Luta de Valetes

George R. R. Martin

Resenhas - Luta de Valetes

Jothamon 06/02/2024

Trocas
Após as disputas políticas, uma nova onda de brutalidade ocorre: ases que podem trocar de mente. Com esta habilidade, fazem o que querem com o corpo de qualquer um e depois os deixam lidar com as consequências.
Diversos segredos são revelados, as disputas por poder se tornam ainda mais perigosas e velhos personagens voltam às páginas.
Mudança. Desejo. Vingança.

Manezera 15/09/2021

Neste oitavo volume, acompanhamos personagens menores do universo de Wildcards, que estão envolvidos em uma trama de roubo de corpos. E o doutor Tachyon consegue um novo e inesperado inimigo.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Mais Wild Cards
Na sequência de Wild Cards, incrível série de realidade alternativa. Editada por George R. R. Martin, acompanhamos o caos se instalar em Manhattan, quando aparecem os Saltadores, gangue com integrantes que transferem suas mentes a outros corpos. A série tem mais de 120 personagens e aqui conhecemos melhor alguns deles, o que não pode ser aprofundada nos livros anteriores como Estranheza, uma espécie de coringa monstro fortíssimo formado pela fusão de dois homens e uma mulher que estavam em uma relação sexual a três quando o vírus carta selvagem os contaminou.

Caio 05/07/2020

"Novos" personagens
Discordo um pouco das outras resenhas. Eu adorei esse livro! O arco da Estranheza é sensacional! Acompanhar 3 mentes dentro de um corpo faz refletir muito. Também vemos a construção impecável da loucura de Blaise.

Gildo 08/02/2020

Respira por aparelhos
O mais fraco volume da série Wild Cards até agora. Boa parte do sucesso da saga está calcado em personagens carismáticos. Diferente do tempo do cinema e da televisão, quando o apego a um personagem tem de ser mais fácil, imediato, na literatura há mais tempo para isso. Lemos os pensamentos dos protagonistas, sabemos a exatidão de dor, incerteza, gratidão, confusão. Por isso, é difícil não se identificar, em algum momento. Mas "Luta de Valetes" consegue o improvável.

Mesmo com incursões longas e detalhadas sobre a psiquê dos personagens, a maioria de ases e curingas neste volume é chata. Nos livros anteriores, há uma boa mescla de carisma e de tédio em determinados momentos; neste a proporção está muito desigual. Quem se importa com o preguiçoso que vira dragão ou com Estranheza? Claro que, conhecendo-os melhor, eles tornam-se personagens esféricos, mais interessantes do ponto de vista ficcional. Mas... ganham nossa simpatia? Não parece. Além disso, há uma certa forçação de barra para que os arcos se encontrem, não está fluido o desencadeamento dos acontecimentos - o que já foi um dos destaques nesta série, em outros momentos.

A gangue dos Garças e Punhos Sombrios já era uma história 'pulável' em outros volumes. Neste, não dá. Mas é sonolento mesmo assim. Um dos capítulos, sobre uma disputa judicial da guarda de uma criança é especialmente muito enfadonha, ainda que ganhe alguma ação no final.

As últimas cinquenta páginas são um alívio, primeiro porque parte dos arcos abertos começa a se fechar, ainda que forçadamente. E, segundo, porque a presença de Tachyon e Blaise melhoram o rol de personagens cansativos.