A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - SENHORA DO LAGO, A

Liv 29/01/2021

Essa saga que amo ...?
Bom, cheguei até aqui e posso dizer pra vcs que amei acompanhar a saga do bruxo de Rivia. Me surpreendeu a leitura do início ao fim, eu tava com um preconceito de só ser ação, sendo q tem muito mais coisas além disso. A história que a gente acompanha da Ciri e do Geralt, a cada capítulo, a cada livro vai nos dando pistas do que será lá na frente... mas o autor sempre muda algo sempre mostra pra gente que tem muito mais história. Olha menina, que agonia! enquanto eu queria que todos estivessem juntos e bem, vinha o próximo livro e mostrava que ainda tinha peças soltas e que era para ir com calma.
Pra quem vai ler, tenha calma! anote, marque coisas importantes na história. Pq quando chegar nos outros livros e necessário ler o anterior ou se lembrar de algumas coisas. Fique atento, pois a história fica as vezes no passado como tbm no futuro. Não confunda.
Mas se vc gostar, vc vai adorar que tenha isso e vai se acostumar.

Gian.Calixto 02/07/2022

Final a lá crônicas arturianas
Muito bom. Quase todas as coisas se resolvendo, o círculo se fechando, personagens [*****] se ferrando. Excelente. Eu só tive a impressão que o autor não sabia o que fazer com alguns personagens coadjuvantes, e deu aqueles finais para cada um deles. Particularmente, gostaria que alguns pontos que ficaram em aberto lá no começo da história tivessem sido resolvidos de uma maneira mais clara(por mais que os jogos houvessem abordado isso, em específico um relacionado ao último desejo, em the witcher 3). Desse modo, acho válido revisitar os jogos da série pra buscar/ver as referências, falas e citações aos acontecimentos dos livros. Que venha o tempo de tempestade o/

Rafael 28/05/2022

Apesar de ter um começo extremamente lento, A Senhora do Lago surpreende com a dinâmica da evolução da estória até chegar num clímax gigantesco que te faz não querer largar o livro até terminar!

É mundo paralelo, é batalha, é amor, é descoberta, é de tudo um pouco. Vemos nesse volume Ciri se aventurando e mais uma vez descobrindo a capacidade do seu poder, bem como entendendo a sua própria história. Geralt sofrendo, fogoso, mas sofrendo enquanto busca encontrar aquelas que ama. Yennifer mais uma vez comendo o pão que o capiroto sovou e assou exclusivamente pra ela.

Obs.: Eu não consegui aceitar a morte de personagens importantes na estória. Sofri. E nem soube lidar com tanto nome de lugar e de personagem novo por página, valha minha nossa. Quase precisei de um mapa e de uma lista de personagens.

O fechamento do arco dessa saga, enfim, faz compreender o tamanho da maravilha que todos falam sobre.

Recomendo, muito!

Renan 25/05/2021

Faltou algo
Por ser o ultimo livro da saga, que é dividido em dois volumes, eu esperava mais, a historia se perde, foca em coisas totalmente desnecessárias com pouco tempo faltando pra terminar tudo, realmente eu esperava mais

Felipe 18/04/2022

Apenas uma introdução para o final
Eu nunca vou me cansar de dizer que minha maior surpresa lendo os livros de Andrzej Sapkowski é a narrativa não linear que o autor utiliza. As vezes ele está narrando um futuro, as vezes o presente ou o passado, e a partir dessas pequenas tramas que o autor conta ao longo do livro, é que construímos a cronologia dos fatos, da história que aconteceu, que está acontecendo e que irá acontecer.

Neste livro, o autor narra as consequências que a Ciri tomou por entrar na Torre da Andorinha, como também expande o universo da raças dos elfos, o que me surpreendeu bastante já que era minha primeira leitura dessa obra. Também temos o desenrolar de Geralt e compainha no castelo da duquesa Anarietta, porém não gostei muito desse arco.

Em suma, a maior relevância desse livro é compreender o limiar e os limites dos poderes da Ciri e o inicio do desenrolar de eventos que irão dar um fim a saga. Ainda creio que, não há necessidade do autor ter dividido Senhora do Lago em 2 livros, apesar de que em edições recentes esse livro é um livro de volume único, e não 2 volumes como inicialmente. Esse livro (volume 1) é bem mais introdutório para o final do livro.

Jeferson.Cochinski 19/03/2024

Gostei do livro, dificilmente termino livros que não gosto ao menos um pouco, mas ainda assim acho que é bem cheio de barrigas, e a escrita do autor me deixava sem vontade as vezes, só o ímpeto em terminar os livros e entender os games me fez continuar.

Lilian_89 18/01/2022

Fim da saga

Após todas as aventuras dos livros anteriores finalmente vemos Ciri coo senhora do tempo, viajando no tempo e no espaço com sua fiel companheira Kelpie. O ciclo se fecha para o bruxo Geralt e para a bruxa Yennefer.

O livro é cheio de reviravoltas e é muito emocionante em muito pontos, Ciri se encontrando como Senhora do tempo e finalmente entendendo o que querem e esperam dela os elfos, as feiticeiras e o grande mago Vilgefortz.

Após lutar contra tudo e contra todos finalmente Ciri, Geralt e Yennefer se encontram, um salvando o outro das garras do mal e finalmente podendo ter um momento juntos. Infelizmente esse momento dura pouco, Ciri deve partir em busca de seu destino, e Geralt e Yennefer tem seu próprio caminho a trilhar.

Um final bem emocionante, o livro foi um pouco cansativo em alguns momentos mas valeu a pena descobrir enfim o final dessa brilhante saga.

Ingrid 14/12/2021

"E é sempre preciso pensar naquilo que é realmente importante. No propósito que se almeja. Constantemente. Sem distrair os pensamentos com bobagens.
Só então é que se alcança o objetivo."

Meu último livro de the witcher. Não foi fácil chegar até aqui. Apesar de ser uma ótima saga, uma ótima história, o autor encheu linguiça demais.
Colocou personagens que no final não tinham nenhuma utilidade para a trama, deixando ela um pouco arrastada. Segurou demais o final.
Tem uma ótima reviravolta, tem um final muito bom e a história central é realmente muito boa, mas ficou muito cansativo.
Existe um último livro, como um spin off, mas provavelmente não vou ler. Quem sabe daqui um tempo.

Leonardo 01/02/2020

Um outro lugar...
A Senhora do Lago é o sétimo livro da Saga do Bruxo Geralt de Rivia, porém considerado por alguns como o quinto romance da saga, já que a história linear se inicia a partir do terceiro livro, O Sangue dos Elfos. Foi publicado inicialmente em 1999 na Polônia, em um volume único, e no Brasil chegou somente em 2017, sendo dividido em dois livros.

Após entrar na Torre da Andorinha, Ciri vai parar em um universo paralelo, onde acaba como prisioneira do elfo Avallac'h, e lá ele exige que ela faça algo para ele em troca de sua liberdade. Yennifer continua como prisioneira de Vilgefortz, sofrendo muitas torturas para entregar todas as informações referente a Ciri. Enquanto isso, Geralt fica “preso” no charme de Fringilla durante o inverno. Também nos é apresentado outros personagens, sendo um deles a Nimue, a Senhor do Lago e a noviça Condwiramurs, que vai nos ‘mostrar’ alguns eventos anteriores através de sonhos, e assim tentar entender o que realmente ocorreu, já que no seu tempo essas histórias já se tornaram mitos e lendas

A narrativa continua impecável, porém é preciso prestar muita atenção, pois a história não é exatamente linear, sendo que muitas vezes voltamos ao passado para entender alguns eventos que estão ocorrendo no presente. Na minha opinião, um dos melhores da saga até o presente momento, junto com os primeiros, como A Espada do Destino.

Jessica891 11/09/2022

Por vezes fiquei pouco confusa entre os capítulos, perdia um pouco da noção do tempo em que se estava contando a história, mas aos poucos me encontrava novamente.
O quanto a Ciri sofre e é abusada durante sua jornada me deixa triste. Espero que ela consiga superar tudo isso e se encontre com Geralt e Yennefer.

Renato.Vasconcellos 03/03/2018

A trama começa a desembaraçar e tomar forma nesse primeiro volume. Finalmente entendemos plenamente o papel da Ciri e ansiosamente ficamos aguardando o desfecho de suas ações em relação a famosa profecia. Acompanhar a aventura da jovem Witcher despertando seus poderes do Espaço e Tempo é sensacional. O único ponto a abortar negativamente é a participação pífia do Gerald, provavelmente isso deve mudar no volume 2.

Cássia 12/11/2020

A Senhora do Lago
O final de uma história épica!
Não fica atrás de livros como o Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos, o universo criado por esse autor é rico em detalhes e em imaginação.
Um final mais que merecido aos nossos heróis Geralt, Yennefer e Ciri.
Você sente uma mistura de medo e esperança por eles, quando a verdade se revela você fica em choque, pois ao longo de toda história não imaginou que isso ia acontecer.

Daniel263 18/12/2020

A conclusão da pentalogia Wiedźmin!
Publicado em: @curadorliterario

72º e 73º livros lidos em 2020.

E com essas capas horrorosas termino a pentalogia Wiedźmin, saga de romances do “bruxeiro” Geralt.

Definitivamente The Witcher virou uma franquia de jogos por causa deste livro. Toda as narrativas dos livros anteriores se encaminham para um ótimo desfecho!

O macambúzio bruxo Geralt aprende o valor da amizade, e sofre. Sua filha adotada, Ciri, passa por dezenas de evoluções, deixando a história muito dinâmica.

Paralelo a essas duas tramas principais acontece uma guerra gigantesca, vários complôs políticos e algumas histórias de monstros - afinal, isso aqui é The Witcher!

O autor tem muita habilidade na construção de narrativas com múltiplas perspectivas, conseguindo brincar com fluxos temporais e criar incríveis mitologias - tendo ainda a sagacidade de ligar o seu universo fantástico com nossa realidade!

(Afinal, pelo título, entendedores entenderam a referência histórico-mitológica)

Agora só me falta ler um livro desse universo fantástico criado por Andrzej. E o bom é que é de contos!

- ah, e não tenho nenhuma esperança nesta adaptação da Netflix!!! 🤷🏻‍♂️

site: https://www.instagram.com/p/CFiOcrdDJO-/