Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Stephanie 13/03/2024

Já conhecia a história, por conta do amado filme "Matilda", e agora amo também o livro.
Esta foi minha primeira leitura em inglês e foi tranquila na maior parte do tempo. Procurei o significado de algumas palavras aqui e ali, mas gostei da experiência.
Minha única crítica é que queria um final com um pouco mais de informações do que acontece no final.

lucca 12/03/2024

Que lindo mds

quotes:

A sra. Felps foi percorrendo lentamente as prateleiras. Não sabia muito bem o que escolher. Como se escolhe um livro adulto famoso para uma menina de quatro anos?, perguntava a si mesma.

A raiva crescia dentro dela. A menina sabia que era errado odiar os pais daquela maneira, mas achava difícil não sentir aquilo.

Suas leituras haviam lhe dado uma visão de vida que eles jamais tinham conhecido. Se eles pelo menos lessem um pouco de Dickens ou Kipling, logo descobririam que a vida era mais do que enganar as pessoas e ver televisão.

A única coisa sensata a fazer quando alguém nos ataca é contra-atacar, como disse Napoleão.

? Às vezes ele faz cada bobagem? não é, mamãe? ? Matilda comentou.
? Os homens nem sempre são tão espertos quanto imaginam ? a mãe respondeu, discando o número no telefone. ? Você aprenderá isso quando for um pouco mais velha, minha filha.

Matilda lhe parecia uma menina tranquila e educada. E nem um pouco convencida, apesar de ser tão inteligente. Na verdade, ela nem parecia ter consciência de toda a sua capacidade.

? Você não sabe o que é ser controlada por uma pessoa de personalidade muito forte. A gente vira um fantoche. Pois é. Essa é a triste história de minha vida.

Biatriz10 06/03/2024

Ler esse livro que deu origem a um filme que marcou minha infância foi nostálgico, quase como voltar aqueles dias em que eu o assistia na sessão da tarde.

Ainda melhor é perceber as diversas críticas feitas pelo próprio autor durante a leitura, as quais não conseguia enxergar quando assistia ainda pequena, e isso é o incrível da volta a esse ?mundinho da Matilda? depois de tantos anos por meio dessa leitura, é ter uma nova visão da obra e em como eu a compreendo agora.

As ilustrações são incríveis, acrescentam ainda mais para a experiência tanto de quem já conhece o livro como também para quem ainda não conhecia.

Acho que vale muito a pena conhecer essa versão da Matilda. Fiquei ainda mais encantada com a história depois dessa leitura.

mb.galdino 06/03/2024

Maravilhoso
?Matilda? foi o livro que inspirou o meu filme favorito, ?Matilda? (o de 1996, não aquela aberração de 2022), então já era esperado que minhas expectativas ? mesmo que para um livro infantil ? fossem altas.
E o livro cumpriu com elas e até um pouco mais.
Sabia que o livro era antigo, então logo de primeira, jurei que não ia me acostumar logo, mas não podia estar mais enganada.
O livro é fácil de ler, e prende o leitor ? acredito que principalmente porque ele é pensado para crianças, mas isso não significa que adultos não possam ler (até deveriam).
O filme de 1996 também é ótimo e lendo a obra original, eu digo, afirmo e panfleto que foi uma adaptação completamente fiel ao seu livro ? mudando algumas coisas ali e aqui? com certeza, mas não deixa de ser maravilhoso, icônico e nostálgico.
Fico triste de não ter lido ele quando era criança, mas com absoluta certeza, irei passá-lo para as crianças da minha família pois ele é maravilhoso.

jessyroux 06/03/2024

Minha infância ?
"Matilda" é um livro encantador que me conquistou desde a primeira vez. A história da inteligente e corajosa Matilda, uma garotinha com um amor pela leitura e uma mente brilhante, é inspiradora e emocionante. A maneira como Roald Dahl cria personagens vibrantes e situações absurdas, mas ao mesmo tempo muito reais, é simplesmente fascinante. A relação de Matilda com a Srta. Honey, sua professora, é especialmente tocante, mostrando como o apoio e a compreensão podem transformar a vida de uma criança.

Em relação ao filme, embora seja uma adaptação bastante fiel em termos de enredo geral, há algumas diferenças significativas entre o livro e o filme. Uma das principais diferenças está na caracterização dos personagens e na tonalidade da história. No livro, os personagens são um pouco mais sombrios e exagerados, enquanto o filme adota uma abordagem mais leve e cômica. Além disso, algumas cenas e detalhes do enredo são simplificados ou omitidos no filme para torná-lo mais acessível para o público infantil.

Apesar das diferenças, tanto o livro quanto o filme de "Matilda" são experiências maravilhosas que celebram a imaginação, a inteligência e a coragem das crianças. Cada um tem seu próprio charme e mérito, e ambos merecem ser apreciados por fãs de todas as idades.

Laura.Schmidt 04/03/2024

Matilda
Gostei bastante da leitura, bem leve e fofa. Admito que gostei mais do filme kkkkk mas recomendo a leitura também

Mar Fernandez 03/03/2024

Um charminho de história
O livro é realmente muito bom, eu já havia assistido o filme milhares de vezes mas é a primeira vez que leio o livro, e é a coisa mais perfeita do mundo. Não gostei muito do fato da Matilda ter perdido os poderes e achei estranho os pais da Matilda simplesmente terem deixado ela com a professora sem legalizar isso mas como é um livro infantil e resolveram esse problema no filme eu vou relevar

Rita 25/02/2024

É estranho ler pela primeira vez uma história que está na minha vida há tanto tempo.

Matilda fez parte da minha infância, da minha adolescência e de quem sou hoje enquanto adulta.

O livro é diferente do filme em poucas coisas e as que importam estão todas aqui. Me senti muito bem lendo. Amo essa história.

Marina vitória 24/02/2024

MALTIDA
Muito bomm,gostei ele é legal,sou muito fã de Maltida,ela adorar ler e completamente eu amo o livro e o filme

ijulianalima 23/02/2024

Opinião Pessoal
Não tem como não se apaixonar por essa criança!!! Leitura super leveee e cheia de amor, impossível querer parar de ler.

tortuguitou 23/02/2024

Sobre imaginação e engenhosidade
Confesso que eu não sabia que o filme Matilda era uma adaptação de um livro de mesmo nome, mas quando me foi dada a oportunidade de ler a obra que inspirou a história que eu tanto adorava assistir quando criança, eu quase saltitei de alegria.

Esse livro é um apanhado de coisas boas muito bem estruturadas. Ele me lembra do gostinho do que é ser criança, da magia da escola no primário e principalmente da revolta inerente que temos dos nossos pais na infância, além de ser extremamente fofo. As ilustrações são uma graça e a história em si é como tomar chocolate quente em um dia chuvoso, extremamente aconchegante e prazeroso.

A Matilda faz justiça a tudo que achamos desconcertante no enredo e mesmo assim não é colocada como uma "heróina", ela é construída como uma criança o livro inteiro. Isso faz tudo ser ainda mais mágico e traz o leitor para dentro da história, mas tenho plena certeza que eu teria aproveitado muito mais se tivesse lido ainda pequeno.

Eu não tenho muito o que dizer, é um livro encantador do começo ao fim e super indicado para ler antes de dormir.

Michelle194 18/02/2024

Matilda
Essa história me acompanha desde a infância, com o filme e depois com o musical. É muito gostoso de ler e interessante.

Além disso, é muito legal ver as semelhanças e diferenças tanto com o filme quanto com o musical, bem como cenas que inspiraram momentos específicos, como Loud.

Hari-Nama 16/02/2024

Com Matilda, a menina que ama livros, vemos que mesmo vindo de um lugar ruim podemos cultivar o bem e ser boas pessoas.

Isabela Zocolaro 15/02/2024

Matilda é... Bem. Aquela história que a gente conhece porque cresceu na companhia daquela garota de fita vermelha na tela da sessão da tarde.

Ler o livro me fez ver que o filme é bem fiel, e confere à história um tom de encantamento e magia de um jeito que só o cinema pode oferecer.

Mas ter contato com a escrita do autor, seus toques de fantástico, seu sempre presente sarcasmo, sua falta de escrúpulos em lidar com temas difíceis e falar o que deve ser dito por meio de personagens incríveis é o que faz valer a pena conhecer a menina Matilda pelas páginas do livro.

É uma história para todas as crianças ( de 0 a 80) lerem e refletirem sobre família, educação, afeto e bem... Super poderes.