O Curso do Amor

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

iara 28/08/2022

Fraco
Conta a historia de um casal desde que se conhecem até casarem e terem filhos e enquanto isso vai narrando as crises entre os dois.

paula 02/07/2021

um livro bem real, sem aquela historia de amor super idealizada
mas achei que fosse gostar mais, no começo a leitura flui super rapido mas do meio pro final ficou meio arrastada

chris_xine 27/07/2022

Me fez questionar se uma sessão de terapia era suficiente.
Em "O Curso do Amor", Alain de Botton questiona a ideia do amor romântico; aquele que busca completar as nossas falhas e que, na maioria das vezes, é um reflexo que carregamos dos nossos ideais de infância - Através dos cuidados maternos e paternos, cada um com suas vivências e carências.

Rabih e Kirsten são um casal como qualquer outro. Se conhecem, se desejam, se apaixonam, se casam, têm filhos. Acompanhamos cada fase com uma visão extremamente sensível e realista, o autor analisa a fundo as dificuldades que os casamentos passam: Brigas, traição, rotina, monogamia, sexo após os filhos. Botton ressalta que o amor é ensinamento e aprendizado, que a longo prazo o desejo inicial muda de formas, sendo então uma escolha de paciência e empatia constante para perdurar.

Mais que isso, ele coloca os conflitos sob uma perspectiva de como poderiam ter sido remanejados, se cada um tivesse autoconhecimento o suficiente a fim de se expressar e não julgar tanto o outro.

Quem ler, muito dificilmente não irá se ver em algum dos personagens, seja no romantismo de Rabih ou na praticidade de Kirsten (ou apenas na história, tão comum a quem já viveu o amor com todas as suas esferas).

mprobst 24/06/2022

Chato Chato Chato
No início é chato, quando se encaminha pro fim do livro parece que tá no início.

Acho que não entendi o ?conceito? do livro.

Julia 06/01/2022

Com certeza diferente, um livro que abre portas e olhares para o amor realista, com muito tédio, incômodos, embirrações bobas, vontade de que tudo fosse mais simples.
Em meio a narrativa o autor toma espaço para analisar (principalmente de uma perspectiva psicanalítica) os comportamentos do casal. Algumas vezes os comentários são muito clichês e parecem frases que eu encontraria no facebook. Outras são profundas e me colocaram para refletir sobre as tendências e expectativas de relacionamentos amorosos.
O ponto negativo é que o livro tem uma visão completamente masculina sobre um relacionamento heterossexual, o autor homem que narra a partir do ponto de vista de um homem. A personagem feminina é fraca e em poucos momentos é considerado a visão/« lado » dela na narrativa.

Lucia 01/06/2022

Desde pré-adolescente eu sou apaixonada por filosofia e o Alain de Botton teve um papel fundamental nessa construção, com a sua participação na série Filosofia para o dia a dia, a qual meus professores me mostraram na sala de aula.

Quando eu já era mais "crescida", eu ainda sofria com minhas crises existenciais, as quais favoreceram uma rápida pesquisa de madrugada no YouTube e na qual o resultado me recordou o trabalho de Alain de Botton.
Em uma nova versão, mais moderna e adaptada a minha geração, conheci o seu canal no YouTube chamado "The School of Life". Os vídeos e discussões são muito interessantes, facilitando o debate de temas aparentemente mundanos mas que só apenas por abordar, favorecem insights e oportunidades de crescimento pessoal inestimáveis.

Uma coisa leva a outra e a curiosidade me levou ao seu livro O Curso do Amor, no qual ele contempla diversas questões do relacionamento e matrimônio (bem como as dores, brigas e frustrações provindas dele) em uma perspectiva ampla e explicando sentimentos que muitos sentem mas não conseguem colocar em palavras. Não só isso, Alain vai digerindo esses sentimentos com as enzimas da filosofia e da psicologia até revelar novas informações, as quais conseguimos assimilar melhor e ter uma concepção diferente sobre determinados comportamentos e crenças.

A ordem dos temas é a seguinte: romantismo, "o para sempre", filhos, adultério e além do romantismo.

Eu levei alguns meses para terminar a leitura, apesar de ser um livro pequeno e rápido.

Esse tempo fez com que eu refletisse mais a cada capítulo e por isso minha experiência foi bem proveitosa.

Eu indico essa leitura a todos que tem interesse sobre amor e sobre amar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6