Perigosa Amizade Gisela Bacelar

Resenhas - Perigosa Atração

manias_de_leitora 03/09/2018

Resenha Perigosa Amozade
Indicação Nacional | Perigosa Amizade| Gisela Bacelar| Editora Planeta| 240 páginas|

3 notas da autora antes de mais nada:

?Há algo extraordinário em viver?

?Às vezes, nós nos afastamos da realidade, fantasiamos vidas iguais às dos outros, esquecendo que a maior virtude está no que nos diferencia.?

?Somos reais, somos vida. E vida só se vive uma?

Perigosa Amizade aborda a adolescência e todo o pacote emocional envolvido nessa fase. Relata a importância das boas amizades e como a base familiar faz a diferença na evolução dos jovens!

Brigas, drogas, festas, fofocas, sexo, escola, pais (superprotetores e até mesmo os que abandonam os filhos), segredos, mentiras, paixão e amizade. Esses temas fazem parte da vida dos nossos personagens nesse livro.

Adorei! A leitura é dinâmica e envolvente! Em 3 dias devorei e fiquei me perguntando quando vão lançar o próximo volume. Apesar da minha personagem preferida ser a Roberta, estou ansiosa para saber o que vai acontecer com cada um desse grupo!

Esse livro me fez voltar na época de escola... meus 14/15 anos. Quem é que não gosta de ser transportado pelas páginas bem escritas? Indico esse livro para todos os adolescentes para auxiliar em suas escolhas... e para os adultos se lembrarem dessa fase cheia de erros e acertos!

Sabrina @sassenach_literaria 31/08/2018

Leitura surpreendente, escrita envolvente.
#ResenhaSassenach| @perigosaamizade| 4,5|

"Nós nos distanciamos de amigos, trocamos o certo pelo duvidoso, erramos crendo que estávamos certos. Dizemos adeus."

Perigosa amizade retrata o cotidiano de um grupo de adolescentes, sendo ambientados em diferentes lugares. Família, amigos, namoro, são alguns dos temas abordados na trama.

Roberta, Denis e Melissa são amigos de infância, aos 15 anos tentam lidar com os novos sentimentos e as consequências de seus atos. Denis é claramente imaturo no entanto a afeição por
Roberta e Melissa é visível, e a amizade verdadeira.

Matheus é uma incógnita, não sei dizer se o amo ou se sinto pena, o rapaz me passou ser tão infeliz, talvez pelo relacionamento inexistente com o pai ainda assim, não consegui entender o que o faria feliz. Aos 18 anos, ele tem total liberdade para fazer o que bem entender.
Gabriel é melhor amigo de Matheus e o único a quem ele demonstra afeto, por outro lado, sendo mais novo que ele, Gabriel precisa seguir as regras que o pai impõe, seu amor pela música não é compreendido, e sua família espera que ele siga para a advocacia.

Acredito que nunca li um livro com tantos pontos de vista, os caracteres que o insta disponibiliza me impossibilita de escrever sobre todos os jovens entretanto, não poderia deixar de falar daqueles que mais me envolveram.
Assim que iniciei a leitura, me deparei com a nota da autora. Eu, aos 28 anos fui transportada para a minha própria adolescência, senti todos os sentimentos agridoces que essa fase me trouxe no entanto, o trecho que deixei no topo, foi o que mais me emocionou. A autora foi muito feliz em retratar essa difícil fase pela qual todos nós passamos. A princípio, achei que poderia encontrar divergências entre os personagens, o que pode acontecer, quando se tem tantos pontos de vista, mas fui totalmente surpreendida! Consegui perceber singularidade de cada um, o que me proporcionou um leitura agradável e prazerosa.
Os termos usados para a descrição das "drogas" me causou confusão, mas nada que atrapalhou a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/BnJDgJhnCCt/

Laise Caroline 11/08/2017

Resenha Mundo Sublinhado
A adolescência é o período mais confuso da vida, e é nessa fase que conheceremos os protagonistas de Perigosa Amizade. A história gira em torno de Roberta, seus amigos e as pessoas que em algum momento cruzarão a sua vida. Ela não é a menina mais popular da escola, não é a mais bonita, a mais inteligente, muito menos que vai ter a super festa de quinze anos, ela é só uma garota normal, com problemas normais para a sua idade. Já Melissa, sua melhor amiga, também tem 14 anos, e antes mesmo de fazer 15 anos, elas começam a se deparar com situações que envolvem muitos sentimentos e nem sempre tomarão as melhores decisões.

Roberta ainda não percebeu, e se percebeu nega para si mesma, mas gosta de seu melhor amigo e isso a maltrata tanto que chega a doer. Ela tem uma relação legal com as irmãs mais velhas, mas seus pais negligenciam alguns momentos que para ela seriam importantes e para ela, Denis e Melissa são essenciais, pena que ele vive a decepcionando.

Melissa tem uma dificuldade (gigante) em perceber quando um relacionamento não terá futuro e fica fantasiando o próprio conto de fadas, que por sinal ela acha que tem dia e hora marcados, mas nem sempre é assim tão simples, e o príncipe pode ser um tremendo sapo vagabundo que não é digno dessa menina fofa que tem o coração tão grande quanto sua inocência, e no dia marcado, será que ele vai?

Denis, o melhor amigo das duas garotas, tem um grande sonho, ser jogador profissional de futebol, mas tem outra coisa que seria bem importante para ele? Perder a virgindade. Ele já está andando com os garotos descolados, a galera gosta dele e a garota mais ?gostosa? do ano deles está dando mole, então falta pouco, mas será que isso basta?

Matheus (eu ouvi alguém gritar maravilhoso!?) não tem contato com a mãe, desde que ela abandou ele e seu pai enquanto ele ainda era uma criança e por vezes ele se pergunta se ela estivesse com eles, se a vida dele seria diferente. Após se meter em uma nova confusão, ele terá que passar um tempo na capital, o que ele não acha tão ruim, pois tem um grande amigo que considera praticamente um irmão por lá, então eles poderão passar um tempo juntos e curtir um pouco.

E adivinhem só? Em um certo momento, a vida vai juntar essas pessoas, e mais algumas outras, e você vai perceber que o mundo dá voltas e que a vida de um adolescente pode ser muito mais difícil do que se imagina.

Você irá acompanhará experiencias amorosas desastrosas, corações partidos, amizades verdadeiras, amizades desfeitas, desilusões, decepções, novas oportunidades, o primeiro contato com drogas, álcool? E se surpreenderá com atitudes de adolescentes maduros e outros que são tão inconsequentes que você acabará sentindo a dor deles.

Minhas considerações

Quem não passou por alguma dificuldade na adolescência, que dê o primeiro dislike nesta renha. ? haha ? Quem nunca se arrependeu de nada que fez que levante a mão. Viu, até agora ninguém levantou! rs

Em Perigosa Amizade sentimos a intensidade que os personagens estão sentindo. Eles tem tanta sede de se sentirem vivos, de terem experiências, que acabam se entregando (as vezes por vontade, em outras por ingenuidade), experimentando e sofrendo consequências. E o que acontece com nós leitores? Vivemos e sofremos junto com eles!

Quando li os outros dois livros de Perigosa Amizade, eu queria ser amiga da Roberta, para dar um abraço nela e estar lá quando ela precisasse, hoje, continuo com a mesma sensação, mas fico feliz por ela ter a Melissa. Sei que amizades verdadeiras vão ser sempre postas a prova, e espero que elas passem por todas e que realmente possam rir no futuro, das coisas que às estão fazendo chorar hoje.

Esse livro é para quem já foi adolescente, mas já se esqueceu de como é, e para quem está na fase de tomar decisões e de viver novas experiências. Esses jovens fizeram algumas escolhas e viveram as consequências, sejam elas boas ou ruins, assim como eles, você também pode escolher o que fazer, mas nunca poderá escolher quem irá esbarrar na sua vida, mas poderá escolher quem ficará? eu já escolhi, espero que a escolha da Roberta seja a mesma que a minha e que Deus nos ajude. Amém!

@livrodores 11/07/2018

Que amizade
Esse livro da inicio a uma trajetória de histórias reais, tudo que acontece nos passa a sensação de ser palpável de tão verdadeira que ela poderia ser. Não há fantasias, não há romance exagerado, não a monstros a não ser aqueles que são enfrentados diariamente em uma vida normal. O que acontece com os personagens poderia acontecer comigo ou qualquer pessoa que conheço, aqui conseguimos nos encaixar muitas vezes nos sentimentos de vários personagens, pois já passamos por isso e as sensações são as mesmas.
A história conta um pouco sobre cada personagem, alguns aparecem mais, outros menos. A maioria se conhece, mas nem todos são amigos e o período em que tudo acontece é a adolescência onde tudo que nos acontece é à flor da pele.
Melissa é uma daquelas garotas que encanta a todos, loira e angelical e seu maior dilema é se apaixonar por alguém que não está assim tão interessada nela e tudo piora quando envolve a perda da virgindade. Roberta que é sua melhor amiga é o oposto, não liga para a opinião dos outros e segue sua vida normalmente, apesar de descontraída ela nunca ficou com ninguém e parece gostar do seu amigo Denis. Denis também é amigo de ambas, joga futebol e foi mudando aos poucos o que causou muita estranheza nas amigas.
Em outro circulo de amizades conhecemos Matheus, um garoto que tem a liberdade que quiser, ele é o mais velho dessa turma de personagens, leva a vida sem regras já que seu pai não da muita importância a isso. Gabriel é seu melhor amigo já que suas famílias eram bem próximas e ao contrario de Matheus ele tem um pai super protetor que leva a vida do filho nas rédeas curtas.
São muitos personagens e cada um tem e lida com os seus problemas da forma que acredita ser melhor, aqui encontramos dilemas que na época carregam pesos enormes. O que mais gosto nesses dramas adolescentes é poder conhecê-los e partilhar os mesmos sentimentos.

dayukie 03/07/2018

"Nesse livro vamos encontrar adolescentes, sendo adolescentes e fazendo o que sabem fazer de melhor, iniciar e terminar amizades amizades, fazendo somente o que é do seu próprio interesse, e claro, acreditando fielmente que o tempo todo o mundo está armando um complô contra eles, Envolvidos em mundo de obedecer e desobedecer seus pais e regras, nossos protagonistas, se arriscam pelas ruas de São Paulo, e assim, começamos a desenvolver a trama de volume zero da Gisele Bacelar.
Nesse volume somos apresentados aos personagens, uma ótima oportunidade para quem nunca leu, e até mesmo para quem já leu.
(...)
O ponto principal da história, se dá graças a Roberta e Melissa e, o grande evento que é a tão aguardada festa de quinze anos de Melissa. Através dos desdobramentos da festa e de acontecimentos, vemos a vida dos adolescentes se entrelaçar e cruzar, às vezes praticamente se chocar, em outras, é apenas um raspão.
Como já havia citado mais acima, a primeira parte do livro, temos as apresentações dos personagens, a narrativa da autora é bem detalhada e descritiva, todas as sensações e impressões sobre os personagens são tão bem explicadas faz com que tenhamos a sensação de estar presente na trama.
Perigosa Amizade é uma série muito interessante que vale muito a pena ser lida, Gisela tem um dom incrível na escrita, além de ser uma linda, todos os assuntos que envolvem o universo dos adolescentes são muito bem abordados, a capa ficou muito bonita, remete muito a história, não encontrei nenhum erro ortográfico e a diagramação está perfeita, recomendo muito a leitura não só de Perigosa Amizade – O começo, mas de todos os demais da série!"

site: https://goo.gl/ZDjqna

Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 23/06/2018

Uma ótima história escrita da maneira errada
O universo adolescente é complicado, traiçoeiro e perverso. É nessa fase da vida que tomamos as primeiras decisões importantes, e que muitas vezes vão acabar sendo cruciais para o restante dela, como: primeiro amor, virgindade, relacionamentos em geral, em que área trabalhar.

Esses são alguns dos desafios que os diversos personagens do livro Perigosa Amizade: O Começo enfrentam. A história começa no início do primeiro ano do Ensino Médio, época em que os hormônios estão aflorando, e tudo é motivo de zoação entre os colegas de classe. O bullying também é visto com muita frequência, assim como os primeiros relacionamentos. Como são muitos personagens, o enredo é mostrado em diversos pontos de vista.

O livro como um todo, por sua vez, é até interessante. A construção da história é divertida, foi bem pensado e articulado. Reforça alguns estereótipos, como todos os meninos serem fascinados por carros e quererem transar a qualquer custo, e que todas as meninas são fúteis, adoram roupas e são frágeis e não podem perder a virgindade, mas mesmo assim continua sendo uma história interessante.

Os personagens têm personalidades marcantes, e são fáceis de reconhecer apenas pelas falas. Os problemas de cada um também são interessantes para o drama do livro, assim como a pequena evolução que eles têm ao longo desse primeiro livro. O curto período de tempo não deixa eles terem uma grande transformação, e continuam muitas das vezes, ainda fazendo besteiras.

Continue lendo a resenha: http://estantequadrada.blogspot.com/2018/06/perigosa-amizade-o-comeco-de-gisela.html

site: http://estantequadrada.blogspot.com/2018/06/perigosa-amizade-o-comeco-de-gisela.html

Fábbio @omeninoquele 18/06/2018

Perigosa Amizade
❝Este não é um livro de ficção, um romance, um suspense ou um conto se fadas. É um livro sobre a vida.❞
⠀⠀
Em Perigosa Amizade vamos conhecer um pouco sobre a vida de um grupo de jovens que não possuem muito em comum a não ser o fato de estarem numa fase da vida em que as coisas acontecem, uma fase que querem ser notados e principalmente uma fase que irá defini-los como os adultos mais futuramente, e tudo depende das suas escolhas agora, na adolescência ou final dela.
⠀⠀
Melissa, Roberta e Denis são amigos inseparáveis estudam em um colégio e buscam em meio aos estudos algo interessante e divertido para fazerem. Roberta e Denis acabam se afastando um pouco porque o garoto acaba decepcionando-a algumas vezes, o garoto está na fase de correr atrás de meninas. Enquanto Roberta e Melissa sonham com suas festas de quinze anos. Melissa também namora um cara mais velho que insiste em ter relações sexuais com a garota, mas ela sempre desconversa e diz que não está pronta.
⠀⠀
Do outro lado temos Matheus, filho de pais separados que tem tudo que deseja, mas não dá valor e por não se dar bem com o pai vive na rebeldia e entre uma festa e outra no álcool e nas drogas leva a vida sem perceber as futuras consequências daquela rotina. Matheus é melhor amigo de Daniel, que tem pais extremamente preocupados em tornar o filho um exemplo a ser seguido, mas o garoto também se deixará levar pela má influência de Matheus.
⠀⠀
É em meio ao mundo novo de descobrimentos que acompanhamos a vida desses adolescentes cheias de dramas, inconsequências da fase, e dilemas que todo jovem passa ou passará.
⠀⠀
É um livro que aborda assuntos importantes como primeira vez, família, sexualidade, vícios e principalmente sobre o futuro.
⠀⠀
Gisela Bacelar entrega-nos uma narrativa bastante fluida e atual sobre a fase mais complicada e importante do ser humano que é a adolescência, com uma escrita envolvente que absorve completamente o leitor ao livro.

São muitos personagens na trama e eu não me atrevo a falar de todos, mas os principais são bem construídos e bem realistas, ainda que alguns tenham algumas atitudes um pouco injustificáveis, mas que no entanto é explicado pelo fato de existir pessoas assim na vida real.
⠀⠀
Fãs de Gossip Girl e Pretty Little Liars vão amar essa história! E é uma série de livros que promete seguir o ritmo dos acontecimentos quotidianos da fase adolescente brasileira. Recomendo demais e fico ansioso pelos próximos volumes.
#PerigosaAmizade

site: https://www.instagram.com/p/BkGa3WdH4fU/?taken-by=omeninoquele

Jade Ricieri 11/06/2018

Em Perigosa Amizade vamos acompanhar a rotina de vários jovens que estão aprendendo a lidar com seus erros, acertos e suas próprias dificuldades. Neste primeiro livro da série são abordados temas importantes como: amizade, primeiro beijo, amor, virgindade, drogas, álcool, aceitação, perdas e superação.

Antes de iniciar a leitura admito que fiquei preocupada pelo fato de existir diversos personagens dentro da trama. Achei que iria ser tudo bem confuso, mas não, a autora soube mesclar e separar cada um dos personagens com seus devidos defeitos, qualidades e modo de ser, de levar a vida. Na verdade fui surpreendida com o decorrer da história, pois Gisela conseguiu construir ótimos personagens e me fez gostar de cada um deles.

Com a criação desta história a autora trouxe a tona a verdadeira realidade de vida de vários jovens, em momento algum tentou esconder ou deixar subentendido todas as complicações e confusões que é ser adolescente. Outro fato que gostei bastante é que a história deixa evidente que as pessoas mais jovens realmente agem por impulso, sem pensar nas consequências, no futuro. Foi tudo muito bem escrito e real.

Não vou contar detalhes da trama, pois a melhor coisa é você se entregar e ler sem saber de nada, a experiência da leitura e a surpresa será maior. Apenas afirmo que Perigosa Amizade é um ótimo livro, com uma história super envolvente e um final com gostinho de quero mais. Recomendo!

Gramatura Alta 26/11/2017

PERIGOSA AMIZADE “não é um livro de ficção, um romance, um suspense ou um conto de fadas” mas, sim, um livro sobre a vida. Sobre dificuldades, vícios, amores, amizades, corações partidos e festas no ápice mais louco de nossas vidas, a adolescência.

PERIGOSA AMIZADE foi escrito em terceira pessoa, com breves parágrafos e uma diagramação que flui levemente. Conhecemos a vida de mais de dez adolescentes, com sonhos, problemas, vidas, escolhas e destinos totalmente diferentes. Mas que, de alguma maneira, no meio de vários encontros e desencontros, tem seus caminhos cruzados.

O livro se inicia há 5 anos atrás, mostrando-nosquando duas garotinhas de 8 e 9 anos se conhecem.
“— Será que vamos ser melhores amigas?Roberta sacudiu a cabeça. De onde essa menina tira essas perguntas?, pensou. — Tomara que sim — emendou Melissa, sem esperar a resposta. — Vamos ser mais amigas quando ficarmos mais velhas. Vamos dividir as nossas roupas e usar a maquiagem uma da outra. Como nos filmes!”
Cinco anos se passaram desde o primeiro encontro. Agora, com quatorze anos, Melissa é uma adolescente frágil e tagarela, que mantém um ar angelical, um olhar ingênuo e um sorriso divertido. O tipo de garota que encanta de primeira todos que a conhecem com seu jeito simpático.

Com seus recém quinze anos, Roberta gosta de chamar a atenção por suas atitudes. Por isso a falta de vaidade era evidente na garota, que não ligava para sua aparência. "Estava acostumada a ser a rebelde do seu grupo de amigos."

Mais velhas, Melissa e Roberta mantinham firmemente a amizade que se iniciou ainda na infância. Apesar do estilo, gostos e aparências totalmente diferentes, as jovens não se importavam, amavam estar juntas.
“Só precisavam estar juntas para que o diferente nelas se tornasse igual.”
Matheus, com seus 18 anos, era filho único de um renomado empresário. Não tinha problemas com dinheiro, mas era visto como um jovem problemático e sem futuro por não ter entrado em uma faculdade ao terminar o ensino médio. Seu jeito despretensioso e rebelde de levar a vida, agradava a noventa por cento das garotas que o conheciam, e ajudava-o a esconder um grande trauma do passado.

Gabriel é o melhor amigo de Matheus. Aos quinze anos, estudava em uma boa instituição de ensino, seguia as regras ditadas pelo pai e saía, às vezes, com o amigo praa fugir da rotina. Seu maior sonho era ser músico e tocar em uma banda, onde faria shows mundo afora. Mas seu pai o mantinha em rédeas curtas para que seguisse o ramo da família e se tornasse um advogado exemplar.
"Cada um tem seu próprio tempo. Nunca desista de um sonho só porque demorará a realizá-lo. O tempo vai passar de qualquer forma."
Já Denis é um jovem aparentemente bonito, determinado, cativante e extrovertido, que fazia muito sucesso com as meninas e tinha o sonho de se tornar jogador de futebol. Com tantas mudanças em sua vida, o jovem não conseguia manter firme a mesma amizade que havia construído com Roberta e Melissa na infância.

Jonas e Sara eram irmãos gêmeos, mas raramente andavam juntos. Jonas se preocupava em ser popular, ir a festas e se dar bem com a maioria das meninas. Sara adorava o sossego da não popularidade e passava a maior parte do seu tempo na biblioteca. A leitura era sua verdadeira paixão. Ela não tinha muitos amigos, além de seu namorado, Alex, um universitário quatro anos mais velho do que ela. Porém, o maior problema dos irmãos, era a vivência em casa e o estado em que se encontrava a mãe.

Esses jovens, e muitos outros que não citarei, mas que vale a pena conhecer, terão suas vidas traçadas em situações inesperadas, terão que tomar decisões e, como qualquer jovem hoje em dia, conhecerão as consequências delas.

Com uma escrita leve e envolvente, a autora conseguiu ,com sucesso, me prender e apresentar todos os personagens, mostrando um pouco dos seus cotidianos familiares e hobby's.

Confesso que já conhecia a escrita da autora e novamente me apaixonei por sua história realista, devorando o livro em poucos dias. Gisela Bacelar “traz à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.”.

Neste primeiro livro da série, a autora se dedicou mais em realmente nos apresentar aos personagens e focar na festa de aniversário de 15 anos da encantadora Melissa, onde algumas amizades se constroem e outras, infelizmente, se desfazem.

Contendo várias citações marcantes, o livro finaliza deixando várias lacunas abertas para a continuação (que não vejo a hora de ser publicada!), o que me deixou com a curiosidade ao extremo para descobrir os motivos de tantos segredos. E, por isso, convido vocês, leitores, que amam um bom livro adolescente, para, juntamente comigo, embarcar no volume zero desta maravilhosa e elogiada série.

Confiram alguns Quotes:
“Infelizmente, algumas escolhas deixam marcas para sempre.”
“Caia de amores por sua solidão.”
“Infelizmente, a felicidade não estava onde ele esperava encontrá-lá”
“(...) Esse é o esquema das redes sociais: fingir que tudo está incrível mesmo quando você estiver jogada na cama se intupindo de doces e assistindo a filmes que te deixam na depressão(...)”
“Seria mágico se ao virar a última página, não tivesse que retornar para a realidade.”
“— Entenda uma coisa, minha pequena. Nenhum homem irá te amar mais do que eu. Eles podem despedaçar seu coração, mas eu estarei aqui para recolher cada pedacinho. Eu te amo minha princesa.”
“— Amiga, às vezes o amor da nossa vida passa por nós sem que saibamos. Você não o conhece agora, mas quem sabe não se encontrão no futuro?”

RESENHA ESCRITA PELA NATÁLIA!

site: http://www.gettub.com.br/2017/11/perigosa-amizade-o-comeco.html

Retipatia 07/05/2018

O começo de tudo..
Perigosa Amizade segue a narrativa em terceira pessoa, nos apresentando de maneira intercalada os vários personagens existentes, Melissa, Roberta, Denis, Gabriel, Matheus e também contando sobre seus amigos, colegas, inimizades e familiares.
O motor principal fica por conta de Roberta e Melissa e, o evento que lhe dá combustível, é a tão aguardada festa de quinze anos desta última. Através dos desdobramentos da festa e de acontecimentos, em sua maioria, corriqueiros, vemos a vida dos adolescentes se entrelaçar e cruzar, às vezes praticamente se chocar, em outras, é apenas um raspão.
A primeira parte do livro, que faz as apresentações dos personagens, acabou por pecar no excesso descritivo, a sensação, durante a leitura, foi de que se fez uma pausa antes da história começar para realizar as apresentações, ao invés de deixar que a narrativa fluísse e que os personagens fossem sendo mostrados e descritos à medida que a história permitisse e pedisse, o que acabou causando a sensação de que o começo do livro foi bastante parado. Independentemente da quantidade de personagens, a estrutura da história permitia que esse fluxo fosse melhor distribuído, e ganharia bem mais dinâmica nos acontecimentos.
Com certeza é um desafio escrever uma história com muitos personagens, para situar o leitor e fazer com que ele entenda 'quem é quem' e não se misture durante a leitura. Perigosa Amizade não traz essa dificuldade, mesmo com a quantidade de personagens, foi possível lembrar quem são e o círculo em que estão inseridos ao longo da história, o ponto complicado foi mesmo na dinâmica da apresentação, que se recheou os quase primeiros 20% do livro.
A narrativa da autora segue também o estilo detalhado e bem descritivo, em alguns pontos, a narradora onipresente poderia, vez por outra, "molhar o leitor", ao invés de "dizer que está chovendo", se me entendem, já que todas as sensações, impressões (boas ou ruins) sobre os personagens são tão explicadas que fazem não restar grandes novidades quando acontecem os fatos, já que suas apresentações são tendenciosas, deixando o leitor de sobreaviso dos características e intenções que cada um segue.
Toda a história em si, tem o tom que o subtítulo anuncia, de começo, do ponto de partida em que as vidas desses jovens vão se encontrar e se misturar. As relações descritas, os conflitos e sentimentos, são os típicos da adolescência, como descoberta da sexualidade, primeira vez, amizade, amor, drogas, escola e responsabilidades e, de modo geral, são condizentes com a realidade e levam o leitor a imaginar e relembrar a própria adolescência (a minha, há zilhões de anos luz... ahaha).
Especialmente para quem curte o estilo dos seriados de TV e livros de Gossip Girl, Friends, Pretty Little Liars (talvez sem o assassinato... ou talvez com ele... ahaha), a série da Gisela promete seguir o ritmo de acontecimentos da vida comum-cotidiana de adolescentes brasileiros pouco e muito abastados, com os pontos altos e baixos sendo marcados por tudo que rodeia suas vidas. Nada de um dragão para matar por dia, mas os problemas que cercam a todos, que vão e voltam, e que, nem sempre, se resolvem nos primeiros atos da vida.

site: https://wp.me/p7r1pU-1nR

Emily 06/05/2018

Um livro feito para a época e pessoas certas
Perigosa Amizade

Em meio à um mundo novo de descobrimentos, temos aqui uma história sobre a vida: cheia de dramas inconsequentes, dilemas angustiantes de uma época repleta da ingenuidade e vulnerabilidade que só a adolescência nos trás, com o perigo de certas amizades e claro, todos aqueles amores que vem e vão. 10 adolescentes vivendo uma vida de encontros e desencontros ocasionados por suas impensadas escolhas enquanto ainda são novos.

Aos poucos, acompanhamos o desenrolar do destino de cada um, que se perdem uns dos outros no meio do caminho, mas de forma necessária para que possam crescer e enfim aprender com seus erros.
Perigosa Amizade começa já com uma narrativa bem gostosa de acompanhar, li bem rapidinho, o que foi extremamente gratificante. Por ser um livro narrado em tantos pontos de vista, a construção de personagens até me preocupou inicialmente, mas não deixa a desejar e me agradou bastante! Não me senti perdida nas histórias e consegui simpatizar logo de cara com alguns deles, o que deixou a história ainda mais fluída e interessante.

Porém o enredo não foi algo que me conquistou tanto. Talvez por já ter passado de tal fase e não ter vivenciado nem 1/3 das experiências e dilemas que esses meninos experimentam, e principalmente, por não concordar com a maioria delas. Mesmo ficando angustiada com muitas situações e sentindo um turbilhão de emoções, foi difícil me identificar com qualquer um deles e em boa parte do livro me senti incomodada com algumas coisas. Não estou dizendo que isso é requisito para uma história ser boa, mas gostaria de ter estabelecido uma conexão mais profunda com pelo menos um personagem.

Senti também que por ser o começo de tudo, muitas das histórias foram trabalhadas apenas superfície de como poderiam se desenvolver, mas até aí, sei que se os outros forem publicados, teremos uma grande evolução nesse quesito.

Em suma, gostei sim, mas com ressalvas. Gisela conseguiu abordar assuntos cotidianos de forma nua e crua, sem tabus e isso me agrada muito. Tem alguns esteriótipos e clichês aqui e ali, mas no geral, algumas das situações são bem paralelas com nossa realidade e gosto dessa representatividade.

É um livro meio intenso e raso (só lendo pra entender) de certa forma, mas foi uma leitura bem agradável e realista até certo ponto, acho que muita gente que está passando por essa fase pode gostar ainda mais e se identificar com algumas coisas sim, não será uma leitura em vão! Uma coisa digo é que estou bem curiosa pra ler os próximos volumes, viu!

Nota: 3,5/5

Jéssica - @Febreliteraria 29/04/2018

Definição para este livro : MARAVILHOSO
Primeiros beijos, relacionamentos, virgindade, descobertas, liberdade, amizades, traição, segredos, tudo isso em um livro só, tudo isso neste livro escrito por uma autora brasileira maravilhosa chamada Gisela Barcelar. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• “Perigosa amizade” pra mim foi uma experiência muito marcante, um daqueles livros clichês de adolescentes, porém bastante envolvente, é o meu primeiro contato com essa autora e posso dizer com toda a certeza do mundo que ela sabe captar a essência de todos os personagens, leitura fácil, rápida, e que traz diversas reflexões de vida. O livro gira em torno de adolescentes, e não são apenas adolescentes de ficção, são adolescentes como eu e você já fomos um dia (ou são). Quem aí tem ou já teve uma grande amizade? Este é o foco principal do livro, a amizade que gira em torno de Roberta e Melissa, vamos acompanhar do início ao fim o desenvolvimento desta amizade, duas personagens com personalidades bastante diferentes uma da outra, porém inseparáveis, melhores amigas, porém guardam grandes segredos uma da outra, será que essa amizade pode resistir sem confiança ? Será que esta amizade irá superar as diferenças?. Vale muito a pena acompanhar, você irá se identificar de diversas maneiras, afinal, todos nós já passamos por esta fase de sair da infância para a adolescência, aquela fase de descobertas, indecisões, medos, amadurecimento. Eu super recomendo este livro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Eu tenho bastante orgulho de apresentar a vocês livros bons, ainda mais quando se trata de livros brasileiros, tem tantos autores brasileiros maravilhosos aqui, que merecem cada dia mais reconhecimento, e Gisela Bacelar é uma dessas autoras, podem ter certeza que vocês não irão se arrepender.

Rafaela.Natalia 25/04/2018

"Este não é um livro de ficção, um romance, um suspense ou um conto de fadas. É um livro sobre a vida." "Somos reais, somos vida.
E vida só se vive uma vez."
É ou não é uma daquelas frases que te fazem querer ler o livro imediatamente?? Pois é meu amigos, essa história já me cativou desde a nota da autora, fiquei empolgada para ler e conforme comecei a avançar na trama não conseguia mais parar...
O livro narra a estória de dez adolescentes, cada um com seus medos e problemas, tendo de lidar com as dificuldades dessa fase e superar todos os obstáculos.
Cada personagem tem sua personalidade, e com certeza esse aspecto é o que deixa o livro mais gostoso de ler, vamos formando opiniões sobre cada um deles e criando certa intimidade com seus conflitos, como se leitor e personagem realmente se conhecessem, isso se dá a genialidade da autora de mostrar cenas reais, que realmente acontecem no dia a dia, com detalhes importantes, sem fantasiar momentos clichês e sim momentos da vida real, momentos que nos fazem lembrar da nossa própria adolescência e sermos jogamos no passado, revendo nossas atitudes e medos, nossa ansiedade, e todos os conflitos que convivemos e de certa forma vencemos.
Melissa , Roberta, Denis, Sarah, Jonas, Matheus, Gabriel, Noah, Monique, Maria Eduarda, vão te prender a cada capítulo e com certeza vão encontrar neles personalidades que um dia já conheceram.
Gisela aborda assuntos continuamente presentes na vida dos jovens, como sexo, drogas, álcool, conflitos com os pais e a aceitação entre os amigos.
Nessas histórias que serão com certeza entrelaçadas (e eu mal posso esperar para ler o próximo e descobrir) você irá se apaixonar, se identificar, torcer, sorrir e ficar com o coração cheio de amor por cada um deles ❤️❤️❤️
Não perca tempo e venha se aventurar nessa PERIGOSA AMIZADE 📖

site: https://www.instagram.com/diariodeleiturasdarafa/

exbatgirl 25/04/2018

Perigosa Amizade por Gisela Bacelar
Posso ser suspeita pra falar dele? Posso. Porque afinal eu amo a história, amo os personagens e amo a autora desse livro. Ele me faz lembrar de tudo que há de bom nessa vida e de todas as coisas que vivi na época em que eu o li. Assim como Harry Potter, esse livro fez parte da minha história e faz parte de mim, de quem eu sou.

Sem mais enrolação, lá vai:
Esse livro é o volume ZERO da série Perigosa Amizade, então ele conta o que aconteceu antes daquele outro (que era o volume 1) porém, ele começa nos contando como está a Roberta alguns anos depois então você fica naquela expectativa de precisar saber como vai ficar a vida dela. Continua com a história de vários adolescentes mas mais precisamente nos mostra como eles se conheceram e viraram amigos. Conta os conflitos que cada um viveu e o que levou aos acontecimentos do livro 1 (que vai ser relançado provavelmente esse ano ainda de 2018 por isso não se afobem).

Um breve resumo: Ele tem Melissa, Roberta, Denis, Matheus (meu preferido), vários outros personagens importantes que vocês vão conhecer ao longo da série, festa de 15 anos, paixões, descobertas, beijos sem saber exatamente em quem, primeira vez, conflitos sobre sexualidade e sobre identidade. Brigas de família e algo que todos temos em comum na adolescência: aquela sensação de que você precisa se encaixar em algum lugar mas não sabe exatamente como.

E um detalhe super importante sobre essa série: ela é baseada (VEJA BEM, BASEADA) em fatos reais. Algumas coisas realmente aconteceram e as pessoas realmente existiram. O mais legal é que você consegue sentir isso ao longo da leitura. Você consegue se ver exatamente no lugar de cada um deles e isso aquece o meu coração de uma maneira que faz com que eu saiba que não estou sozinha