Da Arte Poética

Da Arte Poética Aristóteles

Resenhas - Arte Poética

clarividente 03/04/2024

Aristóteles se provou um pouco menos chato
A tragédia vê o seu protagonista perder a batalha para inconsciente. É evidente que não compete ao poeta narrar exatamente o que aconteceu; mas sim o que poderia ter acontecido, o possível.

E não é que Aristóteles tem lá suas canetadas e encantos?

nicetereis 17/12/2022

Com a obra poética presume um manual de boa construção da poesia, um estudo de um bom poema e o que o compõe.

Vivi 21/07/2022

Livro indispensável para quem tem interesse em entender sobre a Arte Poética e também sobre representação. Aristoteles era um homem à frente de seu tempo!

Jonathas dos Santos Benvindo 16/06/2022

Leitura muito interessante sobre a tragedia, pelos padrões da época. Achei um pouco teórico e complexo, mas fiquei encantado com as ideias dele.

Monique 20/04/2022

É legal, interessante, informativo, atemporal, um milagre para a época, mas não tem nada de necessário aqui, só um cara chato falando das histórias de outras caras em vez de escrever uma história ele mesmo.

Skywalking 20/03/2022

Difícil
Dei nota boa porque reconheço a importância da obra baseada no seu contexto, porém não recomendo para quem quer aprender a escrever histórias, talvez para estudiosos de filosofia e etc seja interessante mas o texto é pouco explicativo e de difícil compreensão, tirei quase nenhum proveito porque ja conhecia todos os conceitos mas não deixa de ser uma obra importante

Porsani 24/02/2022

Complexo, merece uma segunda leitura
Aristóteles apresenta conceitos relacionados à poesia histórica, ao cômico, heroico, a tragédia, drama e a poética grega. As métricas, construções, semelhanças e diferenças dos estilos. Compara autores, atores, personagens, enredos e desfechos no campo da poética e da realidade.

Natine 15/02/2022

Gênio
O pensador grego simplesmente trata a poética de forma brilhante. Assim, o leitor consegue correlacionar o estudo antigo com os fatos da atualidade. Provando por a+b que Aristóteles é atemporal.

Sílvia 31/12/2021

Finalmente li
Finalmente li na íntegra o primeiro texto de análise literária do Ocidente kkkk toda vez que ele falava algo sobre comédia eu me lembrava de O nome da rosa kkkk pelo visto para Aristóteles o melhor do teatro grego era Édipo rei, se bem que Medeia não fez feio

Cristina.Amaral 19/10/2021

Da Arte Poética é um livro muito curto que contém uma série de anotações das aulas de Aristóteles sobre o citado tema. É muito difícil dar nota porque, por um lado, não me foi agradável ler, porém, por outro lado, é um livro super importante para entendimento das áreas poéticas. Digo áreas porque não é apenas para a poesia em si, mas para escritas no geral, teatro e até cinema e séries. É muito curto, mas requer bastante atenção, o que nos faz gastar muito mais tempo para ler essas 100 páginas do que demoraria num livro qualquer.

Georgia Patrici 12/09/2021

Indicação de leitura da faculdade, uma leitura arrastada, mas compensatória!!! Aristóteles nos fala acerca dos fundamentos teóricos das obras literárias, em particular das narrativas.

chel 28/04/2021

Ótimo
Tirando a escravidão e o ódio às mulheres é um livro ótimo, consegue ser didático mesmo sendo em uma linguagem menos usual.

Samira_santos 29/03/2021

Complexo...
Mais um livro lido para a faculdade. Este lamento em dizer, muito me custou em termos de concentração e foco para poder concluí-lo.
Achei pouco compreensível. Tenho plena consciência de que pouco ou nada pude absorver sobre seu conteúdo. Infelizmente grande parte foi lida simplesmente por ler.
Sendo assim, não o recomendo para os, assim como eu, leigos em Aristóteles.

fabio.ribas.7 02/01/2021

Arte poética
Decididamente, se eu fosse professor de “exegese do NT” ou “metodologia do NT”, eu iniciaria meus alunos pela “epopeia dramática” que é a tradução do livro “Poética” de Aristóteles: um texto cheio de lacunas, de inserções posteriores, palavras diferentes com o mesmo sentido, sentidos diferentes para uma mesma palavra, inúmeras contradições entre os tradutores, outras tantas mais divergências sobre o que, de fato, o filósofo queria dizer etc.
Toda essa “tragédia” da Poética, um texto que sempre gozou de imensa autoridade na cultura Ocidental, só confirma a qualidade superior e indiscutível dos textos finais traduzidos a partir do nosso tão bem documentado aparato crítico que trouxe a Bíblia até nós.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

priscila1016 27/09/2020

Poética
Eu li esse livro para a faculdade para discutir a tragédia grega e acho que ele é muito importante para entender a poesia para os antigos gregos que é tão diferente do que enxergamos como poesia hoje.