Einstein

Einstein David Bodanis

Resenhas -

amanda2998 03/01/2024

Einstein
O livro acompanha os principais acontecimentos da história de Einstein. Sabia das contribuições no mundo científico porém não imaginava o quanto foi difícil para ele ser aceito no mundo acadêmico e conseguir um trabalho como professor, fiquei admirada pela sua resiliência e genialidade. Porém sua persistência no final da vida foi deprimente para ele.
A leitura do livro é rápida mas termos físicos muitas vezes são difíceis de compreender. Achei que o autor foi repetitivo em alguns pontos e achei que a sua ordem cronologia foi falha.
Para quem tem curiosidade de saber da história e tentar entender os conceitos físicos que Einstein criou é um ótimo livro de início.

mariksj 19/10/2023

Fascinante!
A quantidade de vezes que tive uma crise existencial lendo esse livro foi impressionante.

não sei quem é david bodanis. nunca ouvi falar dele, mas agora tenho a maior admiração. o cara conseguiu a façanha de - não somente fazer uma biografia do einstein, mas também - fazer uma biografia de seus estudos e descobertas. alguns capítulos foram verdadeiras aulas de física e eu ainda não entendi alguns parágrafos.

saindo do aspecto do autor e indo para o conteúdo do livro...

eu sabia que einstein era um gênio, mas não sabia de tantos aspectos pessoais dele como o filho abandonado, as esposas e aventuras amorosas, sua falta de confiança na qualidade das próprias aulas, seu aperto financeiro, seu lado mais puramente humano. a parte que mais me intrigou sobre esse aspecto dele foi quando o autor falou sobre sua comparação. ele se comparava com isaac newton! dizendo que, aos vinte, newton já tinha feito a descoberta da gravidade e, na mesma idade, einstein não tinha façanha alguma.

se o einstein se comparava, quem sou eu?

ah, e os estudos dele (e outros cientistas e pesquisadores citados) foram muito incríveis. o tecido do espaço tempo, sua distorção, a expansão do universo, a relatividade...

alguns desses assuntos me fizeram passar bons minutos olhando pra parede com um tipo de medo e uma certa ansiedade misturada com uma repentina consciência do quão insignificante nós somos.

o livro foi um absurdo de caro, mas valeu a pena. recomendo demais!

Moreira 18/10/2023

Conciso, mas suficiente. Acessível, mas não tanto.
Conhecer mais sobre o nome que é quase que considerado sinônimo de inteligência e genialidade e qual a sua real influência no mundo em que vivemos era o meu objetivo ao iniciar a leitura desta obra. Neste quesito, a biografia escrita por Bodanis cumpre à risca seu papel. Sem se prolongar em detalhismos sobre sua vida particular e apresentando bons resumos sobre as descobertas científicas de Einstein, o livro é nada mais ou menos do que satisfatório, o que já era esperado para uma biografia com menos de 300 páginas.

O autor americano, graduado em física e matemática (além de história) consegue na medida do possível ?traduzir? equações e termos complexos numa linguagem quase acessível para leigos no campo da física e da astronomia. Ainda assim, é bom dizer que compreender a obra em sua totalidade não é uma tarefa fácil. Dito isto, ?a biografia de um gênio imperfeito? nos permite compreender como Einstein revolucionou nosso entendimento a respeito de campos de estudos até então tidos como estáticos, como alguém que não terminou a escola primária pôde se transformar em alguém com tamanha influência, e, para ser honesto, aponta algumas das imperfeições contidas na personalidade de uma das maiores mentes da história.

Dudyely 25/08/2023

Este é um livro para quem gosta de ciência e história. Ele é muito envolvente e explica diversas teorias de Einstein e outros cientistas da época. Recomendo a todos que queiram saber um pouco mais sobre esse gênio e o universo que nos cerca.

Gabriella256 11/04/2023

UM VERDADEIRO GÊNIO
Simplesmente incrível, uma mente brilhante que instiga qualquer um a pensar mais sobre o universo em que vivemos e como as ciências exatas msm sendo exatas estão em constante transformação, contestação e como elas são incríveis. ???

Angelo.Miguel 21/04/2021

Uma breve biografia.
Gostei bastante do livros, mas achei ele um tanto superficial em alguns aspectos. Porém vale a leitura!!!

Nilson 16/04/2020

UM GÊNIO ARROGANTE
Certamente para quem estudou fisica, matematica e outras materias afins conseguiu absorver melhor o seu conteúdo... não sou nada disso e fui movido pela curiosidade de conhecer um pouco da vida deste Gênio que é referenciado ate hoje como o pai da RELATIVIDADE que o consagrou em 1915 com o estudo concluido
Da relatividade geral simbolizada como G=T sendo uma das mais impressionantes descobertas dos tempos modernos. Isso catapultou seu nome no meio cientifico. Na vida pessoal os louros do sucesso acabaram com dois casamentos. inumeras amantes , ricas viuvas, casadas que queriam estar intimamente ligadas ao grande astro mundial. Sua teimosia e arrogância redundou em acachapante derrota para os defensores da teoria da "mecânica quântica " que ele refutava com veemência. Foi praticamente abandonado por colegas cientistas , mas referenciado e admirado por acadêmicos que o assediavam. Morreu aos 75 anos, mas deixou um legado para a humanidade.
Recomendo a leitura.