História do Brasil Império

História do Brasil Império Miriam Dolhnikoff

Resenhas - História do Brasil Império

Carol 07/08/2021

O que não se lê nos livros escolares
Estudar história é uma atividade exaustiva, pois você deve se aprofundar em conceitos, ideais políticos e atividades escusas, além de se lembrar de datas e nomes. Estudar a história do seu país ainda te acrescenta, e sendo o Brasil no caso, aquela tristeza por ver como seu país foi sendo dirigido por elites agrárias e exército, e os interesses destes.
Mais uma vez a editora contexto se supera em um livro, que trás a história do período imperial de forma mais simplificada, mas sem deixar de abranger todos os assuntos, trazendo, pelo menos para esta leitora, informações importantes que desconhecia.

Luís Gustavo 07/06/2021

Seguindo o bom padrão dessa coleção da Ed. Contexto
O livro é, assim como o História do Brasil Colônia, detalhado nos pontos centrais do período tratado.
Aborda a escravidão e seu final no país; como a elite paulista encabeçou o movimento republicano, levado a cabo pelo exército (e o porquê de ter sido o exército); quais mecanismos a coroa usou para manter o território praticamente intacto, em um contexto de diversas separações de países vizinhos; como a coroa lidou com as revoltas e como os regentes lidaram com as revoltas. Enfim, é um prato cheio.
E, além disso, no final, tem uma longa lista de livros e artigos recomendados, para quem quiser aprofundar no tema.

Achei um livro muito bom para quem, como eu, é leigo em História!

lipelimma 21/03/2021

Gostei muito dos esclarecimentos, em especial sobre a abolição da escravatura e da guerra do Paraguai.