Os Sufis

Os Sufis Idries Shah

Resenhas - Os Sufis

RICKDIAS7 24/10/2018

MISTICISMO ORIENTAL
Assim como a maioria do público ocidental eu também achava que o sufismo fosse o derivado esotérico do islamismo, mas, esse livro demonstra que o sufismo é algo bem mais abrangente e já existia antes do islã surgir. Idries Shah é um grande escritor de misticismo e segundo indicações foi um dos representantes do sufismo para o Ocidente. Nessa obra ele demonstra como o sufismo exerceu influência na prestigiosa ordem britânica de Jarreteria, o quanto São Francisco de Assis foi influenciado pelo sufismo, o sufismo e os trovadores da Europa, histórias de Mulla Nasrudin o gozador/sábio, sufismo na poesia de Omar Khayyam, sufismo nas obras de filósofos árabes como Averrois, sufismo e suas ligações com a maçonaria, sufismo e o conceito de "zen", sufismo e a religião Sikh da índia e muito mais que demonstra o quanto essa tradição afetou a história humana. O sufismo é diferente de outras ordens pois não se vangloria dos "milagres" mágicos de seus membros, é discreta quase sigilosa e estimula os estudantes a se desfazerem de idéias pré-concebidas, se adapta a todas as culturas e entende o ser humano como algo em eterno desenvolvimento nunca finalizado.