O tempo na narrativa

O tempo na narrativa Benedito Nunes
Benedito Nunes

Resenhas - O tempo na narrativa

Maria 29/03/2024

Acho que todos os livros que eu ler dessa série de fundamentos, eu vou ter a mesma impressão/opinião. O livro é bem curto então reúne alguns aspectos e questões gerais, bem gerais, sobre o tempo na narrativa. Para quem procura uma introdução para o tema, ele é uma boa, já que é bem geral e resumido, dá para ler de uma vez. Mas para quem procura um maior desenvolvimento do tema, seria melhor procurar por outros.

Paulo Silas 02/06/2023

Como o título bem evidencia - de forma clara, direta e objetiva -, a obra aborda o fator tempo enquanto elemento da narrativa literária. Com uma redação rebuscada, técnica, teórica e em muitos pontos esclarecedora, Benedito Nunes contribui para a teoria literária com um primoroso trabalho que trata de maneira tão atenciosa esse tema que merece o devido esmero por aqueles que estudam literatura. "O Tempo na Narrativa" é uma obra acadêmica que diz muito com pouco, pois ao longo de suas oitenta páginas há uma densidade temática que poucos conseguem alcançar.

Dividido em oito capítulos, o livro proporciona uma leitura aprofundada e bastante embasada sobre o tempo enquanto elemento sempre presente na narrativa. O tempo na poética, o tempo na teoria dos gêneros, o tempo real, o tempo imaginário, o tempo cronológico, o tempo histórico, o tempo linguístico, o tempo verbal, as variações do tempo e outros tantos enfoques possíveis que o tempo recebe na narrativa ficcional (mas não apenas). Com um aporte referencial digno e robusto, a obra é um primor no que diz respeito ao estudo temático.

A narrativa literária ocupa um lugar privilegiado, privilégio esse que é reconhecido e explicado pelo autor em suas notas conclusivas: "esse privilégio, que distingue a narrativa dentre as formas de linguagem, não deixa de ser um tanto paradoxal. [...] O paradoxo é a sorte lógica do pensamento quando se ocupa do tempo e da linguagem". Nesse sentido, a abordagem teórica de Benedito Nunes nessa pequena grande obra sobre o tempo na narrativa, que é muito bem ilustrada com diversos exemplos de passagens de grandes obras literárias, demonstra muito bem o que justifica esse privilégio.

Beca.Borges 24/12/2022

O tempo na narrativa
O tempo na narrativa é uma leitura simples e bem fluída para quem quer se aprofundar nos conhecimentos do tempo da narrativa.
O livro foi leitura obrigatória do meu curso esse semestre, mas me surpreendi como foi uma leitura fácil de compreender e bem rápida de se ler.
O Benedito Nunes tem uma escrita maravilhosa e seus ensaios e críticas são incríveis, recomendo muito este livro e outras obras dele para quem quer se aprofundar no universo da crítica literária.

mias0 26/03/2021

Uma leitura que realizei apenas para um trabalho da faculdade. Se fosse por escolha própria não faria a leitura. A obra traz boas informações, informações importantes, mas para mim a leitura não foi proveitosa. Além disso é uma leitura que exige um pouco mais de esforço, realmente para ser feita com objetivo de estudo.