Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Lora_Bee 13/05/2023

Livro bom para quem gosta de releituras de contos de fada
O livro narra a história de Agnieszka, que mora em um vilarejo (o cenário da história e a cultura são eslavos) chamado Polnya. Esse vilarejo é protegido por um Mago do Rei, o Dragão. ?Protegido? porte, perto dele, há uma floresta, repleta de seres desconhecidos e que é capaz de corromper seres humanos, tornando-os monstros. A cada 10 anos esse mago vai até o vilarejo e escolhe uma moça para passar os próximos 10 anos com ele, em uma torre, isolada. Ele escolhe, isso é óbvio não é um spoiler, Agnieszka. O restante do livro narra a história sobre a relação entre o Dragão e a heroína, bem como sobre a floresta. É uma história sobre pertencimento, desapego, rancor e como ele pode não apenas nos adoecer, mas adoecer todos ao nosso redor. Não é um livro fantástico, mas acho que a opinião sobre um livro fica muito mais benévola se você lê sabendo o que vai encontrar. Eu li enraizados sabendo que seria um livro para descansar e, por isso, gostei bastante. Tem uma vibe bem cottagecore que tbm é bem gostosa. No geral, é um livro agradável de ler, tem um clima bom, um sistema de magia interessante e um romance para acompanhar.

annacê 05/05/2023

Foi pra ler esse livro que eu fui alfabetizada.
[...] o livro transmitia a sensação de algo verdadeiro, algo que eu sempre soube, mas nunca havia colocado em palavras, algo que explicava com clareza e simplicidade alguma coisa que eu nunca entendera. Eu estava fazendo que sim com a cabeça, satisfeita, indo bem [...]

Eu escolhi essa frase pra descrever como eu me senti lendo esse livro. Porque esse é um livro que te faz lembrar o porquê da leitura ser uma coisa tão linda, tão fascinante e tão prazerosa.

Esse livro é uma fantasia, sobre uma garota que é levada pra torre de um lorde pra ficar presa durante dez anos com ele, ninguém sabe o porque, e também é sobre uma floresta extremamente corrompida e letal. É sobre uma garota tentando entender o lorde, tentando entender a floresta e tentando entender a si mesma. É um livro único, o que é difícil de se ver hoje em dia, uma fantasia com só um livro, e também é extremamente e satisfatoriamente bem desenvolvido. Você entra dentro dele como se tivesse entrando dentro de uma árvore-mãe, mas você é levado pra um mundo mágico, um mundo de sonhos e dessa árvore você não quer sair.

Me prendeu desde a primeira folha, eu não sei que tipo de magia a Naomi tem com as palavras, mas ela me enfeitiçou e eu não conseguia parar de ler e não conseguia parar de pensar sobre ele. Ele tem apenas 300 e poucas folhas, mas é uma leitura bem densa que te faz sentir como se tivesse lendo por mais tempo do que realmente leu ou como se o tempo não tivesse passado.

"É apenas... um jeito de fazer. Não existe só um jeito de fazer. ? Acenei para suas anotações. ? Você está tentando achar uma estrada que não existe. É como... colher no bosque ? falei de repente.? Você tem que abrir caminho pelos arbustos e pelas árvores, e ele é diferente a cada vez."

Eu realmente me apaixonei pela escrita da Naomi, a forma como ela descrevia as cenas, os lugares, os diálogos, como os feitiços estavam sendo feitos, tudo isso era muito fantástico. Eu conseguia me ver nos lugares, ver as cenas acontecendo diante dos meus olhos. Tudo nesse livro o fez ele se tornar a minha fantasia favorita, eu me senti como se estivesse lendo um livro valioso. É um livro lindo, com uma bela história e vou visitar essa história mais vezes eu tenho certeza, já sinto falta da Agnieszka.

"Também havia um convite nela, e talvez um dia eu quisesse aceitá-lo; um dia, quando eu estivesse cansada e pronta para ter um longo sonho. Mas, por enquanto, era apenas uma porta aberta numa colina distante, um amigo acenando para mim de longe, e a profunda sensação de paz do bosque."

Elô 28/04/2023

Um dos meus favoritos da vida. Li e esqueci de escrever a resenha por questões de faculdade, mas lembrar de ter lido essa história já traz de volta a sensação de quentinho e empolgação que vem com a leitura.
Um conto de fadas adulto, com dragões, princesas, magia.... é perfeito!

Pâm 24/04/2023

Que livro completooo!!
Bom, primeiro gostaria de admitir que não estou muito na vibe fantasia e demorei 2 meses pra ler ele AAAAAA

Segundo esse livro é perfeitooo, a autora colocou 1000 páginas, ou uma trilogia de 3 livros em um só! É simplesmente fantástico.
Mega completo, com muuita emoção, dinâmico com uma pitada de romance. Adorei o desenvolvemento da historia, amo que os personagens tem defeitos e a gente consegue amar mesmo assim! O fim foi fantastico!
Apenas amei ????

misfortunesz 18/04/2023

A Floresta está enraizada em mim
Que maravilhoso foi mergulhar na leitura dessa história. Achei muito intrigante o universo mágico e, principalmente, a maneira como a magia é usada! Imaginei que o fato do romance ser só algo pincelado fosse me incomodar na leitura, pelo contrário! Estava extremamente envolvida na trama que nem notei isso.
Enfim, favoritado.

SPOILER
O final me lembrou muito da Moana.

Blueclar 16/04/2023

Fiquei um pouco confusa no início? Claro. Mas o que é uma boa fantasia sem uma dose de confusão durante a leitura? Uma história para ler em uma tarde ociosa e cair na imaginação.

Mai 11/04/2023

Livro extremamente arrastado. Achei os personagens sem um pingo de carisma (com exceção da Kasia, que eu achei incrível). O Dragão INSUPORTÁVEL. A construção dos personagens bem fraca também. Me surpreendi com a quantidade de resenhas positivas. O livro não foi bom pra mim.

Marcos 29/03/2023

Uma raiz em meu coração
Não foi um livro fácil de ser lido. Passei um mês para terminar, pois teve tantos acontecimentos que parecia que o livro possuia mais páginas. Não espere por muito romance, o livro é focado na fantasia e a temível Floresta. A protagonista era tonta, leiga, mas com um coração muito grande. Teve um final que eu não esperava e acho que eu gostei bastante disso. Algumas cenas eu precisava forçar minha imaginação ao máximo para entender o que estava acontecendo. Agnieska é uma personagem que vou guardar sempre. Para quem gosta de bruxas da floresta, monstros, feitiçaria e um toque de romance, essa é com certeza uma ótima leitura. Requer coragem para que você queira conhecer a Floresta.

Carolina1093 25/03/2023

Incrível
Que história incrível!!! Achei que o livro "pegaria leve" em certas situações, mas até que tiveram cenas de combate fortes, mesmo que curtas. Toda a história com magia me prendeu muito, teve bastante ação mas não ficou nenhuma ponta solta. Não esperava nada, mas o livro entregou tudo!!

Leticia.Abramoski 17/03/2023

Uma fantasia única
O livro em si é muito bom, a historia é diferente e única, a escrita é super descritiva e gostosa. O único ponto negativo pra mim foi o romance que é praticamente zero, o que nao seria um problema se o personagem nao fosse tao sem graça e tratasse ela com indiferença o livro todo, assim como todos os homens no livro. Mas de resto adorei e indico pra quem gosta mais da parte fantasia e nao de romance ?

Gabi! 12/03/2023

Quando comecei o livro, pensei que ele enfocaria mais no romance da protagonista com o mago da torre e isso me desanimou, só que não foi bem assim, tivemos romance, mas a história principal da floresta, sua ameaça e seus mistérios foi bem desenvolvida, me deixando intrigada, com medo, surpreendida e etc. Gostei muito do final, a explicação foi satisfatória.

Gostei da protagonista, é fácil se simpatizar com ela.

Gostei da ação que temos no livro, não tive tempo de ficar entediada, as coisas aconteciam.

Achei interessante a relação dos magos com seus reinos, os cargos que ocupam e a importância que passam a ter pra resolver várias questões. E o fato deles viverem mais do que pessoas comuns e nascerem entre pessoas comuns também achei legal.

Fiquei esperando a Baba jaga aparecer no final pra falar um pouco mais dela e sua magia tão parecida com a da protagonista, e dar uma explicação do porquê ela invadiu um palácio depois de sua morte hahahaha. Não tive minha explicação, mas ok, não interferiu em nada.

E descobri que Baba yaga não está presente apenas no folclore russo, ela também faz suas aparições pela Polônia, ao que parece.

Esse livro até poderia ter outros volumes, se resolvesse as coisas de forma mais lenta e explorasse mais alguns personagens e suas relações. Mas do jeito que foi está ótimo, bem dinâmico, nada de tédio, e concluído com um final que resolveu tudo. Mistério solucionado, motivação do vilão solucionado, e um final pra esse vilão que achei condizente.

Foi um ótimo livro pra passar meu tempo e estar nele, um excelente entretenimento.

Cris 11/03/2023

Conto de fadas ou não?!
Apesar de ser totalmente fora do contexto, Agnieszka é simples, corajosa, desajeitada, desastrada e muito leiga no quesito comportamento e socialização. Mas seu coração é enorme tem compaixão e muita curiosidade para desbravar seu caminho.

O dragão se chama Sarkan um mago imortal, poderoso que toma conta dos povoados para não serem afetados pela floresta, mas não pode evitar que todos sejam pegos, a transformação é maléfica e impossível de ser revertida e nisso uma vida é ceifada.

A cada dez anos o dragão leva uma menina com dezessete anos para seu castelo, as ensina e as instrui, sendo seu mentor nas artes da magia. Nieszka não sabe porque foi a escolhida, ela não é bonita e não tão inteligente, tinha certeza que era sua amiga que seria a perfeita escolhida pois desde pequena foi instruída a ser melhor dentro de casa.
Nieszka tem uma mente fabulosa e engenhosa, uma língua afiada, quando está nervosa fala demais, não gosta de ser manipulada, gosta de ficar ao ar livre sempre correndo e caçando, totalmente inverso ao que o dragão precisava, junta isso com seu mau humor, sua arrogância e seu silêncio, aí temos a combinação perfeita, não acham. (risos)

Muitos desafios está por vir, a luta muitas vezes está no seu interior, e encontrar sua força é um pouco complicado, mas quando é testada pode se tornar aquela que poderia dar fim a esse pesadelo, mostrando um caminho onde todos possam viver e continuar a morar onde suas raízes estão fincadas e estabelecidas.

Ainda temos a história dessa floresta macabra e sombria onde parece encantada e leva muitas pessoas a morte, corrompida com tanta dor e muito sangue derramado durante tantos anos, mas algo profundo tenta sair e através dessa expansão que ela toma as almas e as deixa em decadência e destruídas.

Todo o conjunto da obra parece um conto de fadas mas tenho que dizer é mais para o lado sombrio, sim temos o encantamento do conto mais adulto com guerras que massacram e com detalhes que deixam os cabelos arrepiados.

Enraizados é um livro que toca fundo em sentimentos, mesmo que a história seja fantasia vemos toda dor e a tristeza doer no coração, a floresta corrompida fica no meio de vários povoados e de tempos e tempos ela cresce em grandes proporções, pessoas levadas para ela não voltam mais, se o medo está instalado porque as pessoas não vão embora?

Amei Nieszka e Sarkan tem temperamentos fortes e totalmente inversos ele gosta de roubas bonitas e que demostram poder, sempre sério e muitas vezes rude, ela por outro lado desastrada e suja, não importa com roupas que são simples, sempre com um sorriso no rosto e falante.

Naomi Novik deixou a história leve e no decorrer da leitura temos diversos tipos de sentimentos, Nieszka conta sua percepção nas ações feitas e temos vários momentos de risos, alegria e descontração, sentimos seu desabrochamento durante a trama, senti um orgulho danado dela. (risos)

O livro é lindo, com várias personalidades e nuances de conto de fadas, posso dizer que fiquei muito feliz com o final, como torcia para acabar com essa guerra, que a floresta pudesse voltar ao normal, e todas as suas raízes de maldade fossem cicatrizadas, cauterizadas e restabelecidas.
????