Fundamentos da Clínica Psicanalítica

Fundamentos da Clínica Psicanalítica Sigmund Freud

Resenhas - Fundamentos da Clínica Psicanalítica

elieltoncastr_ 24/04/2024

Um livro que deve permanecer ao alcance da mão de qualquer um que possuir interesse seja na teoria ou na prática psicanalítica! São textos muito ricos, sobrerudo para a prática clínica. No entanto, o que (talvez, ironicamente) de fato me surpreendeu foi "A questão da análise leiga", onde consegui enxergar uma veia mais literária na escrita de Freud. Belíssimo.

Ana Zarcachuk 10/03/2024

Um pouco de psicanálise.
É complexo mas estamos falando de psicanálise então, no meu ponto de vista, tudo acaba sendo meio complexo nesta linha de pensamento mas indico muito para quem quer se aprofundar nos estudos da psicanálise.

Maria17641 27/01/2024

Como funciona a clínica psicanalítica?
Devido o percurso em psicanálise, esse foi o primeiro livro de Freud que eu finalizei. Julgo ser importante demais pra conhecer os conceitos básicos da clínica. Amei!

skcloudity 22/09/2023

Essencial
Obra de referência nos textos de Sigmund Freud. Essencial para todos os estudantes da psicanálise, seja de qual escola for.

Alice 19/09/2023

Clínica psicanalítica
Sexto volume da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud traz material inédito em português e que não faz parte da edição alemã das Gesammelte WerkeQuais os fundamentos da clínica psicanalítica? O que separa a Psicanálise de outras práticas de cuidado, como o tratamento medicinal, as diversas psicoterapias ou as curas religiosas? A resposta mais direta a essas questões não se esgota em aspectos teóricos; ao contrário, remete-nos ao domínio da prática analítica, relativo ao método e à técnica, assim como à dimensão ética que dali se depreende. Os textos aqui reunidos constituem o essencial dos escritos freudianos sobre o método e a técnica, em sua constituição, em sua história e em seus desdobramentos. Nos quase 50 anos de reflexão sobre a clínica que este volume recobre, Freud abordou temáticas que vão desde a associação livre e a atenção equiflutuante, a transferência e a repetição, até a formação do analista, o início e o final de uma análise, passando ainda pela interpretação e pelas construções, entre tantas outras.

Kah 10/08/2023

Melhor tradução das obras de Freud
A tradução de Freud ? autor tão multifacetado ? deve ser encarada de forma complexa. Sua tradução não envolve somente o conhecimento das duas línguas e de uma boa técnica de tradução. Do texto de Freud se traduz também o substrato teórico que sustenta uma prática clínica amparada nas capacidades transformadoras da palavra. A questão é que, na estilística de Freud e nas suas opções de vocabulário, via de regra, forma e conteúdo confluem. É fundamental, portanto, proceder à ?escuta do texto? para que alguém possa desse autor se tornar ?intérprete?.

Jacqueline Marinzeck 03/08/2023

Ótimo
Textos indispensáveis e clássicos de Freud em ordem cronológica, com uma ponte entre os conteúdos.
Não tem como não ler. Fácil compreensão, mas exige um pouco mais de conhecimento da metapsicologia.

Vênus_Alice 03/06/2023

Fundamentos da Clínica Psicanalítica
É um livro de cabeceira para quem estuda e clínica, principalmente com ênfase na psicanálise.
Aqui o Freud vai abordando as características da psicanálise, seus pilares básicos, os enfrentamos e questões muito pertinentes na clínica do cotidiano.
Acho incrível as metáforas, exemplos e forma poética que ele abordar assuntos tão importantes. Esse homem tem muito a minha admiração.
Flávia Menezes 03/06/2023minha estante
Gostei da sua resenha, Alice! Me deixou curiosa para ler. ??

Vênus_Alice 03/06/2023minha estante
Que bom saber! Vale a pena se tiver curiosidade sobre a área

Flávia Menezes 03/06/2023minha estante
Ah mas não é curiosidade na área não. Eu sou psicóloga. Mas não lembro de ter lido esse. ??

Vênus_Alice 04/06/2023minha estante
Sério? Estou formando esse ano, que legal saber disso! É psicanalista?

Flávia Menezes 04/06/2023minha estante
Então você está no ano da correria? TCC?relatórios finais de estágio? Uma loucura essa fase, mas tão cheia de coisas boas!
Então, minha abordagem é a fenomenologia, mas tive que usar a psicanálise para concluir a minha monografia da pós? Acho que nunca fugimos do titio Freud. ?

Vênus_Alice 04/06/2023minha estante
kkk concordo, é difícil fugir dele. Até então a psicanálise está me puxando kkk
esse ano está uma correria, mas o aprendizado está o mais proveitoso, está valendo muito a pena

elske 28/01/2023

Uma coletânea de textos de Freud sobre questões fundamentais da psicanálise, em que o autor propõe perguntas e busca respostas sobre temas como a transferência, a etiologia das neuroses, a estrutura do aparelho psíquico, o recalque, a repetição, e o que é um tratamento psicanalítico afinal, qual a formação necessária para exercê-lo, e se ele é mesmo sem fim. Leitura essencial e esclarecedora, que faz parte de uma coleção ótima (Obras incompletas de Sigmund Freud), brasileira e traduzida diretamente do alemão, com notas e explicações relevantes.

Sofista 18/01/2022

Freud não é imparcial em questões de sexualidade individual, caso você seja homofóbico, não leia. Ótimo livro.

Bianckah 30/04/2021

Freud é Freud
Freud era um excelente escritor e sabia expressar com clareza suas explanações sobre a Psicanálise é uma série de artigos e escritos produzidos ao longo da sua vida.

gabag 06/03/2021

um livro importantissimo no meu percurso, que de forma simples e didática nos leva ao início da i clínica e os mostra desdobramentos da mesma. nessa série de livros, a editora autêntica trás as obras incompletas de freud compilando textos em seus nichos, formando um valiosíssimo conteúdo.

esse volume contém textos que considero "basilares" e alguns muito esclarecedores acerca de questões que não tinha conhecimento, não entendia direito ou só uma leitura valiosíssima ingressando nos estudos ouvia falar e não sabia onde estava em escrito. para quem está em psicanálise (assim como eu).

*meia estrela tirada em decorrência da repetição massiva de alguns conteudos, logo tornando a leitura bem mais densa que o comum entendo que são para fins de melhor entendimento e aprendizado, no entanto, se posso falar da minha experiência, e algumas vezes esses pontos transformaram a leitura um pouco enfadonha mas não prejudicaram o todo.

Lucas 05/11/2020

Excelente
Uma das melhores traduções do texto freudiano. Textos excelentes com comentários após que ajudam a entender o contexto histórico.

Canuto 14/07/2020

Excelente
Livro importante para todos aqueles que têm interesse em conhecer a evolução da clínica psicanalítica freudiana. A coleção Obras Incompletas de Freud da editora Autêntica está de parabéns. A tradução ajuda bastante, assim como as notas, as explicações sobre o contexto de cada texto, tudo isso contribui para uma excelente experiência de leitura e de estudo.

Bárbara 05/11/2019

Uma abordagem dos textos de Freud que faz toda a diferença
Estou apaixonada por esta coleção, que vem sendo construída com tanto cuidado. Ela é traduzida diretamente do alemão por psicanalistas e para psicanalistas, procurando portanto resolver impasses tradutivos privilegiando seus usos na psicanálise, e contém notas explicativas ao final de cada texto. O nome "Obras Incompletas" evidencia que a intenção dela não é se fazer um compêndio completo - até porque muitas "Obras Completas" não estão completas coisa nenhuma - mas organizar os textos de Freud em volumes separados por TEMAS! Uma abordagem original que nos permite acompanhar cronologicamente a evolução de cada conceito em psicanálise. Com essa didática organização por temas, em que cada volume contém textos em ordem cronológica, com notas explicativas ao fim de cada texto, o leitor de Freud não se sente sozinho em sua travessia, mas amparado pelos hábeis tradutores e transmissores da psicanálise. E esse volume - Fundamentos da Clínica - é um dos mais importantes, na minha opinião. Contém textos mais práticos e portanto de mais fácil assimilação, que recomendo inclusive para terapeutas não-psicanalistas.