A Fogueira das Vaidades

A Fogueira das Vaidades Tom Wolfe

Resenhas - A Fogueira das Vaidades

Andre.28 21/06/2020

Críticas Sociais, Humor Inteligente e a Cultura de Nova York
Como a resenha ficou grande demais , preferi deixar no Blog completa.Quem quiser ler, ou estiver com paciência para ler, deixo-a no link abaixo.

Henrique Sanches 07/08/2023

Nossa vaidade não tem limites...
Li este livro em 2019 por indicação de um amigo lá no Insta. Já conhecia o livro pelo nome, mas nunca tinha dado atenção. É um baita livrão que vai mexer com essa água tranquila que cada um de nós tem e que se chama zona de conforto...

"Sherman McCoy, o protagonista do primeiro romance de Tom Wolfe, é um operador da Bolsa de Valores, dono de um apartamento de catorze cômodos, em Manhattan.

Quando ele se envolve num canhestro acidente no Bronx, promotores, políticos, a imprensa, a polícia, os financistas e vigaristas dos mais diversos graus atiram-se a ele, ávidos por participar de um banquete, típico da comédia humana em que Nova York se transformou nesses últimos anos do século 20 - uma cidade que fervilha com hostilidades étnicas e raciais e se abrasa na fogueira do Ganhe Agora o Seu.

Boas leituras!!!
Cris.Aguiar 08/08/2023minha estante
Já vai para a lista!

Henrique Sanches 08/08/2023minha estante
Ahhh...boa leitura pra você!!!?

Alexandre Kovacs / Mundo de K 31/03/2012

Tom Wolfe - A fogueira das vaidades
A Fogueira das Vaidades - edição brasileira da Rocco de 1989 - 915 páginas - tradução de Lia Alverga Wyler (lançamento original 1987 - The Bonfire of Vanities).

Um verdadeiro clássico dos anos oitenta, este romance de Tom Wolfe ainda permanece extremamente atual, assim como todos os conflitos sociais, raciais e incoerências econômicas da cidade de Nova York. O saudoso Paulo Francis escreve a introdução da edição brasileira da Rocco e resume muito bem o valor literário de Wolfe quando afirma que "o romance moderno, pós-Flaubert, tomou outro rumo. É introspectivo ou se concentra na invenção verbal. É "fantástico" porque, influenciado por Nietzsche e, principalmente, Freud, se desinteressou pelo aparente concreto e factual (...) Wolfe mandou às favas esse modernismo, que, de resto, já tem barbas, de tão velho. Quer escrever como Balzac, recriar o mundo e não dar uma visão teórica da que os críticos principais decidiram que interesse aos intelectuais".

Esta é a trajetória de Sherman McCoy, operador da bolsa de valores e símbolo da riqueza de Wall Street, autointitulado "O senhor do universo", um homem com rendimentos superiores a um milhão de dólares anuais e residente na Park Avenue, aparentemente alheio a qualquer problema dos comuns mortais da cidade. Muito bem, a sorte está prestes a mudar para Sherman MacCoy quando ele vai receber sua amante, Maria Ruskin, no aeroporto internacional de Nova York e se perde em uma saída errada que os leva diretamente ao Bronx. O casal se envolve em uma aparente tentativa de assalto por dois jovens negros e acabam atropelando, acidentalmente, um deles na sua fuga. O caso vem a público e se transforma em um movimento que pretende levar a opinião pública a uma verdadeira cruzada contra a opressão das classes desfavorecidas e o desequilíbrio econômico em Nova York.

Tom Wolfe cria alguns personagens inesquecíveis neste romance, como o próprio Sherman McCoy que é simplesmente triturado pelo sistema representado por um promotor público, Lawrence Kramer, que tem a chance de acelerar a sua carreira, o reverendo negro Reginald Bacon manipulador da opinião pública e que fatura alto com as causas sociais do Bronx, além do decadente jornalista inglês Peter Fallow. O texto de Tom Wolfe é inteligente e envolvente, uma crônica de uma das maiores cidades do mundo e um romance que se lê com muito prazer e velocidade, apesar de suas quase mil páginas.

Luiz 10/10/2012

Título perfeito!
Sherman Mc'Coy é o típico W.A.S.P. (white Anglo-Saxon and protestant ou branco, anglo-saxão e protestante, o modelo ideal do típico norte-americano) que vive uma ilusão, ou melhor vive uma vida imersa no pecado da vaidade (aqui no exato sentido bíblico do termo, que é viver em função dos outros, daquilo que os outros esperam, seja lá quem esses “outros” possam ser, e que, no caso de Sherman era a família, a alta sociedade de NY e seus amigos yuppies) em lugar de viver a sua verdade, "seu chamado" ou, de outro modo, seus mais verdadeiros anseios. Nesse mundo de pecado-ilusão Sherman se vê e se autointitula como um "master of Universe" (mestre do Universo) pelo estilo de vida que leva, pelo que ganha e pelo convívio diário com outros "mestres" que não só retroalimentam seus delírios de grandeza como também desfrutam do mesmo delírio, até que seu mundo vem abaixo. Sherman desce até as profundezas do inferno quando, após atropelar uma garoto negro, é lançado como boi-de-piranha e bola-da-vez para todos aqueles que vêem em sua tragédia pessoal uma oportunidade. Porém, o que vemos é, antes de tudo, um processo de crescimento, fortalecimento ou de despertar em que aos poucos McCoy vai passando, muito embora nem perceba as profundas transformações que operam em seu ser. Não é só McCoy que tem sua vaidade e pretensão lançadas na fogueira, ao longo de todo o livro vamos vendo como a vaidade, ou melhor, as aparências, as neuroses, os medos e fragilidades pessoais vão conduzindo e ditando as ações de cada um dos personagens. Título perfeito que resume bem a idéia central do livro.

Glauco 03/08/2009

Mordaz, àcido, não livra a cara de ninguém, seja a polícia, os políticos, os religiosos, os jornalistas, os brancos, os negros, o povão ou a elite. É um livro muito atual. Mostra que ninguém tem razão, todos estão errados... É a hipocrisia social e o teatro da loucura em que vivemos.

Marcus V. F. La 10/01/2010

Sherman Mc'Coy, branco, corretor de ações, morador de um apartamento estupendo à beira do Central Park, casado com uma dama em ascenção na sociedade novaiorquina e mantendo caso com uma fogosa atriz sulista de quinta categoria. Sherman Mc'Coy, sujeito social odiado pela massa carente de um predicado verbal que o denegrisse, depois de pegar um retorno errado acaba se envolvendo no atropelamento de dois negros no Queens.

Enquanto o corretor agoniza a espera de sua captura, um promotor judeu sedento de glória, um líder comunitário negro demagogo e um repórter inglês ácido e antipático a americanos se alimentam do atropelamento do pobre jovem negro. Depois de enquadrado pela investigação, a vida de Mc'Coy torna-se um inferno. O mundo a sua volta cai por terra enquanto o público de Nova York assiste seu declínio.

"Fogueira das Vaidades" não é o épico da decadência de um yuppie, mas sim uma amostra do mau-caratismo inerente a qualquer ser humano. Todos ganham algo com o sacrifício de Mc'Coy, poucos seriam reconhecidos pela sua redenção. Tom Wolfe monta uma trama e uma história de descrença da nobreza. A corrupção é o ritmo de todas as épocas e ao inocente resta sentar no canto da festa.

Gramatura Alta 20/05/2019

Tom Wolfe foi um dos escritores mais conceituados dos EUA, não apenas pelos livros publicados, que foram poucos, mas, principalmente, por seu trabalho como repórter, que influenciou muitos a mudarem a forma de se escrever uma matéria. O pai de Wolfe era dono de duas fazendas e diretor de uma cooperativa de fazendeiros, o que permitia à família uma tranquilidade financeira e um estilo de vida bem acima da média. Wolfe teve aulas de balé e interpretação, e ainda criança, escreveu a biografia de Napoleão e Mozart, os primeiros textos que demonstravam sua capacidade na escrita. Ele foi repórter de vários jornais de grande circulação, como The Washington Post e o New York Herald Tribune. Foi nesse período, 1987, que ele lançou sua obra mais famosa, A FOGUEIRA DAS VAIDADES.

Na trama, Sherman McCoy é um negociador de títulos em Wall Street, rico, com um apartamento avaliado em mais de 3 milhões de dólares no centro de Nova York. É casado com uma mulher que só pensa na beleza e no dinheiro, e tem uma amante, Maria, que, por sua vez, também é casada com outro homem. Uma noite, ele e a amante se desviam do caminho e se perdem em uma área perigosa do Bronx. Quando encontram a rua que leva à saída, ela está bloqueada por um pneu. Sherman sai do carro para desobstruir o caminho, quando aparecem dois jovens negros oferecendo ajuda. Assustada de forma desproporcional, Maria assume o volante, pega Sherman e, na fuga, acaba por atropelar um dos jovens. Sherman quer ir à polícia, mas Maria o convence a desistir, ainda mais que isso destruíria seu casamento.

No dia seguinte, Sherman descobre que o jovem foi hospitalizado e entrou em coma, mas antes conseguiu dizer à mãe qual a placa do carro que o atropelou. Quando a notícia repercute nos noticiários, o prefeito da cidade, um promotor fracassado e um reverendo ambicioso do Bronx enxergam a chance de atingirem um objetivo próprio. Ao mesmo tempo, entra em cena o fracassado repórter Peter Falow, destacado pelo jornal para cobrir o caso e ajudar o reverendo a insuflar o bairro contra McCoy, que tem sua vida totalmente destruída pelo que se segue.

A FOGUEIRA DAS VAIDADES não é uma história de um promotor que deseja condenar um criminoso, ou de um reverendo que luta por justiça para um jovem de sua congregação, ou de um prefeito que deseja conduzir a diversidade da população de sua cidade de forma igualitária, ou a de um jornalista na execução honestade sua profissão. Os personagens não são exemplos de virtude. Pelo contrário. Todos eles são exemplos de pessoas corruptas, mesquinhas, interesseiras, oportunistas, que não medem esforço para conseguirem vantagem.

O promotor quer um caso que o torne famoso, que o leve para o ciclo dos melhores do tribunal, independentemente de condenar ou não um inocente. O prefeito quer os votos da população negra da cidade, e qual melhor forma de conseguir isso do que condenar um homem branco pelo atropelamento de um jovem negro? O reverendo vê a chance de conseguir dinheiro para sua congregação. E o jornalista quer a história para conseguir um prêmio Pulitzer. Ou seja, o objetivo de todos eles é o mesmo: fazer Sherman ir para a cadeia.

Wolfe era um mestre na descrição dos ambientes e na construção de personagens que tinham um estilo balzaquiano de vida. Ele era dono de um humor ácido, carregado de sátira, e faz críticas a todos, ricos, pobres, brancos, negros, a repórteres, juízes, advogados, mas, principalmente, à elite americana. Nenhum personagem é poupado de uma dissecação mordaz do estilo de vida, do caráter dúbio e da futilidade das ações.

Sherman é um imperador na profissão, brilhante, sem igual. Mas em casa, vive com uma esposa frívola, um boçal que comete erros tão absurdos como o de ligar para a própria casa por engano e falar com a esposa pensando que é a amante. Ele não tem qualquer traquejo social e sofre bullying pelos concorrentes. Sua relação com a amante é apenas sexual, sem qualquer evolução intelectual ou emocional. Um completo abismo de superficialidade. E isso evita que se consiga criar qualquer vínculo emotivo como personagem, pelo menos na primeira parte do livro. Na segunda parte, fragilizado e acossado, Sherman se transforma em alguém mais agradável, mais comum, por quem se consegue torcer um pouco, pelo menos.

Peter Falow, o repórter, começa empurrado pela chance de conseguir uma história que o irá tirar do fundo do poço. Mas, aos poucos, conforme conhece e se envolve com Sherman, e quando descobre que não era ele na direção quando o jovem foi atropelado, ele cria uma certa simpatia com Sherman e tem desejo de ajudá-lo a se safar de uma condenação certa. Mas o que pesa na balança é a chance de Falow ficar famoso, de conseguir ser reconhecido. É uma decisão que pode não ser assim tão difícil para ele.

Todos os outros personagens, o prefeito, o reverendo, o promotor, até mesmo Maria, nenhum deles quer realmente saber se Sherman é inocente, ou se há uma chance de o livrar da cadeia, ou mesmo em fazer qualquer justiça ao jovem em coma no hospital. O que todos eles querem, é a chance de conseguirem o objetivo material que perseguem, ou no caso de Maria, de não ser descoberta. Sherman que se f@%$!

A FOGUEIRA DAS VAIDADES é um livro inteligente, extremamente bem escrito, com personagens marcantes e totalmente corruptos, indiferentes à justiça ou ao bem comum, um exemplo de como era a sociedade americana nos anos de 1980, e de como essa sociedade não mudou absolutamente nada nas últimas décadas.

Em 1990, Brian de Palma dirigiu a adaptação cinematográfica, com um elenco de estrelas: Tom Hanks, como Sherman; Bruce Willis, como Peter Falow; Morgan Freeman, como o juiz encarregado do caso; e Melanie Griffith, como Maria. Apesar disso, o filme foi um fracasso gigantesco, tanto de bilheteria, como de crítica. Isso se deve ao fato do diretor ter transformado o roteiro em algo debochado, com interpretações carregadas de uma proposital canastrice, querendo passar que toda aquela sociedade era uma farsa teatral evidente. Infelizmente, o filme ficou bizarro e perdeu qualquer chance de ser considerado sério.

Tom Wolfe faleceu aos 87 anos, em um hospital de Nova York, devido a uma infecção. Ele deixou a esposa e dois filhos.

site: http://gettub.com.br/2019/05/19/a-fogueira-das-vaidades/

Ludmila 08/11/2023

Como todos os livros calhamaços, a leitura teve seus altos e baixos. De forma geral o enredo é muito bom, a história instigante e os personagens bem desenvolvidos. Foi lançado em 1987, então possui alguns termos e pensamentos comuns da época, apesar de fazer bons questionamentos sobre o tema.

PITUCALELE 04/08/2023

A fogueira das vaidades
Primeira experiência com o autor e achei o livro Até bem escrito, mas, cansativo e desnecessário em algumas partes (descritivo demais).
Ele usa uma linguagem bem crua e com muito teor racista para pobres, negros e latinos, além de mostrar as mulheres como fúteis e bastante conotação sexual, ou seja, infelizmente bem atual.
Achei que no final correu um pouco com a história
Valeu a leitura.
Carlos B Fitzgerald 20/04/2024minha estante
Tom wolfe é realmente muito descritivo, informa detalhes de tudo. Outro livro dele que indico muito e Eu sou Charlotte Simmons.

Matth 02/02/2021

New York x Sherman Mcoy
Sherman Mcoy, investidor da Pierce&Pierce, branco, anglo-saxônico, protestante ver sua vida de luxo e riqueza se desfazer em cinzas após atropelar um jovem negro no Bronx, mas não é apenas a população negra do Bronx que quer a prisão de Sherman pelo atropelamento do jovem Henry Lamb, outros personagens também querem sua prisão por simplesmente quererem obter vantagens e irão fazer de tudo para conseguir isso.

Henrieth Hasse 04/04/2022

Foi muito interessante visitar os anos 80, com sua cafonice transvestida de requinte e seu liberalismo voraz.
Racismo, hipocrisia, vale tudo.
Isso você vê por aqui.
Super recomendo.

JL Marcal 16/11/2023

Um livro muito interessante
Um livro muito bom, embora o início seja bem maçante. Gostei do final, ainda que esperasse que ele fosse um pouco diferente. Recomendo demais!!!!

JuKirchhof 19/04/2024

Em dúvida se gostei, mas o filme é péssimo
Achei o final meio preguiçoso, ao melhor estilo: cansei, vou acabar logo com um resumo de tudo.

Mas basicamente é um livro sobre uma época efervescente e com um desenrolar magnético. Espiei trechos do filme quando estava chegando ao fim da leitura, e em uma primeira vista é de chorar de desgosto, deixaram os personagens muito caricatos.

Lisandro 04/11/2023

Sem final e repleto de erros gramaticais
Na verdade a história acaba sem final. Muito bem escrita, convincente, realista, te prende até a última página, mas não tem final. E esta edição epub da Rocco está recheada de erros gramaticais. No Kindle há uma opção de reportar o erro, mas esta função parou de funcionar no Kindle 10° geração.

Zuca 22/04/2009

No Capitalismo, a pessoa vale pelo "ter", nunca pelo "ser".