O Curso do Amor

O Curso do Amor Alain de Botton

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

renata 24/01/2021

sabemos como começar o amor, mas não como fazê-lo durar
Achei genial explicar o curso do amor através da história de um casal fictício, mas nem tão fictício assim - muito provavelmente o leitor vai se identificar com algumas situações e relatos durante o enredo. De começo, já gostei muito da estrutura do livro que sai do formato já conhecido dos romances da atualidade. Interessante essa forma de ver o amor fora de uma visão romantizada, cabem muitas reflexões acerca do cotidiano de um sentimento. O que me desanimou um pouco foram as partes no livro destacadas em itálico, onde autor busca na psicanálise algumas explicações pra padrões de comportamento em relacionamentos amorosos. Acho meio relapso tentar explicar essas questões com base somente na vivência que as personagens tiveram na infância. É inegável que, além da relação que tivemos com nossos pais quando éramos crianças, existem muitos outros fatores que contribuem pro jeito que lidamos atualmente com relacionamentos, senti falta de outras considerações que vão além dessa visão psicanalítica do amor a qual o autor tentou vender como verdade irredutível. Apesar disso, é uma leitura muito enriquecedora que nos convida a pensar no ato de amar com uma perspectiva mais realista e menos idealizadora.

kedy 01/09/2022

Destaques
Ser uma pessoa boa não é tedioso; é uma incrível conquista, algo que noventa e nove por cento da humanidade não consegue no dia a dia. Se ser "legal" é um tédio, então eu adoro tédio.

Ser sábio é reconhecer quando a sabedoria simplesmente não é uma opção.

O segredo talvez não seja começar uma vida nova, mas aprender a reavaliar a antiga com olhos menos cansados e habituados.

Gabi.Maia 28/05/2024

Sobre relacionamentos a partir de relacionamento
Perfeito!!

Um livro que fala sobre relacionamentos e o que está por trás dos nossos comportamentos em relação ao outro ou a outra a partir da história de um casal comum.

Com capítulos curtos, o livro flui e faz pensar. O livro também é curto mas eu demorei um pouco pq degustei um cap por dia, lendo e escrevendo um pouco sobre para refletir um pouco mais. Cresci durante a leitura e passei a ver as relações com olhos que entendem melhor.

Favoritei!

yeahjuliia 18/05/2021

Leitura obrigatória!
Esse livro mudou várias percepções que eu tinha sobre relacionamentos amorosos. Um dos meus romances preferidos da vida! ??

Uma coisa legal é que ele mistura ficção com observações do narrador, e isso deixa o livro mais dinâmico! Refleti DEMAIS!

Sue 29/03/2023

É interessante
Vou começar falando que eu li esse livro na época errada da minha vida. Sinto que deveria ter lido ele há uns 5 anos atrás ou mais, porque muitas coisas que li eu já tinha ideia mas no passado não sabia.
É um bom livro, mas confesso que eu esperava algo diferente na forma como foi escrito, mas enfim, nada que vá atrapalhar na leitura.
Eu gostei das reflexões que o autor trouxe sobre o amor, e gostei como ele descreveu características e fatos e lá na frente ele trás uma explicação psicológica para o que aconteceu. E, realmente, o livro é sobre o curso do amor, como ele nasce, cresce, se desenvolve e supera problemas.

Karina309 05/04/2023

Cansativo
Alguns trechos são interessantes. Porém o enredo se torna cansativo em alguns
momentos. Também discordo de muitas ideias que o autor defende, talvez isso tenha prejudicado o prazer na leitura.

iara 28/08/2022

Fraco
Conta a historia de um casal desde que se conhecem até casarem e terem filhos e enquanto isso vai narrando as crises entre os dois.

priscilabonatto 21/09/2020

m a r a v i l h o s o .
o relacionamento amoroso tratado sob uma ótica nua e crua (portanto cheio de altos e baixos, cegueiras e conscientizações, e sobretudo esforço e vontade de continuar), porém repleta de sugestões de generosidade e benevolência.
a história de amor de Rabih e Kirsten vem acompanhada de muita reflexão e de muitos apontamentos psicológicos - como é típico desse autor -, com ênfase sobretudo no resgate ao tipo de amor que os personagens aprenderam na infância, e em como ele influencia seus relacionamentos adultos.
Rabih e Kirsten são ninguém menos que todos nós, que crescemos numa cultura que nos faz crer que a aptidão para o amor é natural e simples, e que o ideal máximo de relacionamento é o amor romântico.
no entanto, ao longo da vida, depois de muito batermos cabeça, começamos a perceber o equívoco desses pensamentos.
temos, então, a chance de revisar o que aprendemos inconscientemente por meio dos filmes, livros e afins, e de nos abrirmos a uma experiência e a um aprendizado mais honestos - e também difíceis, porém recompensadores.
no caso, o aprendizado pode começar com esse livro.
"a culpa é da arte, e não da vida. em vez de nos separar, talvez precisemos contar a nós mesmos histórias mais precisas..." (p. 245)

CharlesSouto 22/07/2023

Finalmente !
O anti romântico Alain de Botton sabe escrever um bom romance.

A obra vai lhe obrigar a ver a vida por uma perspectiva nova, e isso pode ser bom. Certamente Você vai se reconhecer em muitas páginas, e isso pode ser bom. Parece auto ajuda! Aviso.

_ Levei 17 meses para concluir esse livro. Li aos poucos, vez por outra abandonei a leitura enquanto tentava me recuperar da imagem vista neste poderoso espelho._

Recomendo cautela.

paula 02/07/2021

um livro bem real, sem aquela historia de amor super idealizada
mas achei que fosse gostar mais, no começo a leitura flui super rapido mas do meio pro final ficou meio arrastada

Letuza 20/06/2019

Vida da gente
Coincidências ou providências, não importa, mas um dia desses estava refletindo sobre meu casamento que já dura 21 anos ??? Nesse dia passei pela livraria e me deparei com esse livro de Alain de Botton. Comprei na hora. Leitura gostosa, didática, leve. O livro conta a história de Rabih e Kirsten, dois jovens bem diferentes, que se apaixonam e se casam, apesar de expectativas baixas de ambos quanto à validade da ?instituição? casamento. E a vida vai passando, os problemas vêm, as alegrias também. O passado de ambos está sempre cobrando seu preço e coisas do dia a dia passam a ter uma perspectiva ampliada e distorcida. Mas eles seguem juntos. Cada trecho da vida deles tem uma análise do autor e isso deixa a leitura ainda mais interessante. Quem é casado, com certeza, vai se ver em muitas situações ? e é reconfortante saber que passamos todos por situações parecidas e que é normal. Não somos mais sortudos ou azarados que ninguém. Recomendo fortemente a leitura, principalmente para quem vive com alguém.

chris_xine 27/07/2022

Me fez questionar se uma sessão de terapia era suficiente.
Em "O Curso do Amor", Alain de Botton questiona a ideia do amor romântico; aquele que busca completar as nossas falhas e que, na maioria das vezes, é um reflexo que carregamos dos nossos ideais de infância - Através dos cuidados maternos e paternos, cada um com suas vivências e carências.

Rabih e Kirsten são um casal como qualquer outro. Se conhecem, se desejam, se apaixonam, se casam, têm filhos. Acompanhamos cada fase com uma visão extremamente sensível e realista, o autor analisa a fundo as dificuldades que os casamentos passam: Brigas, traição, rotina, monogamia, sexo após os filhos. Botton ressalta que o amor é ensinamento e aprendizado, que a longo prazo o desejo inicial muda de formas, sendo então uma escolha de paciência e empatia constante para perdurar.

Mais que isso, ele coloca os conflitos sob uma perspectiva de como poderiam ter sido remanejados, se cada um tivesse autoconhecimento o suficiente a fim de se expressar e não julgar tanto o outro.

Quem ler, muito dificilmente não irá se ver em algum dos personagens, seja no romantismo de Rabih ou na praticidade de Kirsten (ou apenas na história, tão comum a quem já viveu o amor com todas as suas esferas).

mprobst 24/06/2022

Chato Chato Chato
No início é chato, quando se encaminha pro fim do livro parece que tá no início.

Acho que não entendi o ?conceito? do livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6