A unidade do intelecto, contra os averroístas

A unidade do intelecto, contra os averroístas Santo Tomás de Aquino
Dr. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento

Resenhas - A unidade do intelecto, contra os averroístas

Vinícius 18/04/2023

O Intelecto
O conhecimento do intelecto comparando a visão de Aristóteles com Averróis. Tomado como ente único unido ao ser ou separado deste, leva o grande doutor da igreja católica, São Tomás nos mergulhar nos conhecimentos soa escritos metafísicos de Platão e Aristóteles.

Filino 07/11/2020

Um precioso opúsculo do Aquinate
Com essa obra, curta mas esclarecedora, Tomás de Aquino parte daquilo que ele chama de "erro" de alguns sobre a noção de intelecto (e intelecto possível) na filosofia de Aristóteles, sobretudo no "De Anima". Antes do texto propriamente dito, uma esclarecedora introdução presente nessa edição traz a lume uma das bases sobre as quais repousa o texto do Aquinate: uma questão de tradução, numa determinada passagem da obra do Estagirita.

De qualquer modo, é interessante ler um Tomás de Aquino indignado contra aqueles que se propõem a ensinar aos jovens, dentre outras coisas, que o intelecto seria uno ou que teria uma origem a partir da matéria. Os três primeiros capítulos são lidos sem grandes dificuldades; os últimos são um pouco mais complexos. Ao final, o autor adverte aqueles que sustentam tais posições não enchessem as cabeças dos jovens com tais erros, mas desafia-os a responder ao seu próprio texto - se conseguissem.