Lourdes

Lourdes Émile Zola

Resenhas - Lourdes

Aécio de Paula 16/11/2020

Lourdes - Émile Zola
Livro publicado em 1884, do escritor francês Emile Zola. Muito difícil de encontrar em português. Achei em uma tradução da editora Guimarães.
O padre Pedro, sem mais acreditar em Deus, sustenta a batina apenas para ajudar os pobres. Mas a fé e o temor em Deus já morrera em si. Portanto, parte com os doentes, em um trem lotado, rumo a Londres para tentar ressuscitar a sua fé já perdida e fazer reflexões sobre a vida espiritual. Ele acompanha uma jovem aleijada e cadeirante, Maria, que é para ele um antigo amor de infância. Mas se decepciona em Londres, outra vez. Ele encontra charlatões da fé, a corrupção, e a cura negociada e vendida.

Para escrever esse livo, Zola, que é ateu, foi a Londres. E viu todo o esplendor espiritual dado a santa Bernadete. No meio dos doentes, participou das peregrinações e assistiu as supostas curas. É por isso que nesse livro Zola é o Padre Pedro. Ele quer acreditar em tudo aquilo e se converter, mas não consegue. O escritor também conta resumidamente a biografia da santa de Londres, Bernadete. Ele afirma que as suas visões eram alucinações e mostra como a religiosa era usada como um produto para enriquecer o clero. Ou seja, um ataque a igreja católica. Esse livro tem uma escrita fácil e leve. É fascinante, lindo, reflexivo. É considerado um best seller do escritor. Pena que no Brasil é desconhecido.