Sobre a Amizade

Sobre a Amizade Cícero

Resenhas - A Amizade

diegoviegasss 22/06/2023

Superou minhas expectativas!
Quando peguei ele para ler eu não esperava muito, e as primeiras páginas foram bem chatinhas. Porém, quando começou a tratar realmente do assunto "Amizade", fiquei surpreso. É um livro curto, da para ler em um ou dois dias. Tratou muito bem do assunto e de forma bem completa. O filósofo Cícero é muito mais voltado para uma filosofia política, então é estranho ele ter uma obra sobre um tema tão "humano". Se bem que faz sentido já que o livro é um diálogo onde quem fala sobre a amizade é Lélio, e não Cícero. É algo como Platão contando os diálogos de Sócrates. Eu gostei bastante e recomendo com toda certeza!

Mari 18/09/2020

Direto ao coração
O quão caro nos é a amizade...ao ler Cícero nessa obra tão instrutiva é possível ir refletindo sobre as pessoas a quem realmente podemos colocar na classificação de amigo e se realmente sabemos dedicamos verdadeira atenção àqueles a quem denominamos Amigos.

Deghety 14/03/2019

A Amizade
A Amizade
Marco Túlio Cícero
Itália
Escala
2006
Nessa "homenagem" à amizade, Cícero destrincha todos aspectos da mesma. Ele sempre frisa a virtude dos envolvidos como base central para uma amizade verdadeira, que são necessárias duas pessoas boas para a edificação da tal.
Ele também alerta sobre os perigos das amizades falsas e o perigo ainda maior quando essas se tornam inimizades.
Esse livro é o tipo de leitura que se deve fazer todo ano, para nos tornarmos pessoas melhores e valorizarmos nossos amigos, obviamente que isso tem de partir de ambas as partes, a amizade verdadeira deve ser recíproca e livre de interesses e ter as alegrias partilhadas como também as tristezas amenizadas em um ombro amigo.

"Como as coisas humanas são frágeis e caducas, devemos, sempre buscar a quem amemos e que nos ame porque, tirando da vida o afeto e a benevolência, a vida perde todo seu encanto"

"Se alguém subisse aos céus e visse a natureza do universo com a formosura dos astros, tal panorama ser-lhe-ia pouco deleitante, caso estivesse sozinho. Ao contrário, seria felicitante ao extremo se alguém ali estivesse e com ele pudesse partilhar seu encantamento."

Mário 02/02/2014

A importância da amizade verdadeira, suas características e virtudes. Perspectivas do relacionAmento entre pessoas que nos induzem a refletir sobre a qualidade dos nossos próprios vínculos conquistados numa sociedade baseada no networking.

zé buchão! 20/01/2013

Intuição
A intuição de que a amizade é algo da natureza é incrível... Só no século XX pode-se provar Cientificamente... eheheh pelo menos em nossa sociedade.