O Espírito das Luzes

O Espírito das Luzes Tzvetan Todorov

Resenhas - O Espírito das Luzes

Valério 24/06/2016

Iluminação
Todorov é um historiador que recebeu o prêmio "Príncipe das Astúrias". O título do livro engana, dá a entender tratar-se de um livro espírita. No mínimo, religioso.
Nada mais oposto. Com exemplar lucidez, Todorov transmite o real objetivo do Iluminismo, tão deturpado por tantos, que se perdiam em divagações e ações que justificavam ser do espírito da época das Luzes (o que justifica o título)
O livro é uma busca pelo real significado do iluminismo e sua busca pelo conhecimento.
Bom para desmascarar aqueles movimentos que se dizem racionais e na linha do iluminismo para defender ideologias ultrapassadas e comprovadamente fadadas ao fracasso completo.
Em suma, o espírito das luzes é a busca constante pelo conhecimento, para que possamos a todo o momento questionar o que somos e o que fazemos e não aceitar verdades pré estabelecidas.
Um combate ao utopismo.
Pequeno extrato:
"O que há de mais importante na vida de um ser humano do que a escolha de seu objeto de amor? Ora, nem a vontade nem a ciência conseguem perscrutar até o fim o segredo dessa escolha. Eis por que todo utopismo, seja ele político ou técnico, é fadado ao fracasso."
Grande leitura. Livro curto, mas poderoso.
Papai Smurf 06/02/2024minha estante
Ótima avaliação! Espero poder ler ainda neste ano