O Curso do Amor

O Curso do Amor Alain de Botton

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

paula 02/07/2021

um livro bem real, sem aquela historia de amor super idealizada
mas achei que fosse gostar mais, no começo a leitura flui super rapido mas do meio pro final ficou meio arrastada

iara 28/08/2022

Fraco
Conta a historia de um casal desde que se conhecem até casarem e terem filhos e enquanto isso vai narrando as crises entre os dois.

isa godoi 09/09/2023

Complexidade das relações
Já havia iniciado a leitura no ano passado mas acabei abandonando, apesar de ter gostado do que estava lendo. Reiniciei e busquei disciplina para lê-lo por completo, afinal, por mais que o assunto me interessasse e eu gostasse da forma como fora construído, por ser minha leitura de cabeceira, me perdia em algumas reflexões, tornando alguns trechos mais maçantes.
Gostei de acompanhar o desenvolvimento do casal, desde a infância até o amadurecimento individual e, consequentemente, da relação de ambos como algo verdadeiramente íntimo, saudável e transparente. Talvez o livro tenha me prendido mais a partir da fase em que tem os filhos, onde acontece uma traição e depois a reconciliação entre as crianças interiores de cada um; gostei de ter uma terapeuta de casal e os poderes desse compromisso.

CharlesSouto 22/07/2023

Finalmente !
O anti romântico Alain de Botton sabe escrever um bom romance.

A obra vai lhe obrigar a ver a vida por uma perspectiva nova, e isso pode ser bom. Certamente Você vai se reconhecer em muitas páginas, e isso pode ser bom. Parece auto ajuda! Aviso.

_ Levei 17 meses para concluir esse livro. Li aos poucos, vez por outra abandonei a leitura enquanto tentava me recuperar da imagem vista neste poderoso espelho._

Recomendo cautela.

may 17/05/2023

As complexidades do ordinário
Um livro de contradições, desconstruções, confortos e desconfortos, pra ser lido e revisitado. Acompanhamos um homem e uma mulher comuns, que vivem vidas comuns e tem objetivos comuns mas são atravessados por explicações e suposições filosóficas e psicanalíticas do narrador/autor que trazem todo o sentido da obra. Por mais que tenha um foco cis heteronormativo caucasiano e, traz reflexões que podem ser aplicadas em qualquer relação romântica, onde expectativas avassaladoras vão de encontro com a vida real, que é por vezes complicada e dolorosa, exigindo muita autocrítica pra que dê certo.

Vai incomodar os monogâmicos que não pensam nas estruturas que formam a monogamia.
Vai incomodar quem romantiza absurdamente a instituição casamento.
Vai incomodar quem tem muito tesão.

Karina309 05/04/2023

Cansativo
Alguns trechos são interessantes. Porém o enredo se torna cansativo em alguns
momentos. Também discordo de muitas ideias que o autor defende, talvez isso tenha prejudicado o prazer na leitura.

Sue 29/03/2023

É interessante
Vou começar falando que eu li esse livro na época errada da minha vida. Sinto que deveria ter lido ele há uns 5 anos atrás ou mais, porque muitas coisas que li eu já tinha ideia mas no passado não sabia.
É um bom livro, mas confesso que eu esperava algo diferente na forma como foi escrito, mas enfim, nada que vá atrapalhar na leitura.
Eu gostei das reflexões que o autor trouxe sobre o amor, e gostei como ele descreveu características e fatos e lá na frente ele trás uma explicação psicológica para o que aconteceu. E, realmente, o livro é sobre o curso do amor, como ele nasce, cresce, se desenvolve e supera problemas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6