Terra de espíritos

Terra de espíritos Jodi Picoult

Resenhas - Terra de espíritos

Alcione13 28/04/2021

Uma terra de mil faces
Esse livro fala de fantasmas mas também de medo, preconceito,amor, solidão e acima de tudo o quão difícil é negar a nós mesmos.

A primeira parte nos apresenta os personagens e a trama parece caótica. Porém como conheço e amo a escrita de Jodi e vi potencial,continuei.

E novamente que grata surpresa.

Tentarei não deixar spoiler apenas impressões.

A pequena vila é abalada por acontecimentos inexplicáveis após o início de uma construção onde supostamente seria um cemitério indígena.
O caça-fantasma desiludido Ross é então chamado.

A partir daí somos apresentados aos incríveis personagens e suas peculiaridades.
Shelby irmã de Ross protege o filho Ethan portador de uma rara doença que o torna alérgico a luz do sol. Transformando a vida da criança em algo estritamente noturno.
Ross tenta morrer a qualquer custo pra reencontrar sua amada...

A caça ao suposto fantasma cria uma série de acontecimentos que tornam a trama totalmente viciante. E quando o policial Eli e o vigia noturno Az aparecem você não consegue largar.

Uma segunda parte ainda mais deliciosa de ler onde a vida de uma certa personagem é dissecada e o conceito de eugenia nos é apresentado na trama.
Por vezes a leitura se torna indigesta devido a isso.
Entretanto na época e pra época era "normal".
Por desconhecer até mesmo a palavra achei estranho. Daí ao pesquisar mergulhei mais na leitura.

Como é típico da autora não há vilões ou afirmações como verdades absolutas.
Cada personagem faz o que faz e ela vai dissecando isso.

Foi pavoroso ver a forma como o doente mental era tratado e que os conceitos de limpeza étnica literalmente eram uma ciência. Tive arrepios.

A alternância entre passado e presente foi sensacional principalmente pelos ganchos nos capítulos.

Como sou fascinada por fenômenos bizarros e estranhos achei que ela pesquisou bem as questões paranormais e inexplicáveis.

Gostei bastante do final amarradinho.
Dei incríveis risadas com a questão do elevador e o engraçado que é a segunda vez que a autora usa esse recurso e como sempre não dá explicações. O que torna a coisa melhor ainda.
O único problema foi que esperei demais da personagem Lucy que pra mim acabou mal desenvolvida em seu potencial.

No geral tratou de assuntos delicados como a eugenia ou a negação de sua própria raça perdendo seu eu.
Também notei a habilidade dela na questão do preconceito e nossos julgamentos prévios.

Contém gatilhos pra quem é sensível. Tive dificuldade quanto a esse ponto por questões pessoais. Mas a habilidade da escrita traz as sutilezas de tal comportamento.

Taí. Excelente livro e com o delicioso sotaque Português.
Drica 28/04/2021minha estante
Muito bom!!!!

Excelente, não?

Já leu Amor de Mae?

Alcione13 28/04/2021minha estante
Ainda não. Tenho o e-book mas vi tanta crítica negativa.
Mas eu estou na vibe dela.
Simplesmente amo

Você tem ele, Monique?

Monique 28/04/2021minha estante
Ah ! Nao sabia que era mal falado, eu comprei pra minha mae e agora ele ta aqui de canto.

Monique 28/04/2021minha estante
Acho que só li um livro dela que chamado Um mundo a parte e adorei, mas é porque era de autista e eu adoro esse tema, leio tudo.

Não vão ler? Rsrs
Foi classificado como fraco.
Mas eu geralmente não me baseio em opiniões pois o último dela todos amaram menos eu. Pra variar.
Também amei esse do rapaz autista.

Alcione13 28/04/2021minha estante
Tenho uma lista dos melhores.
Mas nós duas somos pólos iguais do imã pra leitura ??
Pq nunca vi opinião divergir tanto

Monique 28/04/2021minha estante
Ela ja leu e deixou aqui pra eu passar pra frente, não é um tema a me atrai. Como voce ta lendo tudo dela, pensei q podia se interessar.
Pois é, nunca leve a sério o que eu digo sobre livros hahaha
Leve o contrario disso.

To falando besteira, não é Amor de Mãe é Coração de mae!! Haha

Rsrs
Me chama lá pra combinarmos.

Blz!

Gi 28/03/2023minha estante
Fiquei curiosa pra ler esse, porque também amo a escrita da Jodi e, apesar dos livros serem mais focados nos dramas das personagens, sempre tem um suspense e ela sempre surpreende no final. Já leu Tempo de partir?eu amei!

Nay 29/10/2019

Foi bom. O problema é que foi muito longo, é necessário um pouco de paciência no inicio.