Diálogos de Platão - Eutífron

Diálogos de Platão - Eutífron Platão

Resenhas - Diálogos de Platão - Eutífron

Fábio Tomaz 15/05/2023

Sócrates irritantemente sábio
Neste diálogo Sócrates confronta o jovem Êutifron sobre a essência da piedade da impiedade e sua relação com o sujeito justo ou ímpio.
Embora da metade para o final fique um pouco complexo acompanhar o raciocínio de Sócrates, vemos aqui, por que, não atoa, ele era um mestre do raciocino lógico.

Yagho.Bentes 22/02/2023

Só sei que nada sei
Com bastante ironia Sócrates questiona Êutifron sobre o que é piedade que este dizia ter certeza absoluta do que se tratava.

Com maestria e fazendo apenas questionamentos, sem impor nenhuma ideia, Sócrates faz Êutifron perceber que na verdade não sabe o que seja e piedade.

Essa é uma bela reflexão para os tempos atuais onde todos tem certezas de coisas que não estudaram, não investigaram e não meditaram.

Alguns, por exemplo, defendem ferozmente a democracia, e não digo que estejam errados, mas na grande maioria das vezes sequer são capazes de explicar solidamente essa defesa.

Leonardy.Negrini 17/12/2021

Festa Estranha com Gente Esquisita
O diálogo de Êutifron com Sócrates parece bem interessante, mas no fim fica bem complicado acompanhar as teses.
Entre o Piedoso e o Não-Piedoso, entre o que pode ser feito ou não aos olhos dos Deuses e dos atenienses, fica a denúncia estranha de Meleto e o charme e a inteligência de Sócrates nas argumentações.
Para além disso, o Deus que fala com Sócrates na sua cabeça me deixou com inquietações.