Testemunha ocular

Testemunha ocular Peter Burke

Resenhas - Testemunha ocular

Isabela.Pery 16/11/2023

Tive que ler para um trabalho da faculdade mas acabei gostando e achando realmente interessante. A escrita do Burke não é cansativa, pelo contrário.

rayssagurjao 30/06/2021

Um livro muito fundamentado
O livro testemunha ocular, escrito por Peter Burke é muito bem fundamentado e apresenta como as imagens foram, são ou podem ser utilizadas como evidência histórica. São 11 capítulos possíveis de observar e compreender as formas de interpretar e utilizar imagens desde as filmicas até os retratos.

Icaro 13/08/2020

Ótima introdução ao assunto
O historiador Peter Burke, com toda sua erudição e domínio dos temas, realiza aqui um trabalho de alta qualidade para aqueles que estão iniciando seus estudos em História da Arte, ou para quem tem interesse em conhecer a área.
Seu propósito aqui é realizar a defesa do uso de imagens, sejam pinturas, filmes, fotos e etc., por historiadores ao percorrerem os caminhos do passado em suas pesquisas. Burke não só demonstra os benefícios que o uso das imagens nos trás em matéria de historicidade mas também nos aponta para os principais problemas que possam surgir nesses estudos.
Um livro que conta com uma escrita bastante fluida e traz questionamentos muito pertinentes. Extremamente recomendável!

Alipio 05/06/2020

A importância da Icnografia
Em testemunha ocular, Peter Burker, especialista em história cultural, evidencia a importância dos documentos icnográficos no processo de pesquisas históricas.
Burker tem como objetivo de apresentar-nos nesta obra, que as imagens são importantes evidências históricas, tanto quanto aos textos e testemunhos orais, haja vista, elas registram atos de testemunha ocular.
Ler nas entrelinhas de uma imagem, entender significados ocultos, ausências e contextos específicos são algumas as questões essenciais levantadas.

#livros.historia