Successor

Successor's Promise Trudi Canavan

Resenhas - Successor's Promise

Rafa - @espaco_dos_livros 01/10/2020

O final que eu precisava
Eu precisava desse final de série e não sabia! Último livro da série A Regra do Milênio (tradução livre), Maker's Curse se passa 5 anos após o fim de Successor's Promise, que pra mim, até então, tinha fechado muito bem as questões e pontas da série.

Mas como a rainha Trudi não da ponto sem nó, ela nos presenteou com essa obra prima que foi Maker's Curse.

Ele é um livro que tem um clima bem diferente dos outros dois anteriores. Apesar de nossos personagens estarem enfrentando grandes desafios e perigos, a sensação de A MERDA vai acontecer não te acompanha durante a leitura. Eu vi muita gente reclamando que não houve tensão no livro, que as coisas se resolviam fácil demais. Eu discordo, a Trudi apresentou muitas soluções INTELIGENTES para os problemas que foram surgindo, mas sim, eu concordo que ela poderia ter se aprofundado mais em alguns plots, mas tudo bem. É um livro que tava fechando uma série, não gerando mais problemas. Corria o risco dele ficar enfadonho e extenso demais.

Tyen e Rielle finalmente terão seu felizes para sempre? Eles com certeza foram meu maior motivo para querer ler esse livro, eu sou completamente apaixonada por eles! A Rielle me ganhou totalmente nesse livro, ela tem um humor que eu gosto tanto e o desenvolvimento dela é uma coisa que me impressionou muito ! O Tyen, sem comentários né?? Meu neném maravilhoso, ver ele conquistando tudo o que sempre sonhou só me fez ter orgulho dele.

Eu passei 500 páginas esperando eles deixarem de lado a amizade e virarem logo amantes, pq pelamor de Deus, esse casal é tudo pra mim! Mas, uma parte de mim entendia que não era ainda o momento certo e que cada um tinha uma coisa importante para fazer. Enfim, não digo mais nada.

Uma das coisas que acho mais legal e que mais me chama atenção nessa série é a mistura de magia e máquinas, nesse livro essa junção é muito mais presente no enredo e a Trudi colocou até uns cenários distopicos, mas sem fugir da fantasia. Essa questão das máquinas substituírem o ser humano é um assunto que conversa bastante com nossa realidade e que foi trabalhado de forma BRILHANTE.

Bom, A Regra do Milênio ocupa meu top 3 fantasias favoritas, e com certeza, é um universo que penso em revisitar algum dia! Uma das séries mais bem feitas e desenvolvidas que já li, muito diferente do estilo de fantasia que faz sucesso aqui no Brasil, mas se vc quer arriscar alguma coisa mais séria e fora da caixinha, vai se sentir abraçado por ela.

Rafa - @espaco_dos_livros 28/08/2020

SÓ TRETAAAAA
Cinco anos se passaram do final de Angel of Storms e Tyen e Rielle vê seus caminhos se cruzarem novamente! Mas sabe aquele meme: O início de um sonho/deu tudo errado? É esse livro todinho! Nunca vi tanta coisa dá errada em um livro só! Haja coração.

Quando eu finalmente penso que meu shipp vai acontecer, esses dois são separados de novo e cada um fazendo mais cagada que o outro ao longo do livro. Mas o pior que se eu tivesse no lugar deles faria as mesmas coisas.

Tyen foi meu xuxuzinho do início ao fim, pode contar comigo para o que você precisar meu bebê! Gente, eu amo demais esse menino, até quando ele faz merda é tentando acertar. Com certeza, um dos meus personagens FAVORITOS da Trudi.

Aliás, todos os personagens aqui tem atitudes bastante questionáveis, nada é preto no branco, todo mundo tem camadas, todo mundo é vilão e herói. Até o vilão que achei que era vilão, foi herói no final… me senti tapeada e a Trudi leva a gente a desconfiar dele o tempo todo.

A Rielle teve um crescimento monstro e eu amei ver a menina insegura do primeiro livro se transformar nessa mulher toda dona de si. Mas mesmo assim, senti raiva dela em alguns momentos, mesmo sabendo que essa raiva é uma questão totalmente pessoal (se chama Tyen).

Ela e o Tyen não confiam nadinha um no outro mas dá pra ver que eles nutrem sentimentos bem fortes. Se você está esperando romance nesse livro pode esquecer, a teia de mentiras que eles se enfiam não dá para florescer nada de bom dali.

Como sempre, a Trudi sempre me ganha nos finais, que foi de cair o queixo e fechou tudo MUITO bem, se a autora quisesse finalizar ali não ia faltar nada, mas também esse é o tipo de série que se ela escrevesse 10 livros, eu leria todos, pq o universo que ela criou é tão rico e amplo que tem plot para explorar de todos os lados!

Com certeza esse foi o livro que me vi mais envolvida do início ao fim. Eu pretendia ler ele devagar mas não deu. Agora eu que lute para esperar o quarto e último livro chegar! Uma coisa que gosto bastante é que nada nessa série fica esquecida no churrasco, todas as questões, até aquelas que você não dá muita importância, são desenvolvidas nos momentos certos da trama.

Successor's Promise, até agora, foi o livro mais duro da série, ele tem várias reflexões interessantes e um debate sobre moral, o que é certo ou errado, sobre as decisões que tomamos… enfim, realmente é um livro bem introspectivo, mas com muita ação, aventura e reviravoltas surpreendentes! Quem gosta da série e dos livros da Trudi, não vai se decepcionar!