Os meninos que enganavam os nazis

Os meninos que enganavam os nazis Joseph Joffo

Resenhas - Os Meninos Que Enganavam Nazistas

galaxnity 13/06/2024

Inesquecivel
Este livro nos mostra a segunda guerra na visão de um judeu, que foi perseguido, que teve que enfrentar diversas tribulações. Foi muito inspirador ler esse livro, confesso que sabia o básico sobre a segunda guerra na visão dos judeus, então ler esse livro me ajudou muito a entender melhor os fatos, descobri coisas novas. Chorei muito também enquanto lia, a guerra foi horrível, simplesmente me pergunto como o ser humano teve capacidade de ter feito aquelas atrocidades... Mas enfim, super recomendo o livro, ele é impressionante, é uma leitura fácil e que te prende na história do primeiro até o ultimo momento.

Menina Ciria 12/06/2024

Um super livro, uma super história! Dois meninos que viveram aventuras pelas estradas e cidades da França em plena guerra. Resistiram aos soldados nazistas e sobreviveram a guerra. O tempo todo eles mentem dizendo que não são judeus. Eu me questionei isso durante a leitura, pois sei que tristemente e de forma desumana milhares de judeus foram mortos por serem judeus. Mas no final eu entendi o autor, para ele mais vale um judeu mentiroso vivo do que um judeu íntegro morto. Não sei comentar sobre isso. Ainda estou pensativa sobre tudo.

Mcavoy 23/05/2024

Triste
Li para um trabalho de escola, mas por incrível que pareça eu gostei e me cativou desde o começo, terminei tão triste por conta do final mas eu amei.

T.W. 20/05/2024

?? Joseph Joffo, sou judeu.?
O livro é incrível, e proporciona uma visão pessoal de como os acontecimentos ocorreram no período marcado pela Segunda Guerra Mundial.

É uma história real narrada pelo filho mais novo da família Joffo, sendo assim, a narrativa é voltada à família, que é judia, e às dificuldades enfrentadas pela mesma para se manter unida em um tempo onde judeus são perseguidos.

O livro começa a partir da primeira "fuga" dos irmãos ? Joseph e Maurice. É emocionante acompanhar e ver como dois meninos tiveram que se desfazer de suas infâncias tão cedo para sobreviver.

? Este livro contém fortes doses de: alegria, tristeza, angústia e, por fim, esperança. ?

É isso! ??

laisyyy 09/05/2024

Os Meninos que Engavam Nazistas
O livro é um ótimo relato e é muito bom para estudo, a escrita é boa, não achei nem um pouco cansativo. A única coisa que me fez um pouco de falta foi as datas, o livro não tem a data no começo dos capítulos oq me fez me perder um pouco no tempo, mas fora isso é ótimo, tbm adorei as notas do autor no fim do livro! Trazem mais respostas e aprendizagem para o leitor.

AntAnio130 08/05/2024

Os Meninos que Enganavam Nazistas é um romance emocionante que retrata a coragem e a determinação de duas crianças durante a ocupação nazista na França. Baseado em fatos reais, o livro segue a história de um grupo de jovens que se unem para resistir à opressão nazista, usando sua inteligência e criatividade para sobreviver e ajudar outros. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, a obra destaca o poder da amizade e da esperança em tempos sombrios.

Kevin Martins 06/05/2024

Quase não terminei de ler.
Sei que o livro é uma história real, então não tinha como deixar as coisas mais emocionantes, mas dava para contar a história sem deixar nada para trás em 150 páginas.
Livro extremamente lento.

Giugyd 30/04/2024

Os meninos que enganavam nazistas
Não estava colocando muitas expectativas sobre esse livro, porque admito que me faltou motivação para ler e que o começo não me prendeu tanto.
Mas conforme eu fui lendo mais, a história passou a correr na minha cabeça e eu fui gostando da narrativa.
No fim, acabei adorando o livro... Saber que tudo isso foi real, que é como uma autobiografia do autor, faz tudo ganhar ainda mais peso. Joseph (e Maurice também, assim como milhares de outras crianças) era só uma criança que foi forçada a amadurecer por causa da maldita guerra, perdeu o direito de viver uma infância tranquila assim como perdeu sua liberdade graças aos nazistas. Esse livro consegue trazer muito bem a realidade da guerra: as fugas constantes, os problemas de fome, o medo sempre presente, o amanhã imprevisível, a habilidade de se reinventar em meio ao caos para sobreviver, perseguição, injustiças, a situação das famílias... Sinceramente não sei como Joseph Joffo conseguiu passar por tudo isso e ainda contar sobre nesse precioso livro. Eu o admiro muito.
E claro, recomendo a leitura da obra para uma experiência profunda descobrindo a realidade de franceses nos anos de 1943.

Fernando.Subra insta: @fsubra 23/04/2024

Os meninos que enganavam nazistas
Joseph e Maurice, dois irmãos de 10 e 12 anos respectivamente, vivem tranquilo na França da década de 40 até o dia que o exército nazista invade a França e os transforma em perseguidos de guerra pelo simples fato de serem judeus.
Desesperados com a possibilidade de perder seus filhos para a máquina de guerra nazista, seus pais combinam de mandá-los embora numa fuga onde somente eles poderiam fazer, para isso, com grande pesar, eles se despendem de seus filhos, porém não antes de treiná-los ao que poderia vir acontecer.
Seu pai pergunta várias vezes para eles em voz alta se eles são judeus, quando negado, um tapa brutal em sua face é desferido e logo seu filho mais velho compreende que era exatamente isso que iria ocorrer em sua trajetória, não importa o custo, eles teriam que negar até o fim sua origem étnica. Uma história comovente de fuga, inocência, perseguição e liberade que merece ser lida.

Breno344 17/04/2024

Um dos melhores que já li ( com essa temática). O fato de ser uma história verídicas e que se passa com duas crianças,deixa toda leitura mais intensa, a história se ocorre no ano de 1941, no momento mais rígido da ocupação na França, e demonstra um pouco dos horrores proporcionados pela guerra.
O livro narra uma verdadeira odisseia dos irmãos Joffo's pela sobrevivência.
- A obra traz personagens cativantes, momentos de tensão ( o hotel Excelsior, traz um capítulo inteiro da mais alta agonia) momentos de alívio e alegria.
É uma leitura simples e atrativa. u
Uma excelente opção para uma leitura de final de semana.

Wania Cris 13/04/2024

A destruição da infância...
Pra mim a parte mais triste é quando Joseph conta quando se deu conta de que não era mais criança. Isso não se deu da forma como rotineiramente as pessoas amadurecem. Ele teve que deixar de ser criança para sobreviver. Triste demais. Mais triste ainda foram tantas outras crianças que não tiveram a chance de amadurecer...