O Diabo na História

O Diabo na História Vladimir Tismaneanu

Resenhas - O Diabo na História

Ezequiel.Soares 23/12/2023

O DIABO NAS IDEOLOGIAS POLITICAS
Uma obra extraordinária. O autor coloca lado a lado os dois regimes mais terriveis de todos os tempos, e começa a disseca-los, se utilizando sobretudo de um contexto histórico para enfim mostrar suas semelhanças, que são incontáveis. Uma leitura muito envolvente e esclarecedora. que desmascara a suposta oposição entre os mesmos e desmancha a ideia de que nazismo é de direita.
o mal que as ideologias politicas podem causar ao ser humano é terrivelmente explanadas n neste livro de forma clara, precisa e cabulosa.

Lucas 01/08/2023

Uma análise do século do terror
"Dezenas de milhares de mortos, a memória das cercas de arame farpado e das câmaras de gás, assim como um sentimento de tragédia insuportável são os principais legados deixados pelas promessas ideológicas temerárias do século XX de construir a Cidade de Deus, aqui e agora".

O livro aborda as semelhanças dos movimentos totalitários soviético, nazista, fascista e comunista em países como Romênia ou Checoslováquia, que em seu cerne possuem os mesmos princípios (símbolos, um líder e o desejo de transformar o mundo). Além disso, o autor comenta um pouco sobre a filosofia marxista e sua prepotência e arrogância monumental (agravada por Lênin) ao dizer-se a solução para o problema da sociedade, apresentando-se como o fim da história, rumo ao qual a classe trabalhadora deve marchar por intermédio do partido.

O único ponto negativo são os diversos erros de digitação contidos ao longo das páginas, o que não torna a obra menos valiosa.

Leitura fundamental.

Giovane 20/12/2022

O Diabo na História

O Autor vem nos mostrar que Fascismo e Comunismo é a exata expressão do Capeta na história, que a barbárie e a maldade perpetrada nestes regimes chegou a um nível nunca antes vistos.
"Nemhum século testemunhou e documentou tanto sofrimento atroz, ódio organizado e violência devadtadora como no século XX".
Parafraseando Dandiner o autor chama o comunismo e o nacional socialismo "Nazismo" , de gêmeos do terror e "cada experimento totalitário teve seus atributos irredutíveis,mas compartilha algumas fobias (Wladimir).
Há muito em Comum entre a União Soviética e a Alemanha, muitos tendem a colocar os sovieticos em espectros opostos aos alemães por ter entrado em conflito , os sovieticos a esquerda e o Nazismo a direita, o que demonstra ignorância absurda ou pura canalhice, não é porque dois cães de raça brigam pelo mesmo osso que automaticamente duvidamos da diferença de ambos, o próprio Hitler confirma sua semelhança: " Aprendi muito com o marxismo,como não hesito em reconhecer. Não quero dizer com a sua doutrina social enfadonha ou com a concepção materialista da história [...] e assim por diante. Mas aprendi com seus métodos. A diferença entre eles é mim é que pus realmente em prática o que esses vendedores ambulantes e mata-borrões começaram timidamente. O Nacional socialismo é o que o marxismo poderia ter sido, se tivesse rompido suas ligações absurdas e artificiais com a ordem democrática ".
Este estudo nos alerta e nos faz tentar entender o nosso tempo, os regimes totalitários , engana-se quem pensa que esses regimes foram extirpados , sepultado, pois que fique bem claro que o "Diabo, Nunca Morre", ideias como as de Lênin estão bem vivas na mente de muita gente que em nome do "bem" está disposto as piores maldades , comunismo e Fascismo são faces das mesmas pessoas .
Hitler e Stalin por pura ideologia teve o "Espírito da torre de Babel", O homem em rebeldia com o criador tentando criar um mundo elevadíssimo por si mesmo.
Apesar de não ser anti-religião esses regimes totalitários via suas ideologias como o próprio evangelho e seus líderes como enviados pelo seu deus , no caso Karl Marx.
Quem os desrespeitassem seriam os "ereges" e seriam levados não para a fogueira mas para os campos de concentração.
" O Nazismo tinha seus Messias (Hitler). seu livro sagrado (Mein Kampf), sua cruz ( suástica), procissões religiosas ( o comício de Nuremberg), elite ungida ( SS) , seus hinos ( Horst Wessel), excomunhão para os eréticos( campo de concentração), seus demônios ( judeus ), sua promessa de milênio ( O reich de mil anos, e sua terra prometida ( o oriente) . Assim tanto o stalinismo como o Nazismo eram civilizações revolucionárias radicais, que visavam " o estabelecimento de uma modernidade não-liberal , alternativa, pela instrumentalização da religiao política que estava em seu cerne."
" O caminho para o inferno comunista já estava pavimentado com boas intenções ". Tony Judy.

Marcella.Pimenta 04/09/2022

O totalitarismo cria um novo mundo e um novo homem
Não é um livro fácil, porque mistura teoria e história, e requer muita atenção, fica entediante às vezes, mas, como diz o subtítulo, traz lições importantes.

O autor fala pouco sobre nazismo, um pouco mais sobre fascismo e se concentra em vertentes do comunismo (marxismo, leninismo e stalinismo).

Tem-se algumas semelhanças, a exemplo do caráter anti-liberal destas ideologias, e diferenças, como a idolatria a uma figura (Hitler e Mussolini) ou ao partido.

Além disso, Tismaneanu aborda os desafios da "reconstrução" da Rússia com Gorbachev após o fim da União Soviética.

Entendo que a mensagem principal é nos mostrar que por trás da promessa de transformação do mundo está a mudança no homem. As noções de moralidade, democracia e até a verdade estão à serviço do partido, da ideologia, que assume a forma de religião política. O homem precisa abandonar sua "concepção burguesa" da vida e abraçar a causa revolucionária.

"Sim, terei de considerar preto algo que senti e considerei que é branco, já que, fora do partido, fora do acordo com ele, não há nenhuma vida para mim", disse o ex-secretário do Comitê Central Yuri Piatakov.

Joaozinho, Artista 22/03/2022

Lições Totalitárias
O livro fala sobre como os três regimes genocidas que comandavam a Europa durante o século XX, Nazismo, Fascismo e Comunismo tem a mesma origem e os mesmos fins, mesmo divergindo na forma de agir. O autor ainda aborda como era o controle do regime comunista no leste europeu com Lenin e como se sucedeu com o abandono da teoria de Lenin e a abertura de um novo comunismo na europa e no restante do mundo mesclando a ideologia com o liberalismo?

Valeria.Pinheiro 04/08/2021

Não é um livro de leitura fácil, dos que li até agora sobre o assunto, talvez, o mais difícil. Mas, sem dúvidas excelente. A principal lição que podemos tirar do livro e do século XX, como disse o autor: é que ?nenhum compromisso ideológico deveria prevalecer sobre a santidade da vida humana e que nenhum partido, movimento ou líder têm o direito de ditar que seus seguidores renunciem às próprias faculdades críticas para abraçarem uma visão ilusória e auto-centrada de felicidade obrigatória.?
Fabio.Rodrigues 07/10/2021minha estante
Este site é inútil.
Nunca ví um link de download habilitado.

LUCAS JFB 06/04/2021

Uma obra magna. O autor coloca lado a lado os dois regimes coletivistas mais polêmicos dos últimos séculos e começa a disseca-los, se utilizando sobretudo de um contexto histórico para enfim mostrar suas semelhanças, que são incontáveis.
Uma leitura muito envolvente e esclarecedora.

?A relação dialética entre o comunismo e o fascismo está no centro das tragédias do século?
- François Furet