Calibã e a Bruxa

Calibã e a Bruxa Silvia Federici

Resenhas - Calibã e a bruxa

Dalila80 10/09/2024

Vale a pena!
O livro é sensacional. A autora é incrível e demonstra com muita previsão e propriedade o conhecimento sobre o tema. O livro é recheado de referências, realmente muito rico e embasado.
Começa desmistificando muitos conceitos e explicando a relação sensível entre o patriarcado e o capitalismo. No primeiro capítulo "O mundo precisa de uma sacudida" a autora consegue apresentar que o mundo e as relações opressoras dos homens com as mulheres nem sempre foi assim, mas como tudo foi modificado a cada nova necessidade do capitalismo, como uma hora as mulheres tinham o controle total de seus corpos sobre o controle dos homens e em determinados momentos quando favorável ao capital houve incentivo do Estado a expansão dos prostíbulos...
Achava que o livro poderia ser bom, mas me surpreendi com tamanha riqueza e a forma como foi bem escrita, a linguagem é sofisticada, porém muito acessível. Realmente vale a pena ler e reler.

fer 06/09/2024

Ainda que seja um livro teórico mais ?fácil? pra ser lido pelo público geral, senti que era necessário ter um repertório prévio de história geral pra conseguirmos entender de forma satisfatória a autora.
Foi minha primeira experiência lendo um livro mais denso com a temática do feminismo, mas gostei muito de como foi explicado essa transição do feudalismo para o capitalismo e as causas e interesses por trás da instauração da caça às bruxas.
Demorei pra ler pela vontade de entender direitinho cada capítulo, mas foi uma leitura fluida e super interessante. Só senti falta de um aprofundamento maior desse assunto dentro de outras localidades (América, África e um pouco de Ásia) que foram pinceladas bem no final de forma rápida, mas no geral foi uma ótima leitura. Recomendo e espero ter chance de ler novamente daqui a algum tempo.

Mariana_Dalmaso 21/08/2024

Obra poderosa e necessária
Silvia Federici nos leva a revisitar a história da caça às bruxas na Europa, mostrando a perspectiva de como essa época foi fundamental para a consolidação do capitalismo e a subjugação das mulheres. Em sua visão a caça às bruxas não foi apenas um episódio de histeria coletiva, mas uma estratégia deliberada para controlar os corpos e a reprodução das mulheres. Federici conecta tudo isso à ascensão do capitalismo, e como essa opressão sistemática das mulheres foi essencial para o desenvolvimento desse sistema econômico. A autora também explora a resistência das mulheres e das comunidades camponesas contra essa opressão, e como essas lutas moldaram a transição do feudalismo para o capitalismo. Ela faz uma conexão brilhante entre passado e presente, mostrando como essa violência histórica ainda influencia as estruturas de poder que temos hoje. Gostei muito de como o livro desafia as narrativas tradicionais e nos faz questionar o que realmente sabemos sobre a história da Europa e o papel das mulheres. O Calibã e a Bruxa é uma leitura essencial para quem quer entender as raízes das desigualdades de gênero e o impacto do patriarcado na sociedade atual. É um livro denso, mas que deixa a gente pensando por muito tempo depois de terminar. Uma obra poderosa e necessária.

Isabela 19/08/2024

Um dos melhores livros de teoria feminista que já li
Silvia Federicci é magistral neste livro, ela encadeia informações históricas e críticas de forma realmente impressionante. Apesar do assunto complexo, a autora usa uma linguagem simples e lógica que torna a leitura leve e muito atraente, sem dúvida de uma importância gigantesca!

MJGalvão26 31/07/2024

Esse livro me surpreendeu de várias formas! Com escrita fluída, a autora sustenta a tese de que a caça as bruxas tem como motivação o domínio do corpo feminino na transição do sistema feudal para o capitalismo. O livro começa descrevendo como se deu a transição do campesinato para o proto capitalismo e descreve como a influência feminina foi relevante no contexto das revoltas ocorridas nos períodos. Conta como a acumulação primitiva teve forte fator para a dominação do corpo feminino e controle da reprodução para a produção de força de trabalho.
Que a caça as bruxas foi uma forma de perseguir mulheres como forma de dominação de seus corpos.

wtfjulis 28/05/2024

Sinceramente
Sinceramente, tentei ler, juro que tentei, pq é uma história boa, mas achei a escrita da autora bem devagar e fiquei sem saco pra terminar. Só tô colocando isso aqui pra bater meta mesmo kkkkkkk (shiu)
Quem sabe um dia eu realmente leia

Amaranta1 29/04/2024

Sabe aquele livro que te mostra uma realidade revoltante e que te proporciona uma consciência sobre o papel manipulador da Igreja e do Estado na intenção de controlar a mulher e com isso foram capazes de manipular a história e denegrir a imagem da mulher? Pois bem! Leiam este livro e tirem suas conclusões!

poeswild 25/04/2024

Não existe capitalismo sem patriarcado
O livro foi um divisor de águas no meu entendimento de mundo. Com certeza uma das melhores obras que abordam a história do capitalismo sob a perspectiva feminista. Recomendo muitíssimo!

Maria22148 18/03/2024

Calibã e a Bruxa
A autora ilumina a relação existente entre a transição para o capitalismo e a grande caça as bruxas, que são a origem de vários comportamentos sociais que apresentamos hoje.

Vivi 07/03/2024

Eu sempre ouvi muito sobre este livro. É um clássico, vale a pena conhecer. Achei um pouco repetitivo, o que me fez um pouco entediada.

ohara.dourado 29/02/2024

Terminei de ler impressionada com o quanto nos falta conhecimento sobre a participação das mulheres na história da humanidade. O livro nos traz informações que não me lembro de terem sido repassadas na escola, nas aulas de história e sociologia, ao falar do surgimento do capitalismo. É muito interessante descobrir os movimentos de revolta existentes ainda no período feudal, o papel da igreja (primeiramente católica, mas em um segundo momento também protestante) na perseguição contra mulheres e como diversas formas de discriminação são próprias do capitalismo. Gostaria de encontrar um livro com a mesma temática mais focado na América Latina e/ou no Brasil.

Patrícia 21/01/2024

Entendendo o machismo em suas mais profundas raízes
Livro imperdível e fundamental para entender porque as mulheres se transformaram de feiticeiras, poderosas, independentes e criativas em donas-de-casa adestradas, chifradas e sem grana. Mas é muito mais do que isso pois explica também como a homossexualidade passou de um fato absolutamente aceito socialmente para tabu, a continuidade desses mecanismos sociais e as técnicas usadas para isso e como o capitalismo foi o estopim para tudo isso.
Abecedário para um mundo mais justo.
Não deixe de ler!

gabrielleabr_ 18/01/2024

Uma visão feminista do capitalismo
Este foi o primeiro livro que eu li da Silvia Federici e eu já tinha um interesse prévio em saber mais sobre a história das bruxas. Me surpreendi ao ler sobre os motivos que levaram à caça às bruxas, no qual Silvia argumenta que tem as garras do capitalismo no meio.

Antes de iniciar de fato o tema das bruxas (isso lá para as últimas 150 páginas do livro, o que me deixou bem ansiosa e à beira de desistir rs), ela vai trazer o contexto das lutas dos camponeses na transição do feudalismo para o capitalismo - o que também é um ponto que Silvia traz constantemente de que não foi um processo linear - e o papel da mulher nisso tudo.

Com a ascensão do capitalismo, as mulheres se viram mais e mais limitadas e marginalizadas como trabalhadoras, cidadãs e pessoas. Para que elas fossem queimadas nas fogueiras, elas precisaram antes serem vistas como seres inferiores, despersonalizadas de razão e humanidade.

No geral, é um livro teórico mas de fácil compreensão, mesmo quando você não tem repertório teórico sobre as origens do capitalismo (como eu). Achei algumas partes um pouco arrastadas e repetitivas, mas possui uma linha do tempo muito interessante e paralelos importantíssimos para entender que as mulheres tinham um papel ativo no período feudal que foi se perdendo com a introdução do modo capitalista de vida.

Acho importantíssimo também que mais mulheres leiam sobre isso e entendam o lugar que foi reservado para nós na história da civilização, afinal, acredito fielmente que para mudarmos a nossa realidade, temos que entender de que ponto partimos. Para isso que existe o feminismo, pra gente não esquecer que o lugar que nos colocaram é pequeno demais para nós.

ClAudia164 01/01/2024

Li para a iniciação científica da graduação e foi um dos melhores livros que eu já li. Dá uma tristeza entender que as opressões sofridas pelas mulheres vem de um grande sistema, mas é bom entender isso.