Ethan Frome

Ethan Frome Edith Wharton

Resenhas - Ethan Frome

Hugo Sales 11/12/2023

Triste
Um relato até breve sobre a solidão de viver com alguém que não se ama. Sobre descobrir o amor em outra pessoa mesmo estando atado aos seus compromissos. Sobre culpa. Edith Wharton criou uma obra, eu diria, atemporal sobre as relações humanas.

Monica 29/03/2021

Uau, que livro. Eu não sabia muita coisa sobre o livro quando comecei a ler, fui completamente surpreendida pela história. Mesmo sendo um romance mais triste virou um dos meus favoritos.

Penalux 09/11/2017

Ethan Frome
Ethan Frome é um livro que relata as nuances e sensibilidades de uma história de amor. A obra conta a vida de Ethan, homem casado com Zeena, mas que tem sua vida rotineira balançada com a chegada de Mattie, prima de sua esposa.
O casal Zeena e Ethan vive um casamento de conveniência, onde os sentimentos afetivos são inexistentes. A união é mantida pelo hábito e pela dificuldade de mudar uma vida já estruturada em torno do casamento.
A história tem início com a chegada do narrador na cidade de StarkField local onde a história se passa. Lá os invernos são rigorosos, e o cenário é descrito impecavelmente por meio de uma adjetivação simples e bem colocada. É comum deparar-se com nomes de árvores que caracterizam o território e dão um toque gostoso à leitura.
O narrador conhece Ethan Frome e assusta-se pela sua aparência de homem sofrido. Este semblante, porém, que parece refletir um dilacerante sofrimento interno, atiça a curiosidade do recém-chegado à cidade. Após alguns acontecimentos, o narrador começa a conhecer a história de Ethan
No desenrolar da trama o leitor saberá do envolvimento afetivo entre Ethan e Mattie, por meio de uma descrição delicada que demonstra uma real compreensão sobre a essência do amor. Embora o assunto romântico seja demasiadamente explorado por outros escritores, a autora não cai em um lugar comum; pelo contrário. É justamente nas cenas mais simples que ela encontra a fonte para relatar uma profunda identificação de almas entre Mattie e Ethan.
A obra se destaca pela delicadeza com que as emoções e percepções são tecidas através de uma aquarela de palavras, que juntas entoam uma melodia profunda do significado do amor; e também; às vezes da fatalidade com que a vida sentencia o livre-arbítrio das pessoas, conduzindo-os a uma vida de desesperança e sofrimentos.

site: http://rascunho.com.br/as-ruinas-de-um-homem/
Penalux 24/12/2018minha estante
Mais uma resenha, que saiu no importante Jornal Rascunho:

Camila Justi | @JustiBooks 14/08/2017

Clássico
Este livro conta a história de Ethan Frome. Um homem calado, cansado e amargurado. Morador de Starkfield, vive de sua fazenda e do moinho onde trabalha pesado dia e noite por longos anos. Seu pai e sua mãe haviam ficado doentes e com isso todo o dinheiro se esvaiu e acabaram morrendo. Sua esposa Zeena, sempre foi muito gastadora com remédios e médicos e estava sempre doente.
??
Sua vida se resumia a trabalhar e cuidar da esposa, que mal lhe dirigia a palavra, sempre mau-humorada e taciturna. Quando a prima de Zeena, a jovem e encantadora Mattie veio morar com eles para ajudá-la nos afazeres da casa, Ethan acabou se encantando com a moça, mas sem demonstrar por pelo menos um ano.
Chegou ao ponto em que ele sonhava como seria a vida deles se não tivesse a esposa para atrapalhar, e aparentemente a moça, apesar de ser muito discreta, também possuía sentimentos para com ele.
??
?Não tem como contar mais sem dar spoiler por ser um livro curto com menos de 200 páginas. É um romance clássico escritor há muitas décadas e traduzido e lançado no Brasil este ano pela Editora Penalux. Vocabulário e introdução um pouco complexos, mas quando o leitor entra na história tudo flui rapidamente e o final é bem diferente do que eu esperava!!!

Penalux 24/12/2018minha estante
No jornal de literatura mais importante do país também saiu uma resenha do crítico Clayton de Souza: