Reunião de Heróis

Reunião de Heróis Ricardo Formigo

Resenhas -

Cabine de Leitura 07/02/2018

Algumas coisas são desafios na vida de um leitor, que quer manter um blog para dividir seu amor pela literatura. O desafio da vez foi quando eu recebi a oferta de parceria do Ricardo Formigo.

Gosto bastante de fantasia, mas falar sobre ela é outra história. Ainda mais quando se trata de um enredo mais medieval, algo mais Tolkien ou George R.R. Martin. Mas vamos tentar falar sobre tudo e o que li e senti.

O livro já começa em meio a uma batalha, onde o rei Travis defende a paz do seu povo, Morlombos, contra os Ingols. Com um grande números de homens no seu exército a vitória é algo certo, não fosse a traição de um dos seus braços direito na batalha.
A espada transpassa a garganta de Travis pela mão de um Morlombo com roupas do exército inimigo.

Rei morto, rei posto. Esse ditado é fato e rapidamente o trono é ocupado pelo primo real, Fallow, o último da linhagem Royal.
Novo rei, novas leis. Mais rápido do que a coroação é a imposição de Fallow sobre seus súditos e essa monarquia mostra-se um futuro incerto e negro sobre a terra de Morlombo.

Annabelle é a irmã do falecido Travis, que conta com o apoio e carinho de sua avó Margaret. Duas mulheres de fibra, prontas a defender o povo de um rei tirano e sem limites. A fuga das duas do castelo é inevitável, uma vez que Fallow deseja a morte de ambas.

A jovem Annabelle é a primeira a deixar o castelo, em uma fuga alucinante para manter a própria vida. Nessa fuga ela conta com ajuda de pessoas fiéis a memória do antigo rei e dispostas a ajuda-lá a reivindicar o trono.

Margaret foge um pouco depois e tem ao seu lado as companhias Azul e Amarela, que é metade da guarda real, que é divida entre quatro grupos, que é os dois que apoiam os ideais de Margaret e Os túnicas Vermelhas e Verde que entram em uma caçada as duas traidoras a mando de Fallow.

O intento desta fuga é conseguir tempo, aliados e segurança no Elmo do Martelo. Essa viagem é repleta de aventuras, pequenas batalhas e muitas revelações. Sem mencionar que por onde Annabelle passa ela conquista mais a simpatia e confiança do povo, agregando ainda mais pessoas ao seu grupo.

Com novos amigos e talvez até um amor, Annabelle reencontra sua avó na caminhada para o Elmo, e juntas, com seus pequeno exército, caminham para a fortaleza.

No Elmo do Martelo, um vale planejado e construído pelo falecido esposo de Margaret, a comitiva das últimas mulheres Royal consegue descanso, abrigo e a certeza de quem são os heróis e quem são os vilões, nessa disputa pelo trono de Morlombo. Sem deixar de lutar pela paz do seu povo contra os Ingols.

As primeiras páginas li com bastante atenção, pois sei que este tipo de livro trás muitos personagens, povos e afins. Então para me ambientar com a estória, fui com calma. Ambientação concluída, deslanchei na leitura e em mais dois dias finalizei o livro.

O enredo é muito bom, fluído e muito direto. Não temos enrolação com descrições desnecessárias, por exemplo. A dinâmica dos diálogos fazem com que passemos as páginas sem perceber, sem mencionar que os capítulos são extremamente breves, saímos de um assunto a outro num piscar de olhos, sem perder o fio da meada, uma vez que é tudo bem simples, sem complicações.

A fluidez da trama é tamanha que em alguns momentos não consegui me envolver com os novos personagens que iam surgindo no decorrer da história. Fiquei com a impressão de que vários personagens poderiam ser mais trabalhados, isso deu um ar frívolo a eles, sendo que alguns podem ter grande importância no desenrolar da história.

O livro é de fácil leitura, acredito que isso se deva a premissa dele, que é uma que já conhecemos, a disputa por um trono. Tenho certeza que se lembrou de "As Crônicas de Gelo e Fogo", mas não se recinta, pois o autor também se inspirou nela pra escrever o livro. Com isso é normal vermos algumas semelhanças.

Como esse é o livro de estréia de Formigo, um rapazinho de 17 anos, tenho pra mim que ele vai criar a sua própria identidade de escrita no decorrer da série e vai surpreender a todos, com ainda mais imaginação e aventuras. Creio que este livro foi mais para situar o leitor dentro dos cenários e conflitos pertinentes na série, fazendo com que eu deseje a continuação para saber qual o desfecho dessa batalha medieval.

No mais eu recomendo a leitura para todos que procuram um boa aventura ou que queira se curar de uma ressa literária, dando um tempo para os neurônios respirar, pois aqui vamos encontrar um trama simples, viciante e direta.

site: http://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2018/01/eu-li-reuniao-de-herois.html