A Fogueira das Vaidades

A Fogueira das Vaidades Tom Wolfe

Resenhas - A Fogueira das Vaidades

Valéria Ribeiro 15/08/2024

Retrato nítido de uma sociedade hipócrita
Publicado em 1987, este livro se tornou um marco da literatura americana. Tece uma sátira mordaz da sociedade de Nova York nos anos 1980, abordando temas como ganância, racismo, poder e a decadência moral da elite. Expõe as dinâmicas do poder na sociedade moderna, oferecendo uma reflexão profunda sobre as consequências da ambição desenfreada e das divisões sociais.

A trama gira em torno de Sherman McCoy, um operador financeiro de Wall Street, que se vê envolvido em um acidente de carro que desencadeia uma série de eventos que destroem sua vida. McCoy, que vive uma vida de privilégios e arrogância, acaba se tornando o “cordeiro sacrificial” em meio a um escândalo jurídico e midiático que revela as tensões raciais e sociais da cidade.

Wolfe constrói um retrato implacável da Nova York daquela época, expondo o materialismo exacerbado, a superficialidade e a hipocrisia de suas personagens, bem como um sistema onde o aparelho de justiça e a imprensa estão direcionadas para o alcance de objetivos pessoais e egoístas em detrimento da verdade.

A narrativa é marcada por um estilo detalhista (muito detalhista) e irônico, que muitas vezes faz críticas afiadas às instituições e aos comportamentos da época.

Apesar de ser um romance que captura de forma aguda o espírito dos anos 1980, seus temas permanecem relevantes, já que continuam a ressoar nas discussões sobre desigualdade social, justiça e os perigos da arrogância e da vaidade descomedidas.

Maria.Barreto 03/05/2024

A fogueira das vaidades
No livro a fogueira das vaidades o que mais se nota é : ganância, poder e decadência social. Uma triste realidade.

JuKirchhof 19/04/2024

Em dúvida se gostei, mas o filme é péssimo
Achei o final meio preguiçoso, ao melhor estilo: cansei, vou acabar logo com um resumo de tudo.

Mas basicamente é um livro sobre uma época efervescente e com um desenrolar magnético. Espiei trechos do filme quando estava chegando ao fim da leitura, e em uma primeira vista é de chorar de desgosto, deixaram os personagens muito caricatos.

JL Marcal 16/11/2023

Um livro muito interessante
Um livro muito bom, embora o início seja bem maçante. Gostei do final, ainda que esperasse que ele fosse um pouco diferente. Recomendo demais!!!!

Ludmila 08/11/2023

Como todos os livros calhamaços, a leitura teve seus altos e baixos. De forma geral o enredo é muito bom, a história instigante e os personagens bem desenvolvidos. Foi lançado em 1987, então possui alguns termos e pensamentos comuns da época, apesar de fazer bons questionamentos sobre o tema.

Lisandro 04/11/2023

Sem final e repleto de erros gramaticais
Na verdade a história acaba sem final. Muito bem escrita, convincente, realista, te prende até a última página, mas não tem final. E esta edição epub da Rocco está recheada de erros gramaticais. No Kindle há uma opção de reportar o erro, mas esta função parou de funcionar no Kindle 10° geração.

Henrique Sanches 07/08/2023

Nossa vaidade não tem limites...
Li este livro em 2019 por indicação de um amigo lá no Insta. Já conhecia o livro pelo nome, mas nunca tinha dado atenção. É um baita livrão que vai mexer com essa água tranquila que cada um de nós tem e que se chama zona de conforto...

"Sherman McCoy, o protagonista do primeiro romance de Tom Wolfe, é um operador da Bolsa de Valores, dono de um apartamento de catorze cômodos, em Manhattan.

Quando ele se envolve num canhestro acidente no Bronx, promotores, políticos, a imprensa, a polícia, os financistas e vigaristas dos mais diversos graus atiram-se a ele, ávidos por participar de um banquete, típico da comédia humana em que Nova York se transformou nesses últimos anos do século 20 - uma cidade que fervilha com hostilidades étnicas e raciais e se abrasa na fogueira do Ganhe Agora o Seu.

Boas leituras!!!
Cris.Aguiar 08/08/2023minha estante
Já vai para a lista!

Henrique Sanches 08/08/2023minha estante
Ahhh...boa leitura pra você!!!?

PITUCALELE 04/08/2023

A fogueira das vaidades
Primeira experiência com o autor e achei o livro Até bem escrito, mas, cansativo e desnecessário em algumas partes (descritivo demais).
Ele usa uma linguagem bem crua e com muito teor racista para pobres, negros e latinos, além de mostrar as mulheres como fúteis e bastante conotação sexual, ou seja, infelizmente bem atual.
Achei que no final correu um pouco com a história
Valeu a leitura.
Carlos B Fitzgerald 20/04/2024minha estante
Tom wolfe é realmente muito descritivo, informa detalhes de tudo. Outro livro dele que indico muito e Eu sou Charlotte Simmons.

Ezequiel.Cesar 12/07/2023

Ritmo alucinante!
Confesso que iniciei a leitura sem muitas expectativas, mas conforme ia se desenrolando fui sendo cativado pela história.

Em poucos dias devorei esse calhamaço de quase 600 páginas. Único porém, achei o final um pouco apressado.

Carlos.Eduardo 12/12/2022

Todo mundo vai queimar
Em algumas partes me lembrou Crime e Castigo, mas aqui temos a trama dividida entre três protagonistas, o que dá uma dinâmica de tirar o fôlego. Curti demais a crítica ácida em cima de absolutamente todos os grupos sociais. Wolfe consegue tratar de um assunto que hoje é tabu - os traços físicos e comportamentais característicos das diversas etnias/culturas - de uma maneira crua, mas sem menosprezo. E desenvolve a trama ao mesmo tempo em que disseca os personagens, a cidade e os bairros a partir dos mais variados pontos de vista. Impossível não virar fã.

Julio.Argibay 25/07/2022

Obrigações
Vamos ao romance - Fogueira das vaidades de Tom Wolfe. Sherman beirando ainda seus trinta e poucos anos, tem uma filha de uns 5 anos, um bebê, uma empregada latina, uma babá inglesa, uma bela esposa e uma amante chamada Maria, traíra toda. Ele trabalha no mercado financeiro de obrigações Pierce & Pierce um dos maiores bancos de investimento de Wall Street. Ele e seus colegas acham que estão no topo do mundo, pois movimentam bilhões de dólares no mercado de obrigações. Toda esta pompa começa a ruir, quando ele e a amante passam por apuros no bairro do Bronx, num acidente de carro, depois de errarem o caminho para casa. Mas pelo menos, por ora, eles conseguem escapar. Agora, vamos conhecer o promotor, o Sr Krammer. Ele é judeu, pega metrô para ir ao trabalho, é racista e se sente inferior aos outros advogados por ganhar muito pouco. Ele trabalha no tribunal de justiça do Bronx, como promotor distrital assistente. As vidas dessas duas personagens estão prestes a se cruzarem. No já referido acidente, um garoto negro foi atropelado por Maria, na tentativa de se safar de um suposto assalto, e o rapaz depois de sofrer algumas escoriações foi levado ao hospital. Se aproveitando da situação relatada, o político, manipulador e corruptor, o Reverendo Bacon, entra no jogo. Ele está sendo acusado de desviar o dinheiro que deveria ser usado para a construção de uma creche no Harlem. A Senhora Lamb é a mãe de Henry, o jovem atropelado. Ela não pode ir a polícia pois tem um mandado contra ela por multas de estacionamento. O Reverendo Bacon tenta ajudá-la e tirar proveito político da situação. O Promotor Krammer e os detetives vão investigar o acidente, muito pressionados. Para isto conta com os detetives: Martin, um Irlandês, e Goldberg, um judeu. Os repórteres Pete Vogel e Fallow, um inglês, começam a acompanhar a estória, a pedido o reverendo e tem preferência na divulgação da matéria e se aproveitam disso. A comunidade negra e latina está revoltada. Pois consideram um crime racial. Sherman procura um advogado amigo de seu pai. Os detetives vão a casa dele e ele se sente ameaçado. Roland Auburn, o outro jovem que participou do acidente, está sendo acusado por tráfico de crack e Krammer propõe um acordo em troca de seu testemunho. Sherman é intimado e conversa com o chefe Lopwitz, o pai e a esposa. Ele é levado a delegacia, na data, chovia muito. Ele é fichado em meio a uma turba de jornalistas, curiosos, policiais e bandidos. Já em casa Sherman é perseguido por repórteres e ignorado pelos vizinhos. O advogado Killian consegue informações sobre Auburn e Maria, o que torna a situação de Sherman um pouco mais favorável. Quando Follow marcou uma entrevista com o marido de Maria, o milionário Ruskin, eis que o senhor tem um ataque cardíaco num restaurante chique da cidade. Assim, surge a possibilidade de Maria voltar de Como, na Itália, para Nova York. Assim Killian convence Sherman a conseguir dela uma declaração que incrimine sua amante. No enterro do Sr Ruskin, finalmente, Maria aparece e é convidada a dá esclarecimentos sobre o acidente. Sherman tenta uma confissão de Maria, mas não consegue, em parte. Maria diz ao juiz que foi ele que atropelou o jovem. A fiança de Sherman pode subir para meio milhão de dólares e ele sente que não poderia resistir a voltar para a prisão. Sua situação com a esposa se deteriora e ela viaja para o meio oeste com os filhos. Killian e sua equipe consegue uma gravação de Sherman e Maria que pode tirá-lo do sufoco. Chega o dia do julgamento. Kovtsky é o juiz encarregado. Ele inimigo político do chefe de Krammer, Weiss, mentor intelectual dele e não vai favorece-lo. Killian mostra as gravações ao juiz, que anula os procedimentos anteriores por vício no testemunho de Maria. A turba ao ser comunicada do fato, faz a maior confusão na sala de audiência e no prédio do tribunal. A equipe do juiz, tenta, com a ajuda dos policiais, sair de lá às pressas. O reverendo Baicon lá fora incitava a todos contra o juiz Kovtsky. Assim o romance acaba. Em seguida no epílogo, acompanhamos a situação de cada personagem, após uma ano dos fatos terem acontecidos. Assim a situação de Sherman não melhora e ele fica dava vez mais sem recursos. Considerações pessoais. Achei a obra muito sarcástica, ferina e retrata muito bem um momento vivido pela sociedade americana nos anos 80 em relação aos conflitos raciais e a importância de Wall Streat. Este romance acaba marcando o final de uma época. Idiossincrasias: depois de Balzac, o segundo volume de A comédia humana e ficar meio entediado pela falta de ação e uma pequena frustração por não acompanhar tudo que se passou com os personagens, por falta de atenção. Resolvi, graças a minha ignorância, ler esta obra mais atual, do autor até desconhecido para mim, Tom Wolfe, para dá uma aluviada na mente. Rsss. Depois descubro que o autor é um escritor Balzaquiano. Putz.

Henrieth Hasse 04/04/2022

Foi muito interessante visitar os anos 80, com sua cafonice transvestida de requinte e seu liberalismo voraz.
Racismo, hipocrisia, vale tudo.
Isso você vê por aqui.
Super recomendo.

Matth 02/02/2021

New York x Sherman Mcoy
Sherman Mcoy, investidor da Pierce&Pierce, branco, anglo-saxônico, protestante ver sua vida de luxo e riqueza se desfazer em cinzas após atropelar um jovem negro no Bronx, mas não é apenas a população negra do Bronx que quer a prisão de Sherman pelo atropelamento do jovem Henry Lamb, outros personagens também querem sua prisão por simplesmente quererem obter vantagens e irão fazer de tudo para conseguir isso.

Andre.28 21/06/2020

Críticas Sociais, Humor Inteligente e a Cultura de Nova York
Como a resenha ficou grande demais , preferi deixar no Blog completa.Quem quiser ler, ou estiver com paciência para ler, deixo-a no link abaixo.