Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Emanuell K. 18/05/2022

O leitor de encontro a leitora,e suas aventuras!
Livro fofo e instigando! Em muitos momentos me senti motivado a ler mais de tudo e entender porque leio, pq falar de leitura é um estar no mundo e não esquecer o fantástico!
E que família difícil de lidar, alô serviço social!!! Haha

~_Clarax_mary â¡ 12/07/2023

Quentinho no coração ?
Matilda é um livro super gostoso de ler, tem uma linguagem fácil por ser infantojuvenil, e conta a interessante história de uma menina prodígio que cativa todos ao seu redor.
Amei demais =)

charlie54 11/11/2023

Foi tão bom quanto o filme! Esse foi meu livro favorito de Roald Dahl até agora, e acho que ele é um ode crianças neurodivergentes. É uma leitura muito rápida e muito gostosa, tem toda uma sensação "whimsical" e reconfortante.

Alessandra.Adams 20/02/2023

Que livro gostosinho. É uma leitura rápida e divertida.
Apesar de ser uma leitura mais infantil ou juvenil, recomendo para todas as idades.

Kikibel 13/08/2020

A heroína que a Marvel não contratou
Matilda é a heroína mais justa que a Mulher-Maravilha, mais esperta que o Charada e mais sábia que o Super-Homem, muito embora se sinta inicialmente deslocada, assim como o herói. Filha de pais negligentes, machistas e decididamente ignorantes (por escolha), ela aprende desde muito nova a se virar na vida. Os lugares que encontra para se refugiar são todos literários, mas é justamente a partir da literatura que ela adquire seus poderes.

Ler Matilda é divertido quando somos pequenos, mas é muito mais que isso quando temos a oportunidade de ler já crescidos. Matilda é revolucionária, é resistente e usa não somente seus poderes de conhecimento, como também alguns mágicos adquiridos pela sorte, para enfrentar as injustiças que a vilã sra. Trunchbull pratica com ela, com todas as outras crianças da escola e com (o anjo) da srta. Honey.

Se fosse possível descrever o livro com uma palavra, seria: "estimulante", terminei a leitura com vontade de me tornar tão super-herói quanto a Matilda.

Pedro Petribu 05/03/2023

INCRIVELMENTE PERFEITO!!!!!!!
Adorei o livro, é realmente melhor que o filme, eu tendo apenas 9 anos estou dizendo isso porque esse livro me impressionou! A amizade da Matilda com a srta Mel, a malvadeza da Trunchbull, a ganancia dos pais de Matilda e a inteligência enorme da pequena menina que aparenta ter 6 anos de idade. O livro e incrível! Fiquei muito feliz de ler.
Mariana.Petribu 05/03/2023minha estante
E eu adorei essa resenha! O livro é mesmo melhor que o filme, que também é muito bom. Acho que os poderes da Matilda vem dos muitos livros que ela lê, será??

Janaina 05/03/2023minha estante
Tô lendo BGA dele e gostando muito. Já viu o filme?

Pedro Petribu 06/03/2023minha estante
Olá Janaina, pesquisei sobre o filme ?O bom gigante amigo? parece ser ótimo vou ver o filme e logo depois vou ler o livro!!!???

Victor Silva 21/08/2020

Assim como Coraline de Neil Gaiman,Matilda é uma menina muito hiperativa,com uma mentalidade e desenvolvimento muito precoce. Com apenas 4 anos já conseguia ler fluentemente,consumindo livros e mais livros. A história é cômica,simples e direta. Muito inteligente a forma do autor descrever a rotina e até pensamentos de adultos na visão de algumas crianças. Matilda nasceu e foi criada por país desonestos e mau caráter,sem nenhum afeto,mas por meio da literatura,encontrou outro caminho,outro mundo. Afinal,os livros são o nosso refúgio da realidade que vivemos.

maisa 30/12/2022

Matilda
meu favoritoo, esse livro é magnífico, o filme da Matilda marcou toda minha infância, vi ele mais de 100 vezes (sem meme) terminei o livro em dois dias, me tirou da ressaca literária, sem sombras de dúvidas daria 193921929 estrelas pra ele.
Bruce.Costa 30/12/2022minha estante
Amo livro infanto Juvenil, te indico A fantástica fábrica de chocolate e James e o pêssego gigante, são do msm autor

Thai 06/09/2020

Simplesmente incrível!
Uma história encantadora contada de uma forma simples! Eu adorei cada capítulo. Matilda tem muito a nos ensinar, esse é um livro que deveria ser lido por todas (a todas) as crianças. Encantador!

Caroline Gurgel 03/12/2015

Tão fofo quanto o filme...
Assisti Matilda muitas e muitas vezes quando criança e outras tantas vezes já grandinha. Era o filme predileto da minha irmã e um dos meus favoritos também. Lindo, cheio de magia, com uma garotinha super carismática e uma professora que todo mundo queria ter tido. Ok, era “só” isso… até eu descobrir que Matilda surgiu de um livro. Wow! Como eu não sabia disso?

Mais que isso, descobri que quem o havia escrito era o mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Roald Dahl, e, portanto, criador de Willy Wonka, um dos meus personagens favoritos. Não perdi mais tempo, mergulhei na história.

O livro conta a história de Matilda, uma garotinha super inteligente que, totalmente negligenciada pelos pais, aprende a ler sozinha na biblioteca perto de sua casa. Quando ela finalmente vai para a escola, sua professora, Miss Honey, percebe que Matilda não é como os outros alunos. Afinal, que menina de cinco anos você conhece que já leu Dickens e Faulkner? Além de tudo, Miss Honey descobre que Matilda tem certos poderes mágicos.

O livro todo é uma delícia, infantil sem ser bobo, bem escrito e com bom vocabulário. Quando me dei conta, estava lendo com aquela voz de narrador de histórias infantis, cantando e contando para mim mesma as aventuras de Matilda e seu amor pela leitura.

É inevitável compará-lo com o filme e fiquei impressionada em quão fiel ele foi ao livro. Claro, há algumas diferenças. Aliás, nem diria diferenças, mas acréscimos. O filme tem alguns detalhes e cenas que não existem no livro, como a da caixa de bombons. Eu adoro essa cena e seu significado, portanto senti sua falta no livro.

Sem dúvidas, Matilda já é um clássico, atemporal, que fascina leitores de todas as idades e merece ser repassado de geração em geração.

*Resenhado a partir da leitura do original, em inglês.

4.75/5 ★ ★ ★ ★ ☆

Caroline Gurgel 03/12/2015minha estante
Obg!

Rudiely 29/09/2016minha estante
Tudo bem?

Você leu e qual edição? Se for essa amarela, pode me dizer se o livro tem orelha? Estou querendo saber mais sobre a edição.

Obrigado!

Caroline Gurgel 07/11/2016minha estante
Rudiely, desculpa a demora em responder. Li nessa versão da capa rosa. Tem orelha sim :))

Sthefany 23/09/2021

O livro é tão perfeito quanto o filme, adorei lembrar da história da Matilda, me fez lembrar do quanto eu gostava da história quando era mais nova.

Anderson 06/08/2020

Muito bom!
Muitas pessoas, até mesmo os leitores, têm um preconceito muito grande em relação aos livros infantojuvenis. Uma pena, as mensagens que esses livros carregam são belíssimas e ensinam lindas coisas até aos adultos mais vividos.
Quanto ao livro, é uma leitura fluida, com elementos que misturam humor, compaixão e muitos outros sentimentos.
Com certeza buscarei outros livros do Roald Dahl para ler.

Carol 28/07/2022

Simplesmente mágico
Eu estou completamente apaixonada! Matilda sempre foi um dos meus filmes favoritos desde que consigo me lembrar, mas nunca havia lido o livro. A magia de acompanhar Matilda nas páginas é indescritível. Poder reviver a paixão por esses personagens e essa história depois de adulta é maravilhoso. Tão mágico quanto quando eu era criança. As ilustrações são tão especiais e fazem tudo ser ainda mais maravilhoso.

Fiquei muito impressionada com o quanto a adaptação de 1996 ficou fiel a história e às ilustrações. Os personagens ficaram idênticos. Sensacional. O filme fez jus ao livro.
Amei amei amei!!!

Matilda é uma garotinha muito especial e senhorita Honey é uma mulher incrível que merece muito ser feliz. O final dessa história me deixa tão feliz. Duas almas solitárias se encontrando e compartilhando amor e a felicidade.

vbitazi 07/05/2021

Estou passando pela.pior ressaca literária da minha vida. Como é difícil ter ânimo para ler quando se perde uma das pessoas mais importantes da minha vida. E ler é algo que me trás calma, mas não conseguia passar de 10 páginas por dia.
Resolvi pegar um livro infantil que todos elogiam para tentar sair dessa ressaca. E Matilda caiu como uma luva, voltei a me sentir feliz enquanto lia e ver com mais calma a minha perda para essa pandemia horrível. O livro foi super gostoso de ler e consegui ir a cada dia lendo mais páginas, uma pena que acabou.
Realmente não sei se a ressaca realmente passou, mas esse livro conseguiu acalmar meu coração no momento mais difícil da minha vida.

Isso foi mais um desabafo que uma resenha, mas realmente coloquei tudo o que esse livro fez por mim e o quanto foi importante, vai ser aqueles livros que nunca mais vou esquecer.
Paloma Araújo 13/05/2021minha estante
Sinto muito pela sua perda! E que bom que temos livros pra acalentar o coração e fazer a gente fugir um pouquinho da realidade.

Kiara | @livrosdakiara 18/04/2021

Muuuito amorzinho!
Quando comecei a ler logo me veio na cabeça as sensações que tive quando li ?pânico na biblioteca? enquanto era criança. Só por esse sentimento já valeu a pena a leitura. Mas me surpreendi bastante, uma leitura super fofa e rápida, e não traz uma história supérflua.

Amei mtooo, e daqui um tempo quero relê-lo. Me apaixonei mto pela Matilda, ?
kathrein.oliveira 18/04/2021minha estante
Eu amo esse livro tbm!!