A cor de cada um

A cor de cada um Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A cor de cada um

Maysa 06/08/2023

Um autor incrível!
"Para que um livro?, perguntará um anjo e, sorrindo, mostrará a terra impressa com as tintas do sol e das galáxias, aberta à maneira de um livro."

Nesse maravilhoso livro encontramos vários poemas e contos curtos de um dos meus autores preferidos: Carlos Drummond de Andrade.

Drummond me conquistou com suas belas palavras desde a época em que eu estava no ensino médio, quando a professora indicou um de seus livros "Sentimentos do mundo" e a partir daquele momento Drummond me fez ficar apaixonada por poesias, um gênero que não gostava.

Os poemas deste livro são para faixa etária de crianças e adolescentes, mas não deixam de ser leituras reflexivas e que encantam os leitores. E escolhi esse livro justamente por trabalhar com adolescentes e poder indicar para eles, pois eles amam pedir indicações literárias para mim e foi uma surpresa muito agradável quando estava lendo esse livro em um tempo livre e algumas alunas viram e ficaram super curiosas para saberem sobre o livro e logo pediram emprestado. Eu fiquei super feliz!

O livro é dividido em algumas partes: "Mil novecentos e pouco", "Roendo o tempo" e "A cor de cada um", as duas primeiras partes são poesias e a última mini contos. Todas as páginas nos levam a imaginar e a refletir sobre o tema proposto, o que é ótimo.

Uma leitura rápida se for olhar pelas páginas e tamanho do livro, mas muito devagar se contar o tempo que ficamos pensando enquanto lemos e o tempo após a leitura que se passa lembrando/pensando sobre ela.

Um autor encantador com um livro encantador. Uma edição super caprichada, desde a capa até a diagramação e com ilustrações belíssimas. Eu super recomendo e espero que vocês tenham oportunidade de sentir o prazer de realizar essa leitura.

"O poeta da avenida Beira-Mar, 408, poderia responder que seus milhares de filhos são os versos que espalhou pelo mundo. E esses vão à escola, mas a professora já sabia disso, pois lê para os alunos e sugerem que os leiam, por amor à poesia."

TED 26/03/2023

Aconchego
Esse livro é um conforto ao dia, a vida, aos problemas. Traz paz, sorrisos, inquietações simples, porém pertinentes. Você vai nos pensamentos do autor, e no final não sabe se gosta apenas das histórias, do autor ou de tudo

Nicole 21/11/2022

carlos drumond de um jeito simples
são algumas ficções curtas escritas por Carlos de um jeito muito simples, até um pouco infantis.
gostei bastante, vale a pena.

DeboraCatanante 27/10/2022

A cor de cada
Drummond, meu poeta favorito, em uma linda obra voltada, principalmente, a crianças e adolescentes.

voandocomlivros 27/09/2022

"Nesta nova edição de Criança dagora é fogo, com textos adicionais e ilustrações inéditas, o grande contador de histórias Carlos Drummond de Andrade faz um retrato sensível e divertido da vida cotidiana, que certamente encantará crianças e jovens de todas as idades.

No conto de abertura do livro, uma menina de 4 anos vai ao restaurante com o pai e demonstra seu “poder ultrajovem”. A história seguinte, “Na delegacia”, conta a inusitada reação da mãe ao descobrir o verdadeiro motivo de seu filho ter sido preso. Em “Tareco, Badeco e os garotos”, duas crianças se divertem ligando para um desconhecido ― afinal, “criança dagora é fogo”! A disputa de dois irmãos que moram em um colégio interno e vivem a expectativa de ganhar um presente com a visita do padrinho é o tema de “Caso de escolha”. “Serás Ministro” mostra as consequências da escolha de um nome inusitado para a criança. “Na estrada” narra a história de um menino de pernas tortas que só queria brincar como os outros. Em “O segredo do cofre”, um menino descobre o que havia no grande cofre misterioso embutido na parede de sua casa. “A menininha e o gerente” acompanha uma garotinha deixada pelo pai com o funcionário de uma loja por “quinze minutinhos, no máximo”. “A outra senhora” mostra uma menina escrevendo a redação por ocasião do Dia das Mães. E em “A boca, no papel”, o poeta ajuda um pequeno amigo a falar sobre a boca, pois, afi­nal, “é sempre por ela que falamos dela”.

Crianças e adolescentes de hoje, como os de ontem, irão adorar a prosa sensível de Drummond. Um escritor ­fino, capaz de deliciosas fabulações a partir do dia a dia."

Drummond era maravilhoso em tudo o que escrevia. "Criança dagora é fogo" não foi diferente. O olhar sensível do autor que eu tanto admiro em seus poemas, também estão nesse infantojuvenil. O livro é formado por várias histórias curtinhas do cotidiano de jovens e adolescentes. Narrativas engraçadas e fofas que acalentam o coração de qualquer leitor. 💘

"Na primeira parte do livro, “Mil novecentos e pouco”, os poemas retratam a infância e as relações familiares em uma cidadezinha do interior. A seção seguinte, “Roendo o tempo”, fala com poesia e lirismo dos problemas típicos das primeiras fases da vida – das brincadeiras de menino ao cotidiano dos colégios e aos amores de juventude.

Por fim, a seção “A cor de cada um” reúne ficções curtas sobre: um contador de histórias para o rei; um jardineiro maltratado pelas flores; uma república em que os partidos políticos se diferenciam pelas cores; um menino com fama de mentiroso; um povo distante e com estilo de vida diferente; um futuro onde será Natal o ano inteiro; uma cidade sem meninos; o encontro entre o porteiro Francisco e a cabra Marcolina; os meninos que assistem a um filme de mocinho; dois gatinhos brigando na calçada; reflexões sobre a orelha; e a visita de Pedro, o amigo, de 1 ano de idade, do poeta (na verdade, seu neto Pedro Augusto).

As palavras de Carlos Drummond de Andrade transmitem encantamento, humor e sensibilidade. Este livro é uma ótima chance de crianças e adolescentes de hoje lerem Drummond, conhecerem seu estilo e admirarem sua prosa e sua poesia."

"A cor de cada um" foi o livro que apresentou Drummond ao público infantil e juvenil. Com poemas e contos curtos do dia a dia, Drummond pincela lirismo e algumas leves críticas sociais e políticas em seus textos que são deliciosos.

🌈 "PODE POIS UMA FAMÍLIA

SER ASSIM TÃO COMPLICADA QUE NÓS DOIS NOS DETESTAMOS

POR SERMOS DO MESMO SANGUE?"

🌈 "EU ESTAVA SONHANDO...

E HÁ EM TODAS AS CONSCIÊNCIAS UM CARTAZ AMARELO:

"NESTE PAÍS É PROIBIDO SONHAR.""

🌈 "GATO É ASSIM MESMO. DEPOIS CRESCE E FICA SÓ DORMINDO. ESQUECE QUE FOI CRIANÇA E QUE BRINCOU.

AI DOS HOMENS E DOS GATOS E DAS MULHERES QUE, CRESCENDO, SE ESQUECEM DE BRINCAR!"

Ambos os livros estão lindíssimos e recheados de ilustrações da Mayara Lista. Os dois são ótimas indicações de presente para qualquer idade.

Leia Drummond! 💘

Lívia 28/08/2022

Um livro super fofinho, com poemas e histórias super fofas. Confesso que também comprei pela capa, mas também por causa de um único poema que vi na livraria e amei

Sara 21/08/2010

Para crianças?
Poemas de Drummond para crianças... incrível... e bem sofisticado, ouso dizer! diferente das criancices que se costuma escrever em nome da literatura infantil...