Ladainha

Ladainha Bruna Beber

Resenhas - Ladainha

Rafael 03/06/2021

Ganha em estrutura
Entendi aqui o que quis a autora, e de fato expressa maturidade com a construção poética. Os surtos de consciência e a repetição por "eco" das ideias se encaixaram bem na estrutura. Porém, havia visto alguns outros poemas dela, apresentados por uma amiga, e me impactaram. Morri de vontade de devorar cada verso, mas talvez tenha escolhido o livro errado pra começar. Um bom livro, minha expectativa é que foi muito alta. Continuarei lendo a autora, buscando os versos que me chamaram a atenção.

Dani_LJI 04/07/2017

Descontraído
Não é todo mundo que gosta de ler poemas, mas eu adoro! Uma leitura despretensiosa, leve, intensa e engraçada. E encontrei todo esse conjunto ao escolher o livro Ladainha de Bruna Beber que ainda não conhecia e adorei a forma descontraída de lidar com fatos banais e torná-los poéticos.

É original, foge dos padrões mais românticos, brincando com o dia a dia, até o estado físico pessoal. Foi interessante a leitura desse livro, conhecer um lado mais irônico dessa autora que brinca com as palavras.

Leia mais em: http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/2017/06/resenha-ladainha.html#ixzz4lsNBF4po

alineaimee 16/01/2019

Ousadia e imagens
Livro mais ousado da escritora, onde ela adota uma abordagem, digamos, rimbaudiana, que abraça com força o surrealismo. É preciso estar aberto para a criação pura aqui: termos ressignificados, imagens inusitadas, associações inesperadas, e bonitas, de palavras. É se abrir para o novo e o abstrato, sem muita esperança de familiaridade. Alguns poemas, no entanto, são apenas estranhos ou insossos e facilmente esquecíveis, tornando a coletânea irregular.

Mylena136 20/09/2021

Ladainha
Este foi o segundo livro da Bruna Beber que li e fico cada vez mais certa de que sou uma apreciadora de poemas, mas não uma entendedora.
Mas sou da vertente que acredita que nem sempre o que a gente sente, a gente consegue compreender.

Daniela 05/12/2022

Encantadora de palavras
Bruna Beber é para mim, a maior poeta dessa geração. Uma escrita sensível, apurada e precisa. Comove a cada verso. Bravo!

Ana 15/08/2017

Há um tempo, eu jurava para todo mundo que eu não gostava de ler poesias. Depois eu só me dei conta que ainda não tinha encontrado o tipo de poesia certa para mim, e cheguei a essa conclusão após conhecer o trabalho do Leminski. Desde então, resolvi me aventurar um pouco mais no gênero e o faço sempre que tenho oportunidade. É uma pena que Ladainha não despertou em mim o mesmo sentimento que os livros do meu amado Paulo Leminski.

Bruna Beber é uma escritora brasileira, vencedora do 2º Prêmio QUEM Acontece na categoria revelação literária de 2008. Muitos consideram Ladainha o seu livro mais espirituoso e divertido. Em entrevista para o blog do Grupo Editorial Record, Beber afirma que a única coisa que restava para esse seu projeto era escrever livremente e ela certamente cumpriu bem tal papel.

Dividida em três partes — Vidádiva, Canseios e Meu Deos — e com poemas sem título, apenas identificados por números primos infinitos, a obra de Bruna Beber me parece mais uma bagunça que uma ladainha ("falação fastidiosa que está sempre repisando as mesmas ideias; enumeração longa e cansativa; esp. repetição monótona e tediosa de queixas e recriminações"), isso porque eu simplesmente não consegui absorver nada dessa leitura, muito menos entender.

Enquanto lia, não conseguia ver sentido em nada. Para mim, tudo não passava de um monte de palavras soltas e sem nexo. Porém, depois de ver tantas críticas positivas sobre o trabalho da autora, a única coisa que se passa na minha cabeça é que realmente Ladainha não foi escrito para mim. Provavelmente ainda não tenho maturidade literária o suficiente para entender certas coisas.

Estaria mentindo descaradamente para os leitores que acompanham o blog se eu indicasse esse livro, mas já diria minha mãe, gosto é gosto e cada um tem o seu. Quem quiser se aventurar na escrita de Bruna, que seja por sua conta e risco.

site: http://www.roendolivros.com.br/
Thais 26/07/2020minha estante
Concordo. O sentimento que dá é de "será que eu não tenho maturidade literária o suficiente pra ler esse livro? será que sou muito burra ou será que um hype e realmente não é pra ter nenhum sentido mesmo?"

Ju Duarte 01/05/2024

Um livro muito interessante. Poesia é algo muito pessoal, principalmente as sensações que elas transmitem a cada leitor.
Recomendo muito ler o posfacio do Eduardo sterzi.