A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - SENHORA DO LAGO, A

Vinicius Nathan 11/04/2020

Até o momento foi uns dos livros mais sem "ação" da série, porém não menos importante, ele mostra o quão grande é o desenvolvimento para dos personagens para o final.

Saulo Gervásio 22/07/2020

Quase lá...
Finalmente chegando o final da série. Já começa a bater a ansiedade e saudade.

Fenrir 01/08/2020

Muito bom mas...
Gostei demais mas... já poderia ter terminado a saga ... não precisaria da segunda parte

claradebolacha 10/01/2023

O fim
O fim da saga... Confesso que não foi meu livro favorito nem o que achei melhor, mas continuou com qualidade. Também não sei o que achar do final, o que faria diferente do que foi, mas me pareceu um pouco esquisito, deixou um gosto amargo na boca. Talvez o número de páginas tenha contribuído pra que eu achasse algumas partes entediantes e repetitivas. O humor continua afiado, vou sentir saudade disso. Muito bom.

fyveer 29/08/2020

A Dama do Lago (Volume I), Andrzej Sapkowski.
"? Neste mundo há feiticeiros? Sabe, esses que lidam com a magia. Magos. Versados.
? Merlin. E Morgana. Mas Morgana é má.
? E Merlin?
? Mais ou menos."

Falta apenas uma obra para finalizar a leitura da saga do bruxo Geralt de Rívia e já estou sentindo saudade dos personagens, Andrzej Sapkowski fez com que eu me prendesse muito na narrativa e que sentisse apego aos heróis e heroínas da trama.

No primeiro volume de A Dama do Lago, obra dividia em dois tomos na versão brasileira por causa de seu tamanho, o leitor se reune com Ciri em um novo mundo, uma nova realidade que desafia a princesa bruxa em conectar-se com o passado e descobrir quem ela realmente é e o que sua existência significa.

Ciri se vê cativa com os elfos versados, eles são mais periogosos do que aqueles bandoleiros que lutam por liberdade em seu mundo, esses são mais cruéis que os nilfgaardianos pois buscam uma constante expansão através das realidades, mas precisam do sangue de Cirilla para abrir os portais que permitem a marcha de seu exército pelo Continente.

Sapkowski também integra em sua obra ícones da alta fantasia, que se tornaram de certa forma, um símbolo do fantástico no meio literário: Nimue, a Dama do Lago, Rei Arthur com seus cavaleiros e os feiticeiros Merlin e Morgana. Alguns são apenas menções, mas Nimue aparece como uma mestre feiticeira em busca da lenda da princesa bruxa.

Yennifer, infelizmente, encontra-se sob o poder de Vilgerfoz e não sabemos se haverá escapatória, nem mesmo se haverá ajuda já que ela é considerada uma traidora para o resto do mundo. Tudo depende das ações de Vilgerforz! Geralt segue com sua companhia em busca de Ciri, mas tem uma breve parada em Thoussaid e acaba nas garra de Frigilla Vigo.

Não vejo como se dará o fim dos personagens e isso me torna mais ansiosa para saber o fim dessa saga. Recomendo uma leitura bem detalhada de cada obra, pois sempre aparece uma referência aos livros anteriores.

Cássia 12/11/2020

A Senhora do Lago
O final de uma história épica!
Não fica atrás de livros como o Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos, o universo criado por esse autor é rico em detalhes e em imaginação.
Um final mais que merecido aos nossos heróis Geralt, Yennefer e Ciri.
Você sente uma mistura de medo e esperança por eles, quando a verdade se revela você fica em choque, pois ao longo de toda história não imaginou que isso ia acontecer.

Daniel263 18/12/2020

A conclusão da pentalogia Wiedźmin!
Publicado em: @curadorliterario

72º e 73º livros lidos em 2020.

E com essas capas horrorosas termino a pentalogia Wiedźmin, saga de romances do “bruxeiro” Geralt.

Definitivamente The Witcher virou uma franquia de jogos por causa deste livro. Toda as narrativas dos livros anteriores se encaminham para um ótimo desfecho!

O macambúzio bruxo Geralt aprende o valor da amizade, e sofre. Sua filha adotada, Ciri, passa por dezenas de evoluções, deixando a história muito dinâmica.

Paralelo a essas duas tramas principais acontece uma guerra gigantesca, vários complôs políticos e algumas histórias de monstros - afinal, isso aqui é The Witcher!

O autor tem muita habilidade na construção de narrativas com múltiplas perspectivas, conseguindo brincar com fluxos temporais e criar incríveis mitologias - tendo ainda a sagacidade de ligar o seu universo fantástico com nossa realidade!

(Afinal, pelo título, entendedores entenderam a referência histórico-mitológica)

Agora só me falta ler um livro desse universo fantástico criado por Andrzej. E o bom é que é de contos!

- ah, e não tenho nenhuma esperança nesta adaptação da Netflix!!! 🤷🏻‍♂️

site: https://www.instagram.com/p/CFiOcrdDJO-/

Dawison 21/02/2022

Triste, mas surpreendente
Confesso que esse final me surpreendeu. Li a edição completa. Apesar de ser bastante extenso, o autor consegue finalizar todos os personagens, não deixando pontas soltas.
O final é triste e bastante confuso, e está aberto a diferentes interpretações do ocorrido. Porém, sigo a vertente positiva e creio que o tão discutido destino foi benéfico a todos os sobreviventes.

Jessica891 11/09/2022

Por vezes fiquei pouco confusa entre os capítulos, perdia um pouco da noção do tempo em que se estava contando a história, mas aos poucos me encontrava novamente.
O quanto a Ciri sofre e é abusada durante sua jornada me deixa triste. Espero que ela consiga superar tudo isso e se encontre com Geralt e Yennefer.

Lust 05/04/2022

Senhora
A primeira parte e o sétimo livro dessa incrível saga, continua no enfoque da Ciri e de como agora ela prova que tem um multiverso no mundo do Lobo Branco.

Barbara 18/11/2021

Desacelerei
Os acontecimentos que encerram o livro anterior me deixaram muito empolgada para o seguinte, mas achei esse bem lento em muitas partes. Ele é muito focado nos poderes de Ciri. Também vemos um pouco mais dos Elfos e entendemos planos e motivações. As revelações sobre a caçada selvagem são especialmente interessantes pra quem jogou The Witcher 3. Muitos capítulos e personagens acrescentados sem necessidade com narrativas que só fizeram a história se arrastar. Espero um pouco mais de ação pro próximo volume.

belligna 23/11/2021

Eu nem sei o que falar porque infelizmente li o comentário de uma IDIOTA que veio resenhar a segunda parte do livro aqui. Levei spoiler.

Deixando isso de lado, gostei do livro e sigo muito curiosa em como tudo vai ser encerrado.

Tive que refazer essa "resenha" porque o skoob bugou a minha outra.

Livro açucarado 25/11/2021

Só atualizandooo...
Acho que não teria necessidade de 2 volumes, pois o segundo segundo tem 200 páginas, e sou vou fazer uma resenha quando terminar o 2, pra fazer uma só.

Lesilva58 02/12/2021

Que livro foi esse
Ao mesmo tempo que achei infinito em algumas partes ele foi incrivel em outras. Algumas histórias que pareciam sem sentido no começo se fecharam e foram todas finalizadas!. O que achei incrivel foi que o autor tentou mostrar todos os pontos de vista de personagens diferentes e encerrar as suas histórias!. Além disso um plot twist que pelo menos eu não esperava. Nem acredito que acabou a história do Geralt, da Ciri e da Yeniffer. Mas eu gostei, assim como nos outros livros tiveram partes que me senti perdida na história mas no fim tudo fez sentido e foi incrivel!. Eu simplismente amo essa saga.

cleiona 22/03/2022

nossa muita coisa acontecendo minha cabeça quase explodindo com tanta informação. no começo eu achei q n tava entendendo bem a história mas tudo foi ficando claro com o passar das páginas. enfim querendo muito ler a parte 2