Ailton Krenak

Sergio Cohn

Resenhas -

Bruno Palmeiras 05/12/2023

Krenak é maravilhoso
Krenak é maravilhoso, sempre recomendo livros sobre indígenas (e principalmente escritos por indígenas) a todos, as pessoas precisam conhecer como os indígenas enxergam o mundo totalmente diferente da sociedade ocidental que tem como objetivo principal gerar lucro acima de qualquer outra coisa, inclusive a vida de pessoas, animais e do meio ambiente.
O livro e um apanhado de diversos depoimentos e entrevistas ao longo da história deste belíssimo indígena.
Destaco o depoimento dele na assembleia nacional constituinte em 87, enfrentando políticos ditatoriais e se pintando de luto em protesto ao genocídio indígena e ao descaso do Estado com o assalto a terra dos povos originários.
Outro destaque é a introdução escrita pelo organizador do livro quando ele faz duras criticas ao governo atual à época, o PT, deixando bem claro que as conquistas de povos indígenas tem sempre que virem por lutas e jamais por bondade de algum engravatado (mesmo este sendo de algum partido mais a esquerda no espectro ideológico político do pais) que geralmente estão muito mais próximos ao agro, a garimpeiros, a madeireiros e demais grupos e empresários que destroem terras indígenas e genocidam povos. E por favor, não estou falando que os governos do PT foram piores que outros neste assunto, mas que não é nem de perto esta maravilha que uns acham.
joyce 07/12/2023minha estante
Só de lembrar desta fala dele sobre o discurso na assembleia constituinte eu me arrepio.