Wittgenstein

Wittgenstein Paul Strathern

Resenhas - Wittgenstein Em 90 Minutos

dasmc 23/03/2024

Nunca leu Wittgenstein? Pode começar por aqui
O título do livro já sugere o que você vai encontrar, uma leitura de trinta minutinhos sobre Wittgenstein, um pouco de sua personalidade (bastante) e uma pincelada de 3 minutinhos sobre a sua teoria. Eu recomendo esse livro se você mal souber quem é o mestre, se você conhecer um pouco de Wittgenstein, perceberá que o autor se refere ao mestre como se fosse uma ex namorada ressentida, comentando particularidades de Witt como se estivesse fofocando no twitter sobre big brother brasil.
Honestamente avaliando, o autor aparentemente desconhece Wittgenstein, sabe bastante sobre as preferencias sexuais do mestre e nada demonstrou saber sobre o pensamento dele, por isso, reafirmo que só leia se for seu primeiro contato com Witt, pelo menos saberá do que se trata e a leitura é rapidinha, não te tirará nem uma hora, portanto, vale a pena a leitura, é uma diversão que pode despertar a sua vontade de adentrar no caminho sem volta que é o pensamento avassalador de Wittgenstein.

Luan430 09/02/2024

Interessante esse livro e a história do filósofo Wittgenstein e saber um pouco da sua personalidade
Nada comum, ele foi o filosofo que buscou destruir, desconstruir e resolver totalmente os problemas da filosofia e conseguiu mas percebeu que cometeu um equívoco então resolveu começa tudo de novo para resolver a filosofia usando o puro raciocínio lógico se isolou para isso. ele Largou e deu toda a sua fortuna milionária para viver uma vida humilde

Mariah 15/09/2021

Apenas surpreendida pelo quão ruim o método do livro conseguiu ser. Dessas variantes tem do mesmo modelo de diversas figuras históricas. Deus falou pra partilhar o pão, não a desgraça.

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 06/12/2020

Wittgenstein é complicado
Gosto muito das obras do Paul Strathern, mas esta em específico não me agradou tanto. O motivo é simples: esse filósofo em questão é mais difícil de compreender, e o autor focou muito mais em fatos de sua vida pessoal do que nas descrições que seriam importantes para compreender sua filosofia. Acho uma obra interessante a título de curiosidade, mas para quem quer entender a filosofia em si, fica a desejar.

Suzy 03/12/2020

Bom mas não excelente
O livro tenta entregar brevemente um pouco sobre a vida, obra e importância do grande Ludwig Wittgenstein, o homem que revolucionou sua época, em se tratando de filosofia, lógica e linguagem.
O séc XX fora o século da virada linguística onde a linguagem passou a ter papel central e fundamental na Filosofia. As obras de Wittgenstein podem ser interpretadas como obras fundamentais no tocante a Linguagem.
Há alguns problemas nesse livro que vende a ideia de falar sobre os autores da série (já li outro sobre Confúcio), muitas vezes trazendo um tom jocoso misturado com acidez. Além disso, há passagens que eu achei desnecessárias. Essa obra é boa para ter uma base da base e bem da base, por não tocar direito na "filosofia" desenvolvida pelo Wittgenstein, o texto serve como informativo, curioso, para conhecer e se entreter.
Resumidamente: é uma obra para iniciantes e serviria como finalidade de despertar o interesse deles (iniciantes) para as ideias defendidas por Wittgenstein.

Heros Pena 21/11/2020

Filosofia, história e biografia.
O autor consegue em um pequeno livro, entregar ao leitor, um resumo da história da época, da vida do filósofo e de sua filosofia.
Um livro para se ler de uma só vez, e sair com um pequeno conhecimento do filósofo e de sua época. Acredito que seja interessante, e estou fazendo isso, a leitura de todos os volumes, assim ao final o leitor terá uma noção da filosofia e de sua história como um todo podendo escolher os filósofos de sua preferencia e se aprofundar no estudo dos mesmos e de suas obras.

Valdo.Alencar 05/10/2020

Fim da filosofia?
Esse livro, assim como todos os demais da série, pretende descrever de forma sucinta os principais aspectos do pensamento e da vida de Ludwig Wittgeinstein, que é considerado um dos pensadores mais originais dos últimos tempos. A filosofia de Wittgeinstein é marcada por uma característica que a diferencia de todas as demais: seus estudos filosóficos visavam dar um "fim" a própria filosofia! O que esse pensador mostrou, é que problemas linguísticos constituem a natureza fundamental dos problemas filosóficos.
O livro é extremamente curto, e narra mais fatos sobre sua vida do que sobre sua obra. No entanto, vale a pena ler para aqueles que desconhecem esse autor.

leitorDedicado 03/11/2017

O homem que matou a filosofia
Pra mim o melhor de todos os filósofos, muito bom este livro para quem quer dar início ao aprendizado da filosofia de Wittgenstein.

janio33 15/10/2016

Préludio para o Inusitado
Esse breve livro dá uma ideia geral, sem ser superficial sobre Wittgenstein. Sua história, sua arrogância, seu intelecto aguçado podem ser embalados dentro de sua semi-trágica vida, vivida intensamente e de acordo com sua moral (ou várias).

Rony 08/04/2015

Perfil Psicológico de Wittgenstein
Esse livro explora muito pouco o pensamento do filósofo Wittgenstein. Seu principal foco reside em traçar um perfil psicológico e relatar fatos da vida do pensador. Há também certas críticas ao temperamento esquizóide de Wittgenstein. Há uma preponderância em abordar a primeira filosofia e a segunda filosofia é mencionada muito rapidamente. Por ser um livro curto, lê-se muito rápido, mas nada acrescenta a quiser ter uma visão geral da obra de Wittgenstein.