O Curso do Amor

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jaque 21/11/2020

Genial
Eu achei simplesmente genial como o autor mescla o desenvolvimento dos personagens na história, com as análises sobre eles. É lindo e profundo! Definitivamente pretendo reler daqui a um tempo. É o tipo de leitura que depois que a gente termina, a gente precisa digerir.

Gabi.Maia 28/05/2024

Sobre relacionamentos a partir de relacionamento
Perfeito!!

Um livro que fala sobre relacionamentos e o que está por trás dos nossos comportamentos em relação ao outro ou a outra a partir da história de um casal comum.

Com capítulos curtos, o livro flui e faz pensar. O livro também é curto mas eu demorei um pouco pq degustei um cap por dia, lendo e escrevendo um pouco sobre para refletir um pouco mais. Cresci durante a leitura e passei a ver as relações com olhos que entendem melhor.

Favoritei!

Andre.28 31/10/2020

Ambiguidades, amor e uma narrativa entre altos e baixos
Quando um autor se propõe a escrever sobre relacionamento, teoricamente, temos um pressuposto para que ele possa desenvolver suas ideias sobre o assunto na medida em constrói um enredo e desenvolve os personagens. Quando uma narrativa começa bem, fazendo esse “dever de casa”, mas o tom é quase “imposto” como verdade, as coisas ficam meio desagradáveis para quem lê, piora quando os personagens começam a tomar escolhas erradas, tendo atitudes descabidas e movidas pela vaidade e desespero. Em “O Curso do Amor”, livro publicado em 2016, pelo escritor britânico Alain de Botton, nós temos estes elementos evidenciados numa narrativa que se completa numa decrescente.

Antes mesmo de qualquer coisa, esta resenha contém pequenos “spoilers” (entre aspas mesmo, porque são coisas dadas no enredo e nem se configuram tanto como spoiler), e caso quem leia, fique logo ciente disso. O livro conta a história de Rabih, um jovem arquiteto britânico/libanês de 35 anos e sua história de amor, casamento e vida com Kirsten uma jovem mulher de seus 30 e poucos anos, independente e trabalhadora. Da paixão, ao namoro e depois ao casamento. Os altos e baixos do relacionamento do casal, os filhos, as brigas e os comportamentos irritantes da convivência. Um balaio permeado pela narrativa em terceira pessoa, feita por uma espécie de conselheiro amoroso (o autor) que tenta explicar o amor e suas dificuldades.

Quanto as minhas considerações, posso dizer que o livro tem um caráter de “conselheiro amoroso do casamento”, o título é autossugestivo quanto a isso. Os problemas estão no enredo e no tom da narrativa, no começo é perceptível que o autor quer empurrar “verdades”, vendendo uma ideia de "amor ideal". O personagem do Rabih faz muitas burradas, erra e irrita, o mesmo acontece com a Kirsten, que em muitos momentos mais parece que o casamento dos dois é por pura conveniência. Mas a gota d’água foi a traição, que para mim matou a empatia pelo Rabih, sem falar das desculpas esfarrapadas do autor pra manter a família, mesmo com um desconforto latente e as brigas gratuitas. Rabih é muito inconsequente, e a Kirsten indiferente, e ambos em muitos momentos do casamento são inconsequentes, grosseiros e mimados, CARAMBA, o que custa se comportar como adulto e conversar sobre aquilo que tá incomodando? Eu fiquei muito chateado com a forma como esse casal se comporta como adolescentes mimados e sem noção de dialogo. Eu tentei relevar o tom de “verdade absoluta” que o autor tenta descrever toda hora sobre o que é o amor, mas chegou um momento que nem dava mais pra suportar.

Da metade para o final a narrativa cai muito, mas, mais especialmente o enredo e o comportamento dos personagens. O leitor vai perdendo a empatia, e o que resta é uma vaga observação de comportamentos insensatos e a constatação que já nem é tão interessante ver como duas pessoas se perdem numa noção equivocada de casamento. Um livro que posso dizer que foi mediano, entre altos e baixos, porém nem tão atraente assim. A ideia de superar o amor real não exime o comportamento imaturo de pessoas adultas que não sabem estabelecer um canal de dialogo, principalmente se as pessoas se encontram em um casamento, onde o diálogo é parte fundamental, alicerce da convivência e do amor. Não se poderia sublimar isso em nome de uma representação de um suposto “amor real”. Num casamento amor sem diálogo não é amor, e sentimento de conveniência entre duas pessoas.

MMs 26/10/2017

Amor Real
O curso do amor é aquele livro que faz você ponderar sobre o amor real. Não aquele amor visto em filmes e contos de fadas, mas aquele amor real vivido diariamente dentro de nossos lares. Aquele amor tem desafios e mágoas porém também tem companheirismos, perdão e esperança.

priscilabonatto 21/09/2020

m a r a v i l h o s o .
o relacionamento amoroso tratado sob uma ótica nua e crua (portanto cheio de altos e baixos, cegueiras e conscientizações, e sobretudo esforço e vontade de continuar), porém repleta de sugestões de generosidade e benevolência.
a história de amor de Rabih e Kirsten vem acompanhada de muita reflexão e de muitos apontamentos psicológicos - como é típico desse autor -, com ênfase sobretudo no resgate ao tipo de amor que os personagens aprenderam na infância, e em como ele influencia seus relacionamentos adultos.
Rabih e Kirsten são ninguém menos que todos nós, que crescemos numa cultura que nos faz crer que a aptidão para o amor é natural e simples, e que o ideal máximo de relacionamento é o amor romântico.
no entanto, ao longo da vida, depois de muito batermos cabeça, começamos a perceber o equívoco desses pensamentos.
temos, então, a chance de revisar o que aprendemos inconscientemente por meio dos filmes, livros e afins, e de nos abrirmos a uma experiência e a um aprendizado mais honestos - e também difíceis, porém recompensadores.
no caso, o aprendizado pode começar com esse livro.
"a culpa é da arte, e não da vida. em vez de nos separar, talvez precisemos contar a nós mesmos histórias mais precisas..." (p. 245)

Rach 17/09/2020

Reflexões incríveis e realistas sobre relacionamentos amorosos

Elispector 17/09/2020

Essa invenção chamada amor
O amor, em sua maior característica é uma criação social.
Cabe perguntar: o quanto da nossa visão do amor é produto da mídia, religião e contos de fadas?
O autor vai narrando a história de um casal, desde a paquera até anos depois do casamento, e durante o desenrolar da narrativa faz análises das razões do amor no contexto da sociedade ocidental, que abrange princípios cristãos, judaicos, romântico-burguês, biológicos e filosóficos.
Os protagonistas e seus sentimentos são construídos e descontruídos para que os leitores compreendam todas as fases e faces do amor.

Diferente de tudo que já li. Leitura muito enriquecedora.

Isa 02/08/2020

?Escolher uma pessoa para casar é, portanto, apenas decidir que tipo de sofrimento queremos suportar?

Brina 25/07/2020

De cabeceira
Para ler e reler sempre. Proporciona diversas reflexões sobre o amor de forma geral, não somente o amor da vida à dois.

Bia Araújo 14/06/2020

Uma bíblia sobre como os relacionamentos devem ser vistos, pretendo ler novamente daqui uns anos quando estiver na crise de um futuro casamento rsrs

Lu 12/04/2020

Finalmente uma visão realista do amor pra reforçar todo o pessimismo que eu tenho, amei nota 10 kkkk no final até que fica fofo

Letuza 20/06/2019

Vida da gente
Coincidências ou providências, não importa, mas um dia desses estava refletindo sobre meu casamento que já dura 21 anos ??? Nesse dia passei pela livraria e me deparei com esse livro de Alain de Botton. Comprei na hora. Leitura gostosa, didática, leve. O livro conta a história de Rabih e Kirsten, dois jovens bem diferentes, que se apaixonam e se casam, apesar de expectativas baixas de ambos quanto à validade da ?instituição? casamento. E a vida vai passando, os problemas vêm, as alegrias também. O passado de ambos está sempre cobrando seu preço e coisas do dia a dia passam a ter uma perspectiva ampliada e distorcida. Mas eles seguem juntos. Cada trecho da vida deles tem uma análise do autor e isso deixa a leitura ainda mais interessante. Quem é casado, com certeza, vai se ver em muitas situações ? e é reconfortante saber que passamos todos por situações parecidas e que é normal. Não somos mais sortudos ou azarados que ninguém. Recomendo fortemente a leitura, principalmente para quem vive com alguém.

arthemis | @mistydisse 03/03/2019

?O amor é uma habilidade, e não apenas um entusiamo?
Esse livro foi tão importante pra mim. Uma verdadeira lição sobre o Amor e todo o mecanismo e as engrenagens capazes de fazê-lo funcionar. Obrigada, Alain (conversei tanto com ele que me sinto íntima) por conseguir transcrever meus pensamentos e reafirmar dúvidas existentes há tanto tempo nos meus pensamentos. Você me fez enxergar o amor não de forma linear, simples e unidirecional. O amor é um processo COMPLEXO demais, o processo de saber amar e ser amado é um universo, que merece horas e horas para admirar cada estrela e cada planeta nele inclusos.
Há nele muitos trechos dignos de reflexão e merecedores de hiatos, só assim sendo capazes de adentrá-los na nossa alma.

Thárin 12/08/2018

Extremamente necessário!
Quem dera todos os casais tivessem a oportunidade de ler esse livro antes de se casar...
Teriam a chance de substituir a visão romantizada e idealista do amor por uma verdadeira e realizável.
Teriam como descobrir que o amor é aprendido do cotidiano, nas concessões e renúncias e é um aprendizado que não acaba nunca!
Quem dera tivessem essa chance e conseguissem levar adiante seu racionamento como parceiros tentando aprender juntos, em vez de sair correndo do relacionamento à primeira dificuldade...

cris.leal 28/04/2018

Esperava mais...
Em “O Curso do Amor”, o escritor e filósofo Alain de Botton lança mão da ficção para discutir, através da história de Rabih Khan e Kirsten McLelland, as complexidades de um relacionamento amoroso duradouro. Ele acompanha o casal desde o momento em que se conhecem e se apaixonam, passando pela vida de casados e pelos altos e baixos que eles encontram ao longo do caminho, como: falta de dinheiro, criação dos filhos, tédio, infidelidade, etc. O autor vai intercalando a história com reflexões filosóficas e dicas perspicazes sobre amor e casamento.

Não posso negar que o livro tem sua importância, na medida em que se empenha em mostrar que o amor é, em essência, uma habilidade que precisamos aprender, principalmente se almejamos investir em um relacionamento de longo prazo. Achei bastante interessante os insights pessoais do autor, e até me identifiquei com muitos deles. Entretanto, achei que a estrutura narrativa do livro, meio distante, meio fria, combina mais com um estudo de caso do que com um romance propriamente dito, e isso me desapontou um pouco.

site: https://www.newsdacris.com.br/2018/04/resenha-o-curso-do-amor-de-alain-de.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6