Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 Pelo Rock

Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 Pelo Rock Lobão

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 Pelo Rock

leoregis 25/07/2017

interessante mas...
Se você já leu a biografia do Lobão este livro vai parecer mais do mesmo. Gosto do tema abordado, mas fica repetitivo. Mas se você não leu, vai achar interessante. Outra coisa que atrapalha um pouco é o ego do Lobão, que se dá uma importância meio exagerada na história contada e expõe suas paranóias e picuinhas com algumas pessoas. Na biografia dele achei válido, mas aqui acho que ele deveria ter sido mais impessoal.
Rodrigo Rezende 16/02/2023minha estante
Perfeita sua resenha!
Também percebi a mesma coisa, ele parece que dá mais atenção a política do que ao Rock. Essa birra contra a esquerda e a MPB fica muito evidente, bem quinta série mesmo. Acho que a palavra esquerda aparece mais no livro do que a palavra Rock.
Mas um livro produzido por Leandro Narloch e a turma do Brasil Paralelo não poderia ser diferente.
Acho que um dia o Lobão se arrependerá de ter dito muitas coisas nesse livro.

Edu Carvalho 31/03/2024minha estante
Estou em 23% dele e tenho o mesmo "incômodo" kkkk só que estou tentando deixar meus "achismos" de lado, para entrar nos "achismos" dele pra leitura não ficar "rançosa". É bom lermos coisas de gente que pensa o contrário de nós de vez em quando, mesmo que seja o Lobão kkkk

Daniel.Freitas 18/06/2021

460 páginas que passam muito rápido
Achei o livro excelente, ótimo, soberbo. Cheio de polêmicas, escândalos, prisões,muito rock. Recomendo.

Henrique 21/08/2017

Rancor
Lobão libera todo seu rancor contra a classe musical brasileira dos anos 80.
Para o autor, só o que ele gosta é considerado bom, o restante é uma porcaria.
Não é um guia dos anos 80 pelo rock, é sim uma autobiografia (mais uma), uma egotrip e a forma dele expressar sua obsessão por Chico Buarque.
Lamentável.

Ana Paula 21/09/2017

Uma volta ao passado com um novo olhar
Ler esse livro foi para mim a incrível experiência de dar uma volta ao passado porém com um novo olhar. Eu vivi os anos 80 com a igenuidade dos meus 15 anos. As referências musicais me brindaram com uma viagem de flashbacks que há muito estavam adormecidos no quarto fechado da saudade. Porém foi interessante aprender com Lobão a realidade crua de situações sequer imaginadas por aqueles que éramos: apenas uma juventude louca pelo rock nacional. Obrigada Lobão! Um livro bem escrito. Devorei-o em 3 dias. Cantei muito. Ri muito. Aprendi bastante. Me idignei com alguns fatos. Fui apresentada a músicas inéditas (para mim). E fiquei ainda mais sua fã.

Cleber 14/01/2022

Puro Desapontamento
Ótimo livro para peso de porta, como todo guia politicamente correto escrito por Leandro Narloch ou um livro qualquer de Rodrigo Contantino. Lobão além de ser chato (e não polêmico) mostra seu egocentrismo, sua arrogância, e seu ressentimento com os membros da MPB. Esperava um livro alegre, mas na realidade só Detração. Joguei meu dinheiro fora comprando esta bela porcaria.

Thiaguinho547 29/10/2020

Não é lá essas coisas todas
Lobão fala muito de si e acaba esquecendo de falar do rock.
Também deveria esquecer Caetano, Gil e Chico e falar de rock.
Enfim, em partes a leitura fica muito cansativa.

Fares 28/03/2020

Década de 80, nua e crua
Lobão sempre se caracterizou pela intensidade em todas as suas vertentes (musical, política, comportamental), mas não conhecia a sua literária. Vale a pena demais entender como esse ícone do rock nacional enxergou essa década.

E o mais bacana... no mundo modernos ?cross media? que vivemos, recomendo a leitura ao lado de um player de música. A cada citação de artista ou canção, colocar a música criou o background perfeito para ampliar a imersão!

its_akami 05/04/2022

O livro seria melhor se o Lobão não fosse tão obcecado pelo Caetano e pelo Gil, achei desnecessário todo esse desprezo pela MPB.

Alex 14/02/2018

Não recomendado para pelegos culturais
Enquanto resenho esta obra, escuto a introdução do álbum mais espetacular já composto pelo Lobão, "O Rigor e a Misericórdia"; um disco que poderia, facilmente, figurar entre os maiores clássicos do rock progressivo do mundo. E tudo isso porquê, com sua prosa envolvente e tórrida, Lobão convidou-me a revisitar obras inteiras de artistas do rock brasileiro que nasceram, cresceram e morreram para o mainstream.

O Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo Rock não se restringe a enjaular a ideia de que a tropicália bananífera brasileira é o verdadeiro rosto da música nacional. Apesar de qualquer incauto considerar Gil, Caetano e Chico como reis supremos da cultura desse país, há de se haver alguma resistência contra essa protuberante delinquência artística, já que a criativa safra do 'BRock' 80 foi capaz de produzir artistas do calibre de Cazuza, Renato Russo, Humberto Gessinger, Roger Moreira, Clemente, Marcelo Nova, Lulu Santos, Paulo Ricardo, Evandro Mesquita, Kiko Zambianchi, Ritchie e tantos outros, apesar da massa encefálica produzida pela imprensa 'especializada' adorar chamar esse período de trash, desvalorizando o único cenário musical diferente, original e que tinha algo a dizer.

Lobão escreve com a mesma competência que toca bateria ou usa seu inconfundível grito rasgado nas canções. Sem nenhum cansaço, atravessei as 496 páginas em três dias, devorando cada capítulo, que representara, respectivamente, cada ano da década mais rock'n roll da memória brasileira. Construindo um cenário cultural e político, o autor nos ajuda a remontar todo o período e todas as influências que motivaram os rockeiros, metaleiros e punks tupiniquins a realizarem seus trabalhos.

O objetivo de Lobão, talvez, não seja convencer o leitor a aproveitar as facilidades da tecnologia e devorar os discos que fizeram a cabeça da juventude nacional, num período caótico para a política. Talvez o autor só quisesse tirar alguma onda com todo o cenário musical que galgava a construção de alguma rebeldia diante do senhorio dos tambores tropicais, afinal, era esse o padrão para construir-se alguma popularidade com sofisticação de formiga. De toda forma, inspirado pelas lembranças de tantos talentos e sucessos, estou aqui, caçando álbuns e mais álbuns para ilustrar as impressões do grande Lobo, figura ímpar no cenário deteriorado da música brasileira. É proibido ser pelego. E Lobão, definitivamente, não o é.

Lis 13/08/2017

Vale como contrainformação
Esperava mais. Com exceções feitas às declarações polêmicas e contundentes, o livro se perde em confetes a si mesmo. Mas vale pelo olhar excêntrico a respeito do Rock brasileiro. Entrega ao leitor o que promete. Mais que um guia, é um manifesto.

Filipe.Pereira 15/09/2017

Há várias histórias repetidas da biografia do lobo, de modo que cansa o leitor que o acompanha já a algum tempo. Achei até que ele elogiou muita gente que achei que não elogiaria. Tipo Engenheiros, tipo TItas etc. É um livro ok apenas.

Whermeson 01/06/2021

Livro 03/2021 - Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo Rock - Lobão
A cada capítulo que eu li, ouvi a trilha sonora do rock brasileiro de cada ano exposto. O melhor livro desta coleção, muito bom revisitar os anos 80 lendo o que acontecia na história, música, filmes e literatura. Livro muito bom, pode servir como uma “enciclopédia” a ser revista frequentemente. As críticas do Lobão são mais como um desejo de ter vivido as benesses que outros viveram. Mas fico com suas últimas palavras:
“Esse negócio de geração provoca na gente sentimentos conflitantes onde cabe no mesmo coração o ódio e o amor fraternal. E o impressionante é que esse amor é tão profundo que facilmente sufoca qualquer sentimento ruim em poucos instantes.
Isso só de lembrar o quanto fomos amigos e sonhamos tantas vezes com as mesmas coisas.
[...] enfim todos os meus colegas e amigos que conduziram, se expuseram, viajaram e, por desventura, naufragaram nessa nave louca que foi existir, atuar e escrever a história desses loucos anos 80, saibam que amo todos vocês e se tiver sido cruel, saibam vocês também que nós devemos aprender de uma vez por todas a sermos duros quando for preciso. O Brasil precisa.”

site: https://www.consultoriadorock.com/2018/04/04/livro-lobao-em-guia-politicamente-incorreto-dos-anos-80-pelo-rock-2017/?fbclid=IwAR1x3rZmavz8PiB5x2U_asaZrKxRUvp2SiENJWdn2pbpUjR96aeWBYDpW3s

Mycoll 17/06/2020

O melhor Guia
Dos Guias politicamente incorreto que li, s dúvidas é o melhor. Leitura muito boa, com boas histórias da época.

Bárbara Lourenço 28/04/2020

Não é o melhor dos mundos
Talvez seja algo que eu já trago comigo e deixou a leitura um pouco penosa, não sou grande fã do Lobão no quesito comunicação. Acho que ele sempre tenta utilizar uma linguagem com expressões muito cultas ou que ele julga que são e isso me transmite uma vontade de parecer superior.
Outro fato que também achei é que o autor se coloca como o ponto central do Rock Nacional dos Anos 80, muitas vezes contando histórias pessoais e deixando de lado o que ocorria no cenário musical daquela época, mas no fim da para se ter uma noção de como era, baseado nos seus causos.
Não é um livro que entraria na minha lista de recomendados, mas seguirá na minha estante por motivos mais pessoais.