Uma breve história da América Latina

Uma breve história da América Latina Loris Zanatta

Resenhas - Uma breve história da América Latina

Anny50 30/05/2023

América Latina: lugar de contradições
É mais um livro de discussões e análises do que de acontecimentos, logo no começo o autor nos diz o quão breve será essa história da América Latina que ele deseja nos contar, Abordando apenas alguns países, e focando, especialmente, no Brasil e no México; ele vai passando por mudanças "comportamentais" dos estados, focando mais nas mudanças decorrentes de algum fato político, como a coroa da Espanha ter caído e suas colônias terem que se tornar republicanas, inspirando ser liberais politicamente porém insistindo em termos conservadores por causa do catolicismo que foi ferrenhamente incorporado nas américas latinas.
Berço do Populismo e de ditaduras muito específicas, as américas começaram a buscar ferozmente uma identidade própria, a ideia de nação, de povo único miscigenado para se fortalecer em meio a tanta instabilidade, teve e ainda tem uma urbanização por vezes muito caótica, a mesma luta se dá para manter a democracia, que sempre foi frágil por aqui. Comenta sobre a relação duvidosa dos Estados Unidos com os países Latinoamericanos, em prol, principalmente, da luta anticomunista, EUA considerava as américas um lugar perigoso, podendo irromper em caos a qualquer momento e queria se proteger, mesmo que isso significasse um enorme prejuizo para os outros países, incentivando ditaduras militares desde que não fossem a favor do comunismo, não importava que o povo fosse sofrer, não que o comunismo fosse resolver alguma coisa também, assim como a política economica liberal também não, visto o que aconteceu no Chile, que lugar difícil e complicado de melhorar, viu- Os Estados Unidos só foram focar em outros "perigos" depois de 2001, decidiram se dedicar em conter o terrorismo islâmico deixando o fantasma do comunismo para trás. Sendo o lugar de contradições que é, havia catolicos e comunistas lutando lado a lado, Católicos que eram comunistas ou comunistas que eram católicos.
Colonização, extração, escravidão, independência, populismo, comunismo, liberalismo, ditadura militar, democracia frágil e a esperança da liberdade. A relação com a Europa no começo, depois com os Estados Unidos e posteriormente, a China. Conflitos internos, esquerda-direita, regime-democracia, indígenas-latinos, política- religião, drogas-tráfico, violência, catolicismo, secularização, questões sociais, políticas econômicas boas a curto prazo mas insustentáveis a longo prazo e sempre, sempre uma luta.
De forma geral, acho que eu não absorvi muito desse livro, preferia linhas temporais e eventos bem desenvolvidos, ele consegue fazer um pouco disso nos últimos 30%, que é quando se torna mais interessante, no entanto é muita informação e seria bom ter um conhecimento prévio do tema para aproveitar mais a obra. A história da América Latina é muito mais caótica do que eu tinha imaginado e pensar que o Brasil é um dos países que está melhor nesse meio kkkkkk e olhe que não somos lá essas coisas, nada dá muito certo aqui, mas também não dá muito errado, seria essa a nossa sorte (?)

Laís 01/02/2021

"Em primeiro lugar, América Latina é aqui um conceito histórico, não um espaço geográfico, ou seja, trata- se da área do continente americano onde,partir do século XVI, instalou- se a civilização ibérica, ou ainda, a área colonizada pelos reinos de
Portugal e Espanha".
O livro perpassa a historia dos países da América Latina com as suas ligações ao cenário mundial, com a ligações externas ora com a Inglaterra, Estados Unidos, China e com a extinta União soviética. Não aprofunda nenhum assunto , como o autor já explica na introdução, mas garante um olhar breve sobre os principais pontos políticos , econômicos e sociais,

Siliane.Ferrari 30/12/2020

Um panorama geral
Com um panorama geral sobre a história da América Latina. São descritos os principais eventos desde a colonização até o início do século XXI.

Prestes 06/08/2020

Esclarecedor
Apesar de não se aprofundar em grandes temas, o livro consegue abordar toda a história da América latina nos fazendo entender a formação cultural e política de cada país e do continente como um todo.
Deixa de forma clara o quanto nossa democracia é uma criança e de como a nossa sociedade se forma com cade grande evento político mundial.

Josiane 30/06/2020

Como o título assevera, o autor desenvolve nesse livro uma narrativa concisa que busca apresentar os fatores comuns que determinaram a composição política, social e econômica da América Latina, sempre ressaltando, contudo, a impossibilidade de abarcar uma análise mais aprofundada das peculiaridades históricas de todos os países da região.

Apesar das limitações impostas pela necessária concisão, Zanatta logrou apresentar uma exposição sóbria e imparcial da trajetória percorrida pelos países latino-americanos desde o período colonial até o século XXI. A convergência dos aspectos políticos e sociais da região é evidenciada nesse livro, de modo que em algumas partes o autor parece estar falando do Brasil atual e não de um bloco continental. A linguagem é de fácil entendimento e sempre imparcial, apresentando com a necessária neutralidade as consequências positivas e negativas dos planos econômicos aplicados por diferentes ideologias políticas.

Foi minha primeira experiência de leitura sobre o assunto e gostei muito. Recomendo a todos que queiram compreender melhor a história e o momento atual do Brasil.

Conchego das Letras 18/08/2017

Resenha Completa
Quem não conhece seu passado não entende o seu presente. Pensando nisso tento inserir livros de História nas minhas leituras. Claro que são livros para leigos, de fácil compreensão. Mas ainda assim são capazes de criar uma ideia bem concreta sobre os acontecimentos históricos e as razões de acontecerem.

“Uma Breve História da América Latina” do argentino Loris Zanatta faz um resumão mastigado de eventos acontecidos de 1800 até os dias atuais. Segundo o autor, América Latina é um conceito histórico, não um espaço geográfico onde, a partir do século XVI, instalou-se a civilização ibérica (Portugal e Espanha). Que deixaram muitas heranças, mas duas principais que unem esses países tão diferentes. A língua, que apesar de não ser única, são bem parecidas e de origem comum, e a religião católica, que aqui não sofreu com os movimentos protestantes.

Aliás a primeira ideia que o livro introduz é exatamente a de “Unidade e Pluralidade”. A América Latina tem uma diversidade imensa, fruto de culturas locais antigas, relevo, clima, posição geográfica entre outros, mas que mesmo assim segue uma estrada em comum, asfaltada pelas tradições ibéricas e católicas, e influências externas como a crise de 1929 e as Guerras Mundiais.

Tenho que admitir que tive um preconceito com a capa, e amigos corroboraram a dúvida do livro contar essa história sobre um viés totalmente esquerdista. Mas o que encontrei foi exatamente o inverso. Loris apresenta uma visão bem ampla dos fatos. Em nenhum momento cria vilões ou elege mocinhos. Em vários momentos apresenta dois pontos de vista, sem cravar o mais correto. Não ganhou 5 estrelas pois em alguns momentos ela se tornou pesada. Mais para um historiador que para o curioso Marco Antonio.

Outra coisa muito interessante foi ver a visão de um argentino sobre nossa pátria amada Brasil. Fiquei encantado, com o que me pareceu um ponto de vista sensato e realista sobre temas delicados como nossa ditadura militar e nosso momento atual.

Pra mim, catarinense apaixonado por minha terra, que tem as praias invadidas pelos argentinos todo verão era difícil acreditar que alguma coisa de boa poderia vir da terra da prata. Brincadeiras a parte, fiquei feliz de encontrar tão interessante e esclarecedora obra produzida por um hermano.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/08/marco-leu-uma-breve-historia-da-america.html