Narrativa Cinematográfica

Narrativa Cinematográfica Jennifer Van Sijll

Resenhas - Narrativa cinematográfica

Gabriel 11/09/2023

Excelente livro para usar como referências
O livro serve mais como um registro das possibilidades cinematográficas e seu efeito de forma geral do que uma explicação detalhada de cada decisão. Gostei desse estilo porque estimula a leitura rápida e o aprendizado através de exemplos.

ClAcio 16/06/2022

Para iniciantes
Um livro bem básico. Para iniciantes nos estudos cinematográficos é bem útil, mas para quem já estuda a um tempo é muito básico.
As convenções são abordadas de uma forma bem simples e sem grande aprofundamento.
É um livro antigo, com o exemplo mais recente sendo "Kill Bill ? volume 1", de 2003. Além do fato de que os exemplos são só de obras norte-americanas ? com exceção de "Disco Pigs".
As imagens sempre em preto e branco às vezes atrapalham a análise dependendo das cenas.

William.Camara 23/02/2022

Uma leitura, rápida, dinâmica e bem didática dos elementos que a autoria se propõe a abordar. Porém, o livro é bem básico no quesito conteúdo, com certeza será muito apreciado por iniciantes nos estudos de roteiro e narrativa.

Lucas.Vinicius 22/04/2021

É bom, massss...
Apesar de ter achado interessante as técnicas descritas e explicadas pela autora, eu acho que o livro não era destinado a pessoas que já assistiram muitos filmes ou cursaram cinema já que muitas delas são as técnicas básicas.
Outra coisa que me incomodou foi a quase total falta de exemplos de cinemas de outros países, muitas vezes repetindo filmes como Cidadão Kane e Apocalypse Now diversas vezes quando seria mais legal expandir a visão da técnica para filmes de outros países.
Para quem está interessado em saber mais sobre cinema ou para quem está começando a estudar pode até ser um livro interessante, mas me incomoda o fato de o livro ser para pessoas que estão começando a se interessar por essa arte e o livro não expandir muito a visão para além dos Estados Unidos.

jujamaia 12/04/2021

Demorei um pouco para terminar de ler, já que ainda estava me acostumando com as voltas das aulas online. É um livro bem interessante, trazendo superficialmente alguns conceitos essenciais para qualquer um que mexe com audiovisual, trazendo exemplo para cada uma das coisas apresentadas ? todos os exemplos são filmes antigos, sendo o mais recentes deles de 2003. Foi muito bom para que eu conseguisse ter mais referências e relembrasse algumas coisas, a maioria já sabia por causa da faculdade.