O teste do ácido do refresco elétrico

O teste do ácido do refresco elétrico Tom Wolfe

Resenhas - O Teste do Ácido do Refresco Elétrico

nino 08/01/2021

Tod mundo louco
Tom Wolfe é considerado um dos fundadores do "new journalism" americano, movimento que teve seu auge entre as décadas de 60 e 70, entre sua turminha boa estavam também Truman Capote, Hunter S. Thompson, Norman Mailer, Gay Talese, Joan Didion.

A ideia do chamado New Journalism era quebrar as regras do próprio jornalismo convencional, gerando uma nova forma de narrar os fatos feitas geralmente de maneira excêntrica e bastante original.

"O Teste do Ácido do Refresco Elétrico" foi lançado em 1968, depois de Wolf embarcar em uma viagem junto aos " festivos gozadores", grupo hippie que vivia a maior parte do tempo dentro de um ônibus em plena explosão do chamado verão do amor distribuindo ácido servido dentro de um caldeirão de vinho.

Liderados pelo escritor Ken Kesey, que naquela altura do campeonato vinha ganhando uma bela grana de direitos autorais por ter escrito e lançado o aclamado "Um estranho no ninho" eles percorreram grande parte do solo americano completamente entupidos de lsd.

Wolf entrou naquela onda e descreveu tudo o que viu e sentiu, o resultado, como era de se esperar, é altamente alucinado, mas grandes formas de percepções são aqui descritas de maneira rigorosa e altamente realista.

A loucura não estava no ácido, o ácido era apenas a forma de visualizar a loucura estando fora dela, a sendo assim tente imaginar o que seria entrar chapadaço dentro de uma apresentação coletivamente histérica dos Beatles, por exemplo?

George Harrison já tinha opinado após visitar o distrito Haight-Ashbury socado por ripongas " - Não vi nada do que me disseram que veria aqui, tudo o que vi foi uma loucura sem senso de direção, apenas crianças sem destino, sem expressão de arte, nada que me fizesse continuar aqui e ver onde isso daria".

Trata-se de um livro louco. muitas vezes arrastado, outras vezes bem humorado, vale para aprimorar seu conhecimento sobre todo aquele cenário psicodélico onde a musica foi o que falou mais alto que tudo, tanto que é ouvida até hoje ao ser trazida pelo vento.

jkdornelles 31/01/2011

Fundamental para qualquer um que queira saber de verdade quem foram os hippies ou aonde surgiram as festas rave.

Tom Wolfe investigou e registrou aqui como um bando de malucos sonhadores buscavam mudar o mundo apenas... vivendo o Agora, saca? pegaram um onibus escolar, pintaram todo com muitas cores e sairam por aí.. semeando as boas energias.
(não é o magic mistery tour do Beatles.. isso veio depois!!)

o estilo jornalistico buscou refletir a forma de pensar dos caras (então cara - tem muitos!!!! muitos!!!!!! pontos de exclamação!!!!!!!!) e por isso mesmo, é impressionante como está preservado a época e o ambiente em que viveram essas figuras.

não vou estragar os vários mistérios ancestrais que se acham investigando esse registro obrigatório. de um período que pra nós hoje em dia é quase a Era Mesozóica. quando a novidade de se vestir com roupa laranja ou rosa ainda não tinha sido inventado pelo Restart, né?.
;)

dentre as relíquias há encontros entre Ken Kesey (autor de Estranho no Ninho, o não-capitão dos Merry Prankster, grupo que contaria ainda com Neil Cassady como piloto-motor-master) e Allen Ginsberg, e o Timothy Leary e os Hell's Angels e o Hunter Thompson e... saca bixo?

um show dos Beatles, fugas para o México... quer mais???