Nosso Pequeno Castelo

Nosso Pequeno Castelo Yane Faria

Resenhas - Nosso Pequeno Castelo

Jhulec Bane 17/09/2018

Amor
Olá, pequenos Gnomos, esta resenha é para falar de uma obra que se tornou marcante para mim, não só pela autora ser a minha amiga, mas também por abordar um assunto que eu acho que deveria estar na mente de todo mundo: a adoção.

Em primeiro lugar, o motivo de Nosso pequeno Castelo ter se tornado marcante para mim mesmo com tão pouco tempo terminada a leitura é porquê nunca tinha lido algo do tipo. A minha querida Yane Faria já tinha me presenteado com a oportunidade de ler uma de suas obras, então quando ela me ofereceu o arquivo desse seu mais recente livro eu simplesmente fiquei feliz demais, me faltava palavras para agradecer.

O romance traz a luta de Helena, uma jovem veterinária que está tentando reverter algo que fez no passado e que a consome a cada dia que se passa. No entanto, o caminho é árduo e a nossa protagonista sente o peso de todo o mundo conforme a história vai passando.

Na adolescência Helena ficou grávida de seu namorado, Danilo. O acontecimento foi tão repentino que deixou a pobre garota estagnada e a situação só piora quando Danilo decide que não está pronto para ser preso ao nascimento de outra vida, pega sua moto e parte mundo a fora, em busca de autoconhecimento. Helena não tem uma boa condição de vida na pequena cidade em que vive, então quando seu filho nasce ela o entrega para a adoção. Depois de um bom tempo, já com a vida estabilizada, ela tenta corrigir seu erro em uma batalha para ter a guarda dele de novo.

A narrativa é direta, sem rodeios, e o livro é curtinho, só demorei para terminá-lo por causa de determinados acontecimentos familiares e devido o meu tempo estar bem escasso. Para mim, dentre os seus outros títulos que li, essa foi a história mais tocante que você escreveu, Yane. Não foi a mais arrasadora, mas foi a mais tocante. Não se trata apenas de nunca perder a fé, mas mostra que é possível sim curar mágoas do passado e correr atrás do tempo perdido, além também de trazer o assunto da adoção, o que é um tabu ainda para muitas pessoas. Uma família pode ser formada de diversas maneiras.

Você escreve muito bem amiga, deve continuar com as suas histórias antológicas e se aventurar ainda mais entre as palavras.

Ana Paula FZ1 21/07/2017

Linda historia, lindos personagens, lindo epílogo. Adorei !!!
Quando adquiri o ebook não achei que fosse uma historia tão lindinha, emocionante, e cheia de sentimentos. E só não vou dizer que ficou ¨perfeita¨ porque achei que a autora deu uma enrolada no meio do livro meio desnecessária. Mas eu me emocionei de verdade com Helena, Danilo e Bruno.

Um tema totalmente desconhecido pra mim nas leituras, que foi a adoção. Sofri com a atitude da Lena, fiquei com raiva dela ate entende-la, quis matar muitas vezes o Dan, por ter sido tão canalha quando ela mais precisou dele, e amei de paixão o pequeno Bruno. Que criança mais fofa. Ficava imaginando ele com os bracinhos gordinhos abraçando o pescoço da Helena e me emocionava. Odiei Olivia logo de cara, mas depois fiquei foi com pena dela. Atitude muito nobre a que ela teve.

Lendo historias assim, sendo realidade ou ficção, precisamos aprender a tirar lições viu gente. Aqui, a principal delas é nunca julgar, nada, ninguém, porque como dizem por ai, a gente não sabe o que acontece da porta pra dentro da vida de cada um.

Nesse livro Helen sofre muito por uma atitude que ela foi obrigada a tomar e sabe que é julgada o tempo todo, mas com muita determinação ela tenta mudar tudo isso. Danilo foi um baita de um irresponsável, mas quando ele volta pra vida de Lena, ele tambem amadureceu e sabe o quanto errou. Ver que os dois estão diferentes e que se entendem melhor é lindo, e que as vezes, segundas chances são necessárias, mesmo que a gente ache que o outro não mereça uma nova oportunidade com a gente e vice versa.

Mais da resena no Blog Paixão por Leituras

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com
Yane 24/07/2017minha estante
Obrigada por resenhar meu livro. Sou muito grata. Você me deixou emocionada.