Tudo Pela Graça

Tudo Pela Graça C. H. Spurgeon

Resenhas - Tudo Pela Graça

Denise Regli 21/03/2024

Spurgeon sempre é uma ótima opção de leitura, ele tem uma habilidade incrível de escrever pra gente mesmo, e como se estive na mesma sala batendo um papo. E esse em especial falando sobre a graça de Deus toca lá no fundo da alma. Simplesmente leiam e ouçam a voz de Deus através dessa obra linda.

Cleciano.Souza 31/07/2023

Com certeza vou presentear algum amigo ímpio com esse livro, é incrível como Spurgeon escreve esse livro de forma direta ao Leitor, é como se estivesse sentado à mesa com aquele que ler, e nunca, NUNCA vi alguém falar da graça de forma tão maravilhosa, sério, não é atoa que é o príncipe dos pregadores.

Tiffanipompeu 15/02/2021

O príncipe dos pregadores, Charles Spurgeon, de forma simplificada mostra os parâmetros da graça e como ela é o maior tesouro em nossas vidas.

FLemos 10/11/2020

Há quase 150 anos convertendo almas e abalando corações de crentes
Mesmo após minha conversão, houve momentos em que alguns sermões ou livros do Spurgeon falaram tão alto ao meu coração que digo que, se eu ainda não tivesse sido convertido, aceitaria Jesus ali naquela hora. Esse livro é um destes textos.
Esta obra clássica de Spurgeon tem a fama merecida. Ele utiliza os dois primeiros capítulos para conversar com o leitor sobre as incessantes orações a Deus para que as páginas seguintes cumpram seu propósito: converter almas a Jesus Cristo.
Durante todo o livro o foco é somente um: apresentar a salvação pela Graça mediante a fé a todos, sejam pecadores pequenos, grandes, obstinados, religiosos, pessoas já convertidas, crentes desanimados, desviados, os que se acham justos ou os que têm medo de cair da fé.
Capítulo após capítulo o Spurgeon utiliza uma linguagem muito pessoal, como se estivesse conversando ao seu lado, lhe mostrando as misericórdias de Deus e a grande obra de Jesus Cristo na Cruz e o operar do Espírito Santo no coração arrependido. Outra característica muito presente, que é comum aos escritos dele, são as incessantes metáforas e figuras utilizadas, sendo que inclusive há um capítulo dedicado somente a isto, o capítulo 9 – Como a fé pode ser ilustrada?
Um pequeno problema que sempre achei com esse livro é que ele não tem uma linha de raciocínio definida. Apesar dos primeiros capítulos irem direto ao ponto, a grande maioria dos capítulos parecem ser artigos em separado, sem uma linha lógica de pensamento e transições claras entre os assuntos. Te digo que nos primeiros 6 capítulos (de 20) ele já passa a mensagem central do evangelho, mas vai voltando e explorando temas basilares à nossa fé. Conteúdos valiosíssimos também, mas do jeito que foram colocados, podem se tornar cansativos.
Uma ressalva sobre o público alvo: acho que pessoas que nunca pisaram numa igreja terão dificuldades em acompanhar, pois a linguagem pressupõe que se tenha alguns conceitos claros e até um certo entendimento do panorama da Salvação. Um assunto que ele não toca, por exemplo, é sobre a Queda do homem e uma clara definição do que é Graça.
Por outro lado, a linguagem fala muito bem a corações adormecidos que estão na igreja. Para aqueles que passaram anos adormecidos na igreja, nasceram ouvindo a mensagem, mas nunca foram despertados, Spurgeon lança mensagens muito diretas e fala de uma forma como raramente se vê em púlpitos. Ele difere muito o mero “conhecimento” do evangelho, aqueles que querem se salvar por obras, ou que acham que ainda precisam fazer algo pra terem um real encontro com Deus, dos que realmente entendem que a Salvação vem pela Graça, e Jesus já fez tudo, temos que aceitar com fé. Não há pelo que esperar, aceite e seja salvo! Conheço nascidos na igreja que Deus utilizou esse livro para abrir seus olhos, e leva-los à conversão.
Por fim, fica claro que Spurgeon segue os 5 pontos do calvinismo (sendo um calvinista bem convincente na verdade). Com exceção da segurança da salvação nos últimos capítulos, ele não explora os pontos a fundo. Mas acredito que vá incomodar somente os mais sensíveis arminianos.
Caso queira somente dar uma olhada no livro antes de comprar, por ser domínio público ele está disponível gratuitamente no link abaixo:
Se quiser ver mais resenhas como esta, acesse meu Instagram: instagram.com/lemosecremos

site: instagram.com/lemosecremos

Miguel Muniz 14/04/2020

Simples e certeiro
Na simplicidade e maneira de expor o evangelho de forma límpida, Spurgeon demonstra todos os passos para o incrédulo encontrar salvação.
Bom livro. Ótimo para ímpios.