O Prazer de Ler Freud

O Prazer de Ler Freud J.-D. Nasio

Resenhas - O Prazer de Ler Freud

AndrA65 02/03/2024

Introdução suscinta aos conceitos psicanalíticos
É um bom livro, ele reúne alguns dos conceitos fundamentais da psicanálise e fornece uma boa base para ler os textos de freud, entender e interpretar melhor a teoria. Infelizmente o ponto negativo é a edição e tradução que estão com alguns erros de digitação e meio desatualizadas, como é o caso da utilização dos termos 'isso', 'eu' e 'supereu'. Particularmente prefiro as nomenclaturas id, ego e superego, já que são termos mais difíceis de se confundirem no imaginário popular.

Heloisa.Paula 31/01/2024

Leitura fluida é muito gostosa para quem quer conhecer sobre as nuances da psicanálise que por muitas vezes são difíceis de entendimento

davila.vittoria 30/09/2023

Apesar de não gostar nem um pouco de psicanálise KKKK, é um livro que torna a teoria bem explicadinha e de forma sintetizada. Adorei!

Avyla 25/07/2023

Livro excelente.
Aborda conceitos essenciais da obra freudiana: pulsões, sexualidade,complexo de Édipo,castração,transferência,aparelho psíquico,inconsciente e etc.

Emanuele.Belfort 03/11/2022

Um bom começo para iniciantes
O livro é dividido em três partes, e em cada uma delas o autor traz um apanhado de informações. Nasio escreve de forma didática, tornando assim a leitura mais compreensível.

Natalia446 16/08/2022

O famoso Freud
Sempre ouvir falar muito de Freud e sempre tive a curiosidade de saber sobre o que ele escreveu. Comecei a estudar na faculdade a psicanálise e resolvi ler esse livro que estava na bibliografia recomendada.
Para minha surpresa, eu não gosto muito de entender as coisas que Freud escreveu. Na verdade, acho que não concordo com ele.
Achei que esse livro ia me esclarecer o seu estudo em palavras fáceis e explicações acessíveis, mas me e enganei. O livro é tão confuso quanto as ideias de Freud kkkkkkk
Ainda tenho muita coisa para estudar para depois dizer se de fato não concordo com Freud. Mas até agora, acho as ideias dele meio doidas, confusas e até um pouco machistas.

14/08/2022

Bom livro para iniciantes
Comecei essa leitura por indicação de um professor e de fato é um bom ponto de partida para quem deseja começar a estudar Psicanálise.
De início pode parecer confuso e ter um excesso de informações, porém no decorrer do livro as peças vão se encaixando e as explicações passam a fazer mais sentido, tornando a leitura mais fluída.

Eduardo1994 11/07/2021

Introdução didática
O livro deveria chamar "Explicando o aparelho psíquico freudiano", ou algo neste sentido. Nasio faz uma ótima e didática apresentação do funcionamento do aparelho psíquico concebido por Freud. A partir da ideia do arco reflexo, que demonstra a transmissão nervosa, ele estende essa ideia ao psiquismo, demonstrando, através de várias figuras, como a pulsão se origina e se move, até encontrar sua finalidade. Daí, ele parte para os conceitos fundamentais: pulsão sexual, recalcamento, sublimação, narcisismo, entre outros, sempre com linguagem simples clara, mas sem banalizar os conceitos.

Luíza.Pedroso 05/09/2020

Livro leve, que dá um apanhado sobre os conceitos fundamentais da psicanálise. Foi uma ótima leitura.

Tomoko 30/07/2019

É um ótimo livro para entender o básico da psicanálise. Carrega uma linguagem fácil e poética

Milena 14/04/2013

Basicamente Freud.
Livro de fácil compreensão. O autor consegue transmitir os principais conceitos das teorias da psicanálise Freudana de forma simples, sem muitas complicações.
Indicaria ele a pessoas que estejam interessadas em saber mais sobre as teorias psicanalíticas, mas que sejam iniciantes nisto, pois o livro não se aprofunda, é mais tido como um abridor de caminhos a quem se interessar pelo tema.

Rodolfo Schreiner 10/05/2012

O Prazer de Ler Freud
Este livro é uma boa introdução aos conceitos da Psicanálise Freudiana. É uma explicação mais simples, fácil de entender, mas que não deturpa o sentido dos conceitos analisados. Por isto o livro é uma leitura fácil e agradável, principalmente para quem está começando a estudar a Psicanálise Freudiana.