Caminhos da Esquerda

Caminhos da Esquerda Ruy Fausto

Resenhas - Caminhos da Esquerda

Fabio.Nunes 05/12/2023

Esse é o típico livro odiado tanto pela esquerda quanto pela direita. O autor, um filósofo de esquerda, tece duras críticas à esquerda brasileira, desde a revolucionária à esquerda petista.
Critica três elementos da esquerda que ele vê como desafios a serem enfrentados: o totalitarismo (ou neototalitarismo); o adesismo (ou capitulação ao capitalismo) e o populismo.
Depois apresenta o que ele entende como solução para uma nova esquerda: um anticapitalismo moderado, democrático, com atuação estatal em pontos essenciais e contenção do grande capital; tudo isso atrelado a um paradigma ecológico de desenvolvimento.
O livro em si é bom, mas gasta páginas demais em responder a críticas feitas por pessoas da direita em vez de se preocupar em detalhar mais a forma como o autor elabora essa nova esquerda.
Para aquele que se enxerga com viés de esquerda acho um livro interessante.

nick 16/04/2023

Interessantíssimo
Ainda estou no início dos meus estudos sobre política mas desde que entendo o básico já tenho 2 coisas como certas: o capitalismo falha e o comunismo é inalcançável demais, será que não tem como acabar com um sem ter o outro como única opção?

essa é a principal proposta desse livro. fugir das políticas neoliberais do PT e ao mesmo tempo esquivar-se do neototalitarismo que, querendo ou não, a extrema esquerda apresenta.

ruy fausto apresenta os motivos pelos quais esse modelo político-econômico deve existir e quais as melhores formas de alcança-lo, a esquerda democrática.

não tomo partido como certo, mas com certeza me trouxe uma nova visão sobre o assunto. ainda quero estudar muito mais, mas essas ideias já ganharam um espaço considerável na minha cabeça!

Patricia Pietro 03/02/2022

O autor busca nos dar um panorama direto e sucinto da esquerda no Brasil. Tendo isso como ponto de partida, Fausto apresenta, do seu ponto de vista, as deficiências desse viés político, e traça caminhos possíveis para sua reconstrução.

Na visão do autor, as principais patologias que impregam muitos governos e movimentos de esqueda são o totalitarismo, o reformismo-adesista (viés político que deseja a mudança, mas aceita o capitalismo) e o populismo. Na história recente de nosso país, a patologia mais presente foi o populismo, que o autor associa ao PT. Em seguida, o reformismo-adesista, associado ao governo FHC. Em outros países, a ordem de relevância dessas patologias podem ser bem diferentes.

Após, o autor analisa um pouco o discurso da direita, que se utiliza das problemáticas dos últimos governos de esquerda (corrupção, laxismo na administração pública) para desmoralizá-la. Fausto também faz uma análise bem interessante a respeito das técnicas de argumentação de Olavo de Carvalho, que incluem ir até os limites do absurdo para paralizar o adversário e uma espécie de sofisma da hiperanálise, que confunde o leitor quanto ao essencial e ao inessencial da questão posta.

Depois o autor aprofunda mais a discussão ao abordar melhor a esquerda brasileira, desde o início da trajetória populista no brasil com Getúlio Vargas até o impeachment da Dilma (o autor acredita que se tratou de manobra política, ao estilo dos golpes modernos - canetas ao invés de tanques).

Diante disso tudo, pergunta-se: "o que fazer?". Ruy responde que acredita ser necessário fazer o seguinte: mobilização da massa de classe média avançada, que não tem posição política bem definida e hesita entre um polo e outro; uma reforma tributária justa; uma reforma agrária e urbana, sem violência a particulares; uma agenda ecológica; a defesa da democracia representativa; a resistência às pressões americanas, no plano mundial; e, por fim, a promoção do espírito democrático e progressista dentro do Exército.

O livro é curto, e a escrita é bem clara, de modo que li relativamente rápido. Com toda certeza, o que eu mais gostei no livro foi a centralização dos debates no plano nacional. Passei a entender melhor o contexto e motivações dos últimos acontecimentos políticos no Brasil, aprendi mais sobre a trajetória do PT (acertos e erros), e também de figuras políticas relevantes, entre outras coisas.

Saltou-me aos olhos a argumentação que o autor faz para defender aquilo que ele acredita ser um socialismo verdadeiro, mas que a oposição acredita ser uma ilusão, já que não funcionou até hoje no mundo real. Em resumo, ele diz que se assim fosse, também não seria possível acreditar em um cristianismo verdadeiro, já que historicamente muitos erros, horrores e violências foram praticadas em nome dessa religião.

Ademais, para rebater os argumentos dos céticos, que não acreditam na possibilidade do sistema socialista substituir o capitalista, Fausto se vale de outras demandas socias que efetivamente se concretizaram, apesar de parecerem apenas sonhos irreais no início, como a democracia, as conquistas trabalhistas, o sufrágio univeral, etc., apontando que, em verdade, a história se caracteriza pela sua mutabilidade e que nada garante que o socialismo verdadeiro não poderá vir a se tornar realidade no futuro.

Barbara Hellen 14/12/2021

Resenha postada em @cactosliterarios
Quais são os caminhos existentes para a esquerda? O filósofo Ruy Fausto escreve “Caminhos da Esquerda” na tentativa de encontrar elementos para essa reconstrução. Para tanto, ele faz uma crítica dura à aproximação da esquerda a governos totalitários e neototalitários, ao reformismo adesista, ao populismo e a dificuldade da esquerda brasileira em defender o meio-ambiente. A partir dessas críticas, apresenta como a esquerda deveria se posicionar.

Gosto muito de política e acredito que ao contrário do que muitas vezes achamos, a política está em tudo. Mais que isso, o debate político tornou-se fundamental em tempos intolerantes e antidemocráticos como o que vivemos. Esse debate deve acontecer também na oposição. O olhar crítico nos permite vislumbrar novos caminhos, novas soluções. E, como eleitora que se identifica como esquerda, acredito que falta ainda muito esse olhar crítico da esquerda sobre seus pares.

Indico essa leitura para quem tem vontade de saber mais sobre política. Definitivamente precisamos ler mais sobre esse assunto.

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Renata.Inacio 16/07/2021

O livro é escrito por um autor de esquerda, que justamente faz críticas ao que ele chama "patologias da esquerda". Foi um livro essencial para o repertório político que estou construindo, pois os conceitos de direita/esquerda variam muito entre as pessoas, e o livro me trouxe essa reflexão.

Poli 06/06/2021

Caminhos da Esquerda
O livro traz uma visão crítica sobre a esquerda, porém apoiando as bases mais tradicionais da mesma como o anticapitalismo.
Ruy propõe ideias para a esquerda se reinventar e ter vida longa.

Vanessa Hentges 16/05/2021

Ótimo
Li o livro por estar na lista de leitura de um clube de livros. Confesso que adorei a leitura, achei fluida e muito bem escrita. A partir dele consegui esclarecer muitos fatores a respeito da esquerda que até então não tinha conhecimento. Recomendo a leitura a quem quiser estudar sobre o assunto.

Juliana 04/05/2021

O autor discorre sobre as patologias da esquerda e possíveis soluções para isso.
Clara 04/05/2021minha estante
vale a pena??

Juliana 05/05/2021minha estante
Não é o tipo de livro que eu gosto. Li para um clube que estava participando.

Jean Bernard 20/03/2021

Novo pensamento de esquerda
Posso afirmar que é um livro importante. As reflexões nele impressas podem incomodar alguma e alegrar a outros, mas são de suma importância. Estamos no século XXI e não podemos repetir os erros cometidos no passado, tanto pela esquerda quanto pela direita.
Concordo com várias reflexões, mas discordo de outras tantas, mas por isso mesmo acho a obra mais interessante: abrir linhas novas de pensamento.

Renata Rocha 15/01/2021

Ruy Fausto traz uma análise sobre a esquerda, ele propõe soluções para uma nova esquerda e crítica as figuras que representaram a esquerda nas últimas décadas. Valoriza os avanços alcançados, mas nao acredita que os fins justificam os meios. Vale a pena a leitura, principalmente em uma época tão polarizada.

@livrosdelei 03/01/2021

Por uma esquerda fortalecida em tempos de intolerância.
Esse livro é uma análise incrível dos caminhos que a esquerda brasileira tomou no Brasil e, um pouco, no mundo. O livro é resultado de um artigo publicado pelo autor na revista Piauí.

Ruy Fausto tem um senso crítico super apurado e consegue analisar de maneira sensata (ao meu ver) os erros que os partidos de esquerda brasileiros cometeram nos últimos anos, além de nos oferecer um panorama geral histórico por atrás de cada um desses erros.

A proposta do livro é apresentar novas alternativas e criar uma esquerda mais autêntica no país. Ele busca por um projeto democrático, anticapitalista, antipopulista e com consciência ecológica. Acredito que todos esses pontos são muito bem elaborados na obra.

Uma coisa que me chamou a atenção foi que, independentemente da nossa posição política, acabamos sendo bastante antidemocráticos muitas vezes. E ele mostra eventos que permitem com que a gente faça até mesmo uma autocrítica das nossas próprias condutas políticas. Por exemplo, até onde protestos em faculdade deixam de ser democráticos?

No fim do livro, Ruy Fausto incluiu respostas aos críticos de seu artigo (que virou o livro) e acho sensacional. O livro é uma porta aberta ao diálogo e a esperança por uma esquerda mais fortalecida em tempos de intolerância e fragilização.

Talita 24/12/2020

Reconhecendo erros da esquerda e propondo debates sobre possíveis futuros fora do capitalismo.

Karla 14/12/2020

O autor faz duras críticas à esquerda brasileira, mormente ao partido dos trabalhadores, explorando suas patologias e sugerindo algumas alternativas para se reinventar.
O livro em si é curtinho, no entanto contém dois apêndices em que o autor rebate críticas feitas pelo economista Samuel Pessoa, o que o torna cansativo e repetitivo.

GraAa18 08/12/2020

Bom livro
O livro traz uma autoreflexão da esquerda a partir de um esquerdista, autor do livro. Achei um ponto importante, pois ele explica as "patologias" da esquerda e sugere quais os meios de extingui-las. Além de remeter a origem e as diversas bifurcações partidárias da esquerda ao longo de sua história.