Padres Apostólicos

Padres Apostólicos Clemente Romano...

Resenhas - Padres Apostólicos

Gabriel.Cruz 16/09/2023

Por onde começara a estudar a chamada tradição, como era o pensamento dos primeiros padres, ou seja os primeiros sucessores apostólicos, quais eram suas crenças e quais eram suas praticas, este livro contém obras riquíssimas de pais da igreja

Thiago Toscano Ferrari 14/09/2023

Os primeiros Pais da Igreja
Obra importante da Patristica que nos apresenta os primeiros Pais da Igreja que de forma direta, ou indiretamente conviveram com os apóstolos do cristianismo nascente! Clemente Romano e seus escritos sob influência judaica que possivelmente conviveu com Paulo ou até mesmo o terceiro sucessor de Pedro, tendo lhe sido creditado a autoria da epístola aos Hebreus pela semelhança de estilo de seus escritos. Inácio de Antioquia, seguidor de Pedro. Policarpo de Esmirna, discípulo do apóstolo João e contemporâneo de Inácio, chegou a receber uma carta deste. O pastor de Hermas com sua liturgia e parábolas. A carta de Barnabé que faz parte do códice Sinaitico (sec. III). Papias que pouco se tem de seus registros e a Didaqué que é a instrução dos doze apóstolos, sendo provavelmente escrita por um judeu convertido do fim do primeiro século, enriquecem muito essa obra!

Cassio.Germano 23/07/2022

Importantíssimo para todo cristão!
Esse livro é de suma importância para todo cristão que ama a palavra de Deus e quer saber mais sobre o que aconteceu nos primeiros séculos da história da igreja!

Gustavo616 29/06/2021

Conhecendo nossos pais
Os, chamados, Padres Apostólicos foram inestimáveis para o desenvolvimento da doutrina cristã. Alguns mártires, bispos e outros com autores desconhecidos. Essas obras são inestimáveis para nós, cristãos, e todos deveriam lê-las e aprender com elas.

fabio.ribas.7 02/01/2021

Padres apostólicos
“A ordem do universo é modelo de concórdia e paz”, escreve Clemente, o Romano, em sua carta datada por volta do ano 90 d. C.. Provavelmente, ela foi escrita quando o Apóstolo João ainda estava vivo e apenas 40 anos depois das cartas de Paulo para a mesma comunidade da cidade de Corinto. Só esses dois detalhes já deveriam instigar qualquer cristão a ler tal documento de valor incalculável para a fé cristã.
A Carta de Clemente, contudo, guarda outros encantos, a saber, desde quem é Clemente, já foi cogitado até ser o autor do livro aos Hebreus do cânon bíblico e colaborador de Paulo, citado em Fp 4:3, até os temas tratados na Carta, que vão da desobediência de alguns aos presbíteros até a justificação pela fé. A razão da carta é resolver uma dissenção que ocorreu na igreja. Isso nos presenteou com um texto deliciosamente escrito por meio do encadeamento de argumentações ricamente ilustradas por eventos do Antigo e Novo Testamentos.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

Lincoln.Castro 24/09/2020

Cristão, não ignore os clássicos.
Estou aprendendo a não ignorar o clássicos. Você que é cristão (ou simpatiza com a nossa fé), recomendo desses ler principalmente a carta de Clemente, as cartas de Inácio de Antioquia para os Efésios e para os Romanos, o Martírio de Policarpo e principalmente a Didáque. Ao ler, filtre bem. Retenha o que é bom, e descarte o que não fizer sentido, de acordo com sua maturidade no conhecimento bíblico.

Erick 10/04/2020

Importante livro para estudantes de Patrística.
Uma obra formidável que contém vários escritos diferentes e de autores distintos.

Um livro que nos revela o mover da Igreja primitiva e principalmente suas doutrinas, tão atuais que encontram-se direcionadas no seio da Igreja Católica.

Alguns assuntos encontrados:

- Primazia da cadeira petrina;
- Episcopado monárquico;
- Imortalidade da alma;
- Virgem Maria;
- Real presença de Cristo na eucaristia;
- Unidade de fé e batismo;
- Igreja Católica.

Para aqueles que desejam iniciar seus estudos patrísticos e entender a fé atual da Igreja, a leitura é indispensável.

Ramon 25/08/2017

Excelente!
Achei sensacional essa coleção da Paulus. Esse livro sobre os Padres Apostólicos é de fato uma passagem de volta no tempo, onde podemos entender um pouco mais e melhor da teologia cristã e do pensamento dos primeiros séculos.
O livro faz uma introdução as cartas e aos autores, e posteriormente, o próprio material em si.
É de grande valor teológico para aqueles que estão buscando compreender as raízes de sua fé.

Giovani Aguiar 12/07/2017

Esse livro foi para mim, no geral, aquilo que a propaganda da editora Paulus anuncia: uma fonte de alegria espiritual. O estudo da patrística é uma ótima fonte de conhecimento e de espiritualidade. Esse volume trata dos "padres apostólicos", grupo de teólogos ortodoxos do séc. I e II. Por estarem cronologicamente, hierarquicamente e espiritualmente próximos dos apóstolos, nos dão uma boa indicação daquilo que a igreja primitiva pensava. O Didaque (instrução dos apóstolos) é especialmente fecundo nesse sentido. No entanto, tenho algumas reservas em relação a obra "O Pastor de Hermas". É um texto interessante e do qual podemos aprender muita coisa, com uma riqueza de símbolos belíssima. Mas minhas convicções protestantes levam-me a discordar do grande papel que Hermas atribui às obras no processo da salvação.

Do Santíssimo Sangue 14/09/2013

Tradição
Por onde começar?
É um ótimo conteúdo para o estudo sobre as primeiras comunidades Cristãs.

Mas confirma também a ininterruptibilidade da tradição Católica. Vem a confirmar historicamente que a Igreja fundada por Cristo é e sempre sera a Igreja do EVANGELHO VIVO, transmitido antes dos livros do novo testamento serem reunidos, o sinais de unidade , de conduta moral Cristã que defendemos hoje, já eram defendidos pelos que são os sucessores dos Apóstolos. Negar escritos como este significa interromper a ligação com a forma de pensar dos apóstolos. Portanto importantes são para a compreensão à respeito da identidade da Igreja , creio que são ótimos e recomendáveis tanto para o estudo eclesiológico , como para orientação moral e espiritual da Fé, mesmo tendo que filtrar alguns pontos.