Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Galvão 28/12/2022

"Tenho pensado sobre o meu final feliz mais do que antes .... acho que jamais serei feliz até descobrir quem sou, e a responsabilidade por eu não estar cem por cento feliz com a minha vida agora é toda minha"

Fernanda.Linda 25/12/2022

Adam Silvera melhorando um livro que já era perfeito
Recentemente terminei a primeira versão desta obra de arte a me deparei com esta edição especial onde o autor propôs dar ao conto um final "alternativo" mais feliz. E posso dizer que amei mais do que o fim original. Este sim foi um fim que me deu esperança de um futuro melhor para Aaron onde o passado é finalmente encarado e superado. Silvera sempre se superando. Amei

Fernanda.Linda 25/12/2022

Destruída e apaixonada por essa narrativa incrível
Não tenho nem palavras para descrever as emoções que senti ao terminar esse livro. Com certeza ele chega ao seu ponto alto a partir da página 100, pois antes disso o livro dá a impressão de seguir um caminho monótono, com uma representação direta de eventos comuns do cotidiano. Mas quando chegamos ao clímax percebemos que finalmente a história começa a se movimentar. Devido a demora de acontecimentos devidamente interessantes e que despertem a curiosidade, a história tinha o risco de cansar o leitor. Porém, percebo que todos esses acontecimentos foram importantes para a construção das relações e personalidades dos personagens. E apesar da repetição constante das brincadeiras entre Thomas, Aaron, Eu-Doidão, Dave Magro, Dave Gordo e Baby Freddy me diverti com todos os momentos fora esses, que foram os únicos cenários realmente cansativos, no entanto importantes para contextualizar o ritmo em que a história se situava. Em certos momentos a narração de Aaron sobre si próprio me deixava confusa, ou com a impressão de que o mesmo indivíduo omitia informações do leitor. Fiquei animada ao perceber que ao decorrer da história o motivo dessa escolha narrativa foi explicada, o que mudou totalmente a visão negativa que havia criado sobre essa narração. O plot foi realmente muito interessante e eu não o esperava. Apesar de todas as suposições que criei ao longo da história, o final que ela teve não passou pela minha mente. E com certeza no último capítulo, nas últimas 15 páginas eu me derramei em lágrimas e demorei pra me recuperar. Esse livro é sobre sobre amor, amizade, dor, preconceito e acima de tudo sobre autoaceitação. Acho que esse livro ensinou lições muito lindas, como a importância de nossas lembranças e do aprendizado que elas nos trazem para a vida, além de que devemos procurar nossa felicidade em nós e não nos outros, sobre como nossa individualidade e personalidade são importantes, apesar dos sofrimentos que passamos para formá-la ou conviver e aceitar elas. Os personagens, todos eles muito reais e vividos e a Genevive foi uma um amor de pessoa, em toda história.
Concluindo, apesar dos pontos negativos que encontrei na primeira metade do livro, acredito que os positivos se sobressaíram, ressignificando a impressão inicial que eu tive da história. O amor dos dois, apesar de diferentes para Aaron e Thomas foi lindo, e a finaleira dessa história que no início me deixou um pouco desacreditada de seu potencial me surpreendeu e me cativou de uma maneira indescritível.

Morthis 23/12/2022

Meu Deus!!!!
Adam Silveira não cansa de criar histórias interessantes e arrebatadora.
Foi uma leitura com muita esperança de um final feliz, ou agradável e, muita angústia e raiva das pessoas. Foi incrível.

Juliana 16/12/2022

Do jeitinho clássico de Adam Silvera
Lembra Aquela Vez é um livro que trata assuntos delicados, a passagem por luto e depressão. Adoro a criatividade do autor que, da mesma forma que criou a Central da Morte, criou o Instituto Leteo, para apagar e modificar memórias indesejadas. O livro acaba sendo bem denso por causa das passagens sensíveis, mas é muito bom!

João 07/12/2022

Um livro que te faz refletir bastante.
"Acho tranquilo que algumas histórias simplesmente não tenham final. A vida nem sempre oferece o final que esperamos"

Primeiro livro que li do autor e gostei bastante. Ainda me recuperando psicologicamente para ler outos livros dele.

flormell 02/12/2022

Uma série interminável de começos felizes
Sabe, quem nunca se pegou pensando em como seria melhor esquecer aquele acontecimento, aquele relacionamento (amoroso, amizade), aquele dia ruim?

Essa é a exata proposta desse livro e eu adoro premissas como essa, por isso tava bem animada pra começar Lembra Aquela Vez.

No geral gostei do livro, mesmo considerando que personagens erraram um monte, isso é sempre algo que os torna mais humanos na narrativa.
O plot é mto bem construído, sério, nem vou comentar mais para quem não leu.

Apesar de ter gostado demais do modo como o autor tratou os temas apresentados, tive diversas ressalvas ao longo do livro:

O ritmo do livro me incomodou bastante, sinto que só consegui engatar na leitura depois dos 40%, q demorei um tempinho pra chegar, daí pra frente li todo o resto em um dia.
Outro ponto que acabou diminuindo a nota, para mim, foi que queria saber mais sobre o procedimento, sobre a reação das pessoas, sobre como ele afeta as relações, a cultura pop, etc etc. Eu sou fascinada por esse tipo de ficção científica onde uma tecnologia como essa é inserida na sociedade e sinto que isso poderia ter sido mais explorado (tipo como o próprio Adam Silvera fez, posteriormente em ?Os dois morrem no final? que é um dos meus preferidos da vida).

Apesar de tudo, sinto que a mensagem veio para mim em um momento que eu realmente precisava, lidar com o passado pode ser difícil, e esse livro trás algumas reflexões importantes sobre isso.

??ALERTA DE SPOILER AQUI EMBAIXO???

Gostaria de inserir aqui três trechos que gostei muito, então lá vai:
?Memórias: algumas nos atingem de surpresa, outras nos levam adiante; algumas ficam conosco para sempre, outras esquecemos sozinhos. Não podemos saber de verdade a quais sobreviveremos se não continuarmos no campo de batalha, com os momentos ruins dispararem em nossa direção como projéteis.
Mas, se tivermos sorte, teremos momentos bons o bastante para nos proteger.?

?O garoto sem direção me ensinou algo inesquecível: a felicidade volta, se você deixar que ela volte.?

?Minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes.?

Felipe Ogawa 25/11/2022

Blasé
Adam Silvera é o John Green dos LGBT: personagens chatérrimos, caricatos e estranhamente velhos pra serem adolescentes. Uó. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças encontra romance gay genérico.

Lilimak 25/11/2022

Ok, queria dizer primeiro que eu AMO a criatividade do Adam pra criar esses universos com esses tipos de serviços, eu gostei muito da história em si e o plot também é incrível, só não dei 5 estrelinhas pq as vezes a escrita me confundia, mas tirando isso, o livro é excelente.

Nelba 23/11/2022

É um livro muito pesado e que contém diversos gatilhos. Eu achei que ia chorar muito, mas não chorei quase nada, o livro em sim é bem pesado, mas acho que não me cativou muito ao ponto de me fazer chorar rios(que era oque eu estava esperando), mas ele me prendeu até a última folha. Recomendo a leitura, mas ele tem gatilhos de suicídio, homofóbia, agressão, mutilação, depressão.

Dan 18/10/2022

O livro mais devastador que já li
"Aprendi que não podemos sempre escolher quem queremos ser."

Adam Silvera é viciado em escrever sofrimento e a única surpresa que tenho é como esse é pior do que os dois seguintes juntos, mesmo sendo a estreia dele.
Tenho um sentimento muito contraditório quando se trata dos livros dele: eu não recomendaria pra qualquer um e definitivamente não releria nenhum, mas qualquer um que esteja a fim de ler um livro que vai destruir suas emoções pode mergulhar neles sem medo. De preferência, não um atrás do outro, claro.
Dito isto, Lembra Aquela Vez é um livro repleto de gatilhos de todos os tipos e qualquer um que queira ler deve procurar saber quais antes. É pesado demais e me lembra casos reais de vidas destruídas para sempre pelo ódio.
No mais, um livro que me fez refletir sobre várias coisas. A única coisa que resta é a esperança de que, um dia, não precisaremos sofrer tanto por sermos quem somos.
Davi594 18/10/2022minha estante
tô impactado com a tua resenha e ainda mais com a sinopse do livro, q angustiante :(

Dan 18/10/2022minha estante
é um livro triste demais e a sinopse não chega nem a começar a descrever o que você encontra nele... muito profundo, mesmo

@Ju 18/10/2022

O final não era aquilo que eu esperava porém esse livro é incrível mesmo assim.
Ele fez eu questionar várias coisas importantes. Adam sempre sendo o meu escritor favorito!