das diferenças, tanto o livro quanto o filme de "Matilda" são experiências maravilhosas que celebram a imaginação, a inteligência e a coragem das crianças. Cada um tem seu próprio charme e mérito, e ambos merecem ser apreciados por fãs de todas as idades.

Laura.Schmidt 04/03/2024

Matilda
Gostei bastante da leitura, bem leve e fofa. Admito que gostei mais do filme kkkkk mas recomendo a leitura também

Mar Fernandez 03/03/2024

Um charminho de história
O livro é realmente muito bom, eu já havia assistido o filme milhares de vezes mas é a primeira vez que leio o livro, e é a coisa mais perfeita do mundo. Não gostei muito do fato da Matilda ter perdido os poderes e achei estranho os pais da Matilda simplesmente terem deixado ela com a professora sem legalizar isso mas como é um livro infantil e resolveram esse problema no filme eu vou relevar

Rita 25/02/2024

É estranho ler pela primeira vez uma história que está na minha vida há tanto tempo.

Matilda fez parte da minha infância, da minha adolescência e de quem sou hoje enquanto adulta.

O livro é diferente do filme em poucas coisas e as que importam estão todas aqui. Me senti muito bem lendo. Amo essa história.