Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Letsmaniac 09/08/2022

Bom,mas...
O livro é uma alta fantasia incrível, mas acredito que se eu tivesse lido em outra época teria amado mais.

Valentina.Kurtz 05/08/2022

Poderia ser mais bem estruturado
A sinopse do livro vai te prender! E é assim mesmo no início: ótima construção dos personagens e, principalmente, da ambientação. Como adepta do Kindle que sou, afirmo que os 10% iniciais são viciantes, as novas descobertas sobre o Dragão e a Torre viciam o leitor.
Apesar dessa ótima primeira impressão, minha motivação foi, ao longo do livro, diminuindo: há muitos eventos narrados sem profundidade, coisas que acontecem em questão de poucas páginas e que, aparentemente, deveriam ter consequências sérias se a autora tivesse mais compromisso com a verossimilhança desse universo fictício.
Além disso, flashbacks acontecem o tempo inteiro, desviando o foco da história. Dessa forma, cenas que demandariam, em teoria, mais detalhes, são deixadas de lado em prol de retratos do passado que não influenciam realmente na história.
Enfim, isso me desmotivou muito e acabei pulando várias partes, chegando ao final (clichê) por insistência, querendo dar outra chance por causa do ótimo início. Concluí, dessa segunda chance, que, das 443 páginas, 150 contariam muito bem a história e não haveria tanta confusão.

Jaqueline 05/08/2022

Enraizados
A Ambientação é incrível, personagens cativantes.

Mas o livro ficou muito confuso na parte final.

christian-rossi 03/08/2022

Eu tô TÃO decepcionado
As 3 estrelas que eu dei foram exclusivamente pela criação de mundo e escrita da autora. É absurdo que um livro que tinha TUDO pra ser bom acabou virando mais do mesmo por pura preguiça e medo de sair do clichê. Tudo é muito fácil, ela é muito especial, ela é muito única e nunca encontra nenhum problema. A ÚNICA coisa que salva essa história é que o final fugiu de um final clichê. Apenas.

P.S.: A passada de pano pro Marek é absurda. 🤬 #$%!& , o cara é um ASSEDIADOR e ponto final.
P.S.²: A história seria mil e uma vezes melhor se a personagem principal fosse sáfica e tivesse, na verdade, um relacionamento amoroso com a Kasia (que, diga-se de passagem, é a mais fodona do livro).

BiaQuerino 20/07/2022

Que história incrível
Amei a fantasia desse livro, amei o fato de q o romance foi pouco e isso na verdade foi bom para o livro. Foi tudo muito curioso e muito bonito, é um mundo q dá vontade de conhecer: as vilas, os reinos, a floresta(agora que está sem corrupção), a torre.... Simplesmente fantástico.

Bianw0 17/07/2022

Maravilhoso
Eu comecei esse livro sem muitas expectativas, mas ele me surpreendeu muito. É um livro de fantasia que no começo se disfarça de romance. Comecei já adorando, pensei que seria um romance com um pouco de fantasia, mas depois vi como o universo de expandiu de uma maneira linda.
Terminei o livro querendo mais, e no final confesso que li mais devagar para não acabar.
O livro não é perfeito, mas eu super recomendo e foi um dos meus favoritos de 2022.

Mimi 14/07/2022

Meh...
O universo do livro é ótimo, todos os personagens são apaixonantes, mas não acho que isso foi bem explorado. O final foi muito apressado e acabou deixando a desejar, já que o livro tem um começo que promete muito.
rafaa 14/07/2022minha estante
do que se trata??achei a capa linda

Mimi 14/07/2022minha estante
É sobre uma lenda antiga envolvendo um mago que pega crianças numa vila, uma floresta de magia corrompida. É um ótimo livro pra distrair a cabeça, mas não se apegue mto

rafaa 14/07/2022minha estante
aaaa quero ler, já adicionei KAKAKAKAKAKA amo um trauma

haylla.with.an.h 09/07/2022

Raízes profundas
O livro é um conto de fadas baseado no folclore eslavo, só esse fato já é intrigante. E a autora soube criar em poucas páginas (em comparação com outras sagas de fantasia) todo um universo, muito bem desenvolvido e complexo. Quanto aos personagens; realmente alguns poderiam ter sido melhores explorados, ter expostos as suas motivações e seus reais sentimentos.

A ligação da comunidade com a natureza é algo digno de nota. Faz refletir que somos realmente, parte dela e não algo além ou superior a ela. Principalmente a personagem principal, ela se encontra enraizada no local. De corpo, mente e alma. Na história os moradores se veem reféns de uma floresta maligna e corrompida, no entanto o ser humano por si mesmo já é corruptível e muitas vezes a natureza acaba sofrendo as consequências de nossas ações. Foi interessante ver o outro lado disso.

Algo que vêm me incomodando nos livros de fantasia atuais é a diferença de idade da protagonista e seu respectivo par romântico. Parece que os autores tem a necessidade de forçar um romance de garotas adolescentes com homens - geralmente poderosos, imortais ou afins - que são extremamente mais velhos que elas.

Sim é apenas ficção, mas acho perigoso essa normalização e até romantização de relacionamentos desse tipo na vida real. E em "Enraizados" a protagonista cita diversas vezes a aparência do mago, e que isso a intrigava e incomodava. No entanto, ela parece não consegue evitar que seu interesse por ele aumente. Pra mim, uma típica Síndrome de Estocolmo. Porém, não nego, que os dois combinavam. As poucas partes em que ele não estava sendo rude com ela, eles exalavam química e conexão.

Mesmo com essas ressalvas gostei bastante da leitura, pra mim foi muito inovadora e fluida. Fazia muito tempo que não lia uma fantasia, principalmente de livro único. E por ter mantido minha atenção até o final, considero um bom livro.

"Havia raízes no meu coração, tão profundas quanto qualquer corrupção".
Thalyta.Gomes 26/07/2022minha estante
Simmmmmmm
Concordo com todas as suas palavras, a parte do romance me deixou meio desconfortável, na verdade eu shipava ela com a Kasia hahahahahahahahahahahahaha, eu acredito que se a autora tivesse desenvolvido um relacionamento só de mentor e aprendiz seria bem melhor.
Mas em suma é muito bom, li em dois dias, fazia tempo que um livro não me prendia tanto

haylla.with.an.h 27/07/2022minha estante
Exatamente, concordo contigo... E comigo foi igual, amei a história e li super rápido. Também prendeu muito a minha atenção, mas por mais que tenhamos gostado temos que ser críticas e sinceras né? Haha

Thalyta.Gomes 30/07/2022minha estante
Sim, até pq sem crítica qualquer coisa meia boca viraria obra prima

Liiih 07/07/2022

Meu único arrependimento é não ter lido esse livro antes. A história te prende desde o começo, e traz aquela sensação familiar e maravilhosa de um conto de fadas.
Apesar da familiridade e dos clichês (MUITO BEM EXECUTADOS), a história é inovadora e inspiradora. Com certeza entrou pra lista de favoritos do ano e da vida!!

ruane 06/07/2022

um verdadeiro conto de fadas ?
"Raízes... sim. Havia raízes no meu coração, tão profundas quanto qualquer corrupção."

nieshka & sarkan ?

bibstalendo 04/07/2022

Na real eu não li, eu abandonei esse livro, eu não costumo abandonar os livros porque eu espero que até o final ele mude ou melhore ou sla, mas eu não aguentei esse aqui não, eu não sei se os personagens mudam ou coisa do tipo mas eu fui até onde eu consegui engolir e eu não estava aguentando mais, beejo

sara 02/07/2022

Guerreira por ter chegado no final
Tinha tudo pra ser um livro favoritado,pq o universo e a premissa é muito interessante -com criaturas, ambientações e histórias que fogem do óbvio- PORÉM não deu certo pra mim. Achei a história super arrasta, confusa em várias partes, cheia de acontecimentos corridos e avulsos, e além de alguns coisas ficarem mal explicadas. Pensei em abandonar umas 300 vezes,pq tava chata e MUITO arrastada a história.Enfim,foi um martírio para chegar até o final.

Raphaela.Bonaretti 10/06/2022

Perfeição em formato de livro
Um livro inusitado e extraordinário, diferente de tudo que já li.
A narrativa é densa, mas ao mesmo tempo envolvente e cativante.
A história é extremamente bem construída e os personagens profundos, multidimensionais e humanos em suas virtudes e falhas.
Foi como ler um conto de fadas, apesar de ser voltado para um público mais adulto / jovem adulto, a sensação é como na infância ao ler uma fábula e deixar a imaginação viajar.
Um livro pra guardar no coração.